Índice
Se você é instalador, projetista ou refrigerista, ou até mesmo trabalha próximo da área de renovação do ar em ambientes interiores, você já deve conhecer um pouco sobre as normas técnicas para este serviço e a importância dela nos projetos de climatização.
No Brasil, o órgão responsável pela normatização deste e de outros setores é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Alinhando as normas com tendências internacionais, o órgão funciona desde 1940 e sua atuação é de grande importância para a qualidade do ar interior.
É graças às normas da ABNT que acidentes e problemas na renovação do ar são evidentes, preservando ainda mais a saúde de quem convive nesses espaços fechados. Saiba mais sobre a importância das normas técnicas para a renovação do ar interior a seguir.
A renovação do ar em ambientes internos é fundamental para garantir a saúde e qualidade de vida de quem convive ali, sejam ambientes públicos e/ou coletivos. E é para assegurar que isso acontecerá da melhor maneira que existem as normas da técnicas da ABNT, que definem e organizam alguns parâmetros acerca de projetos para sistemas de climatização.
As normas da ABNT entraram em vigor em 2008, e vêm passando por diversas revisões, que inclusive passam por consulta pública, para novas metodologias de cálculo para definir as taxas de renovação e filtragem do ar em ambientes internos.
A Norma Brasileira 16401 é dividida em três partes: Projetos das Instalações, Parâmetros de Conforto Térmico e Qualidade do Ar Interior.
Você provavelmente já conhecia essa Norma, mas é sempre importante relembrá-la e reforçar sua importância para o mercado de climatização e renovação do ar.
| Leia também: Qualidade do ar interno: saiba a importância de manter o ar interno renovado
As normas técnicas de renovação do ar são de grande importância para o mercado da climatização e refrigeração dos ambientes internos, tendo grande impacto positivo para a qualidade de vida das pessoas.
Antes de uma norma ser aprovada, são realizados inúmeros e diversos testes e estudos para corroborar o que é previsto nessa nova norma, garantindo sua eficiência. Dessa forma, nenhuma norma é estabelecida sem a intenção de assegurar mais qualidade e segurança nos sistemas de renovação do ar.
Com o caminhar dos avanços tecnológicos no mundo inteiro e, principalmente, no Brasil, as normas sofrem alterações para servir melhor às novas tecnologias. Por isso é importante, além de conhecer as normas da ABNT, manter-se informado sobre as suas alterações e o surgimento de novas tecnologias.
Todo e qualquer ambiente fechado, que tenha um sistema de ar-condicionado e climatização instalado, deve seguir os parâmetros e critérios estabelecidos pela Norma Brasileira 16401, respeitando os padrões de temperatura, umidade, velocidade do ar e taxa de renovação, para garantir melhor qualidade do ar interior.
Quando uma construção ou edifício não segue esses parâmetros, as consequências tanto para a saúde das pessoas quanto para a preservação dos ambientes são inúmeras. Para as pessoas que passam grande parte do dia em ambientes fechados, os sintomas dos problemas causados pela baixa qualidade do ar são facilmente reconhecidos.
Além desses sintomas acarretarem em problemas mais graves para a saúde, o desempenho profissional dessas pessoas pode ser drasticamente reduzido.
Seja qual for o ambiente que você convive, os aparelhos de climatização e renovação do ar instalados no local devem seguir os padrões de qualidade das normas técnicas, garantindo maior qualidade de vida para você e quem mais convive nesses ambientes.
A Sicflux conta com um laboratório próprio de engenharia e com engenheiros qualificados, planejando e entregando as melhores soluções em renovação do ar interior. Nossos serviços são personalizados de acordo com as necessidades de cada cliente.
Comentários