fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    5 maneiras de analisar a qualidade do ar interno

    5 maneiras de analisar a qualidade do ar interno

    É comum pensarmos que dentro de ambientes fechados e com sistemas de ar condicionado estamos livres da poluição do ar. Mas estamos totalmente enganados ao pensar desta forma. Sem percebermos, estamos pouco a pouco sendo expostos a milhões de microrganismos que podem prejudicar a saúde e a nossa qualidade de vida. Desta forma, conhecer as 5 maneiras de analisar a qualidade do ar interno se torna essencial. 

    Dores de cabeça, cansaço e baixa disposição são sinais facilmente percebidos no dia a dia e que podem indicar uma deficiência na qualidade do ar interno. Mas você também pode analisar de outras formas. 

    1- Sensação abafada presente no ambiente 

    A primeira maneira de analisar a qualidade do ar interno é simples e pode ser observada por qualquer pessoa. Se o ar do local estiver viciado e você se sentir carregado, cansado, com baixa produtividade e um certo “calor” fora do comum, tenha certeza de que algo está errado.

    2- Tipo de ar condicionado instalado 

    Muita gente ainda não sabe, mas o ar condicionado tipo SPLIT não renova o ar. Em consequência disso, o mesmo ar fica circulando no ambiente.

    Nesses casos, você poderá notar uma maior sensação abafada, como citamos anteriormente. Esse sintoma pode promover um aumento na quantidade de gás carbônico e diminuição do oxigênio.

    Aqui vale um lembrete: De nada adianta você ter um ar condicionado de última geração e que conta com renovação do ar, se seus filtros não estiverem higienizados corretamente, ok? Filtros sujos são a porta de entrada para muita sujeira, microrganismos e, consequentemente, problemas respiratórios.

    3- Mofo e umidade presente no ambiente 

    Talvez você não saiba, mas a umidade presente no ambiente é causada pela qualidade do ar deficiente. Você já notou que suas paredes – especialmente as do banheiro – ou suas roupas emboloradas? Ao longo do tempo, esse tipo de resíduo se acumula, comprometendo os móveis e a qualidade do ar interna.

    É importante ressaltar também que o mofo e o bolor não apenas são esteticamente desagradáveis e cheiram mal, mas também prejudicam a saúde das pessoas.

    4- Proporção de ar fresco 

    A regra aqui é clara e simples: quanto mais ar fresco circulando no ambiente, menor será a poluição presente no ar.

    Com um significado amplo, ventilar significa deslocar o ar. Na prática, o deslocamento do ar tem como finalidade retirar ou fornecer ar a um ambiente, garantido a qualidade do ar interior. A ventilação consegue controlar, dentro de certos limites, temperatura, umidade ambiente, grau de pureza e velocidade de escoamento compatíveis com as exigências fisiológicas para a saúde e bem-estar humano.

    Quando estamos em ambientes fechados e sem renovação do ar, o desenvolvimento de microrganismos tende a ser muito maior quando comparado aos ambientes externos. Isso acontece, especialmente, devido à existência de materiais e equipamentos poluentes, da própria ocupação humana e da umidade gerada em ambientes internos que não possuem qualidade do ar. 

    Quais os riscos disso? Muitos! Lembre-se que passamos, em média, 90% do tempo em ambiente interno e a concentração de certos poluentes é geralmente de 2 a 5 vezes a concentração externa. Se não bastasse isso, as pessoas mais vulneráveis ​​aos efeitos adversos da poluição, como crianças, idosos e pessoas com doenças cardiovasculares ou respiratórias crônicas, são as que tendem a ficar em casa por períodos mais longos.

    5- Tecnologias ativas instaladas

    Ficam claras as necessidades de se fazer um monitoramento e análise da qualidade do ar em ambientes internos, priorizando para a segurança, saúde e bem-estar dos ocupantes desses ambientes. As ações que podem ser feitas são pequenas, e você pode contar com a ajuda de uma empresa que entende do assunto! 

    Se o seu ambiente não conta com renovação do ar adequada, é hora de inserir tecnologias ativas que possam fazer esse trabalho. A solução recomendada da Sicflux é a instalação de sistemas de renovação e filtragem do ar adequados em ambientes com alta rotatividade de pessoas, conforme normas técnicas e legislação do país, para utilização de equipamentos de purificação que são insufladores para tomada de ar externo com filtros de alta eficiência, como a linha de produtos FH e GFR, com baixo consumo de energia e super silenciosos.

    Que tal iniciar esse ano cuidando mais da saúde e da qualidade do ar em ambientes internos? A Sicflux conta com um time de especialistas que podem te auxiliar na escolha do melhor produto para renovação e manter a boa qualidade do ar de seus ambientes. 

    Este conteúdo foi uma colaboração de:

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente