fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    A importância da qualidade do ar em ambientes industriais

    A importância da qualidade do ar em ambientes industriais

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição do ar pode causar doenças respiratórias, cardiovasculares e até câncer. Por isso, é vital que as empresas reconheçam a importância da qualidade do ar em ambientes industriais e tomem medidas para garantir que os efeitos da poluição do ar sejam devidamente controlados. 

    Além disso, manter a qualidade do ar em ambientes industriais também colabora no aumento da produtividade dos funcionários. O conforto térmico é importante no trabalho para que você possa se concentrar e manter a produtividade. Se o ambiente de trabalho estiver muito quente ou muito frio, isso pode afetar sua capacidade de se concentrar e seu desempenho. O conforto térmico também é importante para a saúde e bem-estar dos trabalhadores. Se você estiver trabalhando em um ambiente muito quente ou muito frio, isso pode causar danos à sua saúde.

    Os efeitos da poluição do ar em ambientes industriais

    A poluição industrial é um problema sério que não só afeta a saúde das pessoas que trabalham nesses locais, como também geram graves consequências ao meio ambiente. Os efeitos da poluição do ar em ambientes industriais surgem devido a fumaça e os gases tóxicos liberados, que devem ser minimizados através de estratégias que colaborem para um ambiente de trabalho mais saudável e a redução dos efeitos adversos de todos esses gases. 

    O que é a poluição industrial?

    A poluição industrial caracteriza-se pela emissão de resíduos poluentes na atmosfera proveniente das atividades de uma empresa. Ou seja, os processos produtivos são os grandes responsáveis por lançar substâncias tóxicas no ar, na água e nas florestas. Toda essa poluição pode causar diversos problemas de saúde, como asma, bronquite e até câncer. Compreender a importância da qualidade do ar em ambientes industriais torna-se mais do que necessária. 

    Poluição do ar em ambientes industriais 

    A importância da qualidade do ar em ambientes industriais

    As indústrias liberam gases tóxicos que podem causar sérios danos à saúde. Esses gases podem afetar o sistema respiratório, o sistema nervoso e o sistema digestivo. Alguns dos gases tóxicos mais comuns são o dióxido de carbono, o óxido de nitrogênio e o monóxido de carbono. Saiba mais sobre cada um deles:

    Dióxido de carbono: O dióxido de carbono é um gás que é expelido durante a queima de combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás natural. Ele também é emitido quando se queima biomassa, como madeira e árvores. As atividades industriais também podem emitir dióxido de carbono, dependendo dos processos envolvidos.

    Óxido de nitrogênio:  O óxido de nitrogênio é um gás muito presente nas indústrias, mas também muito poluente. Ele é usado na fabricação de fertilizantes, explosivos e na síntese de outros produtos químicos. O óxido de nitrogênio também é um gás liberado durante a queima de combustíveis fósseis, como o carvão, o óleo e o gás natural. A poluição do ar com óxido de nitrogênio pode causar problemas respiratórios, danificar as plantas e afetar a saúde do solo.

    Monóxido de carbono: As indústrias podem emitir grandes quantidades de monóxido de carbono (CO), que é um gás tóxico. O CO pode causar sérios danos à saúde, inclusive a morte, se não for tratado rapidamente. Sintomas de exposição ao CO incluem dor de cabeça, náusea, tontura e falta de ar. Se você suspeitar que está sendo exposto ao CO, procure imediatamente um médico ou ligue para o serviço de emergência.

    O monóxido de carbono é um gás tóxico que resulta de uma combustão incompleta (pouco oxigênio) de combustíveis sólidos (carvão, lenha), líquidos (petróleo, gasolina, gasóleo) ou gasosos (gás natural, butano, propano). Ele pode ser o GLP (Gás Liquefeito do Petróleo) ou o GN (Gás Natural). Porém toda a queima, independente do combustível utilizado, vai resultar na liberação de resíduos, como fumaça e outros gases provenientes do processo químico.

    Já deu para entender a importância da qualidade do ar em ambientes industriais, não é mesmo? 

    Medidas de prevenção da poluição do ar em ambientes industriais

    As medidas de prevenção da poluição do ar em ambientes industriais são importantes para garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores. Essas medidas incluem o controle do uso de produtos químicos, a manutenção de equipamentos limpos e bem conservados, e a ventilação adequada do ambiente.

    Para isso, contar com equipamentos que auxiliem na renovação e qualidade do ar para evitar que esses gases fiquem no ambiente é imprescindível. A instalação de exaustores industriais, por exemplo, servem não somente para o controle da qualidade do ar no local, mas também para eliminar as partículas nocivas, gases e odores ruins que estejam presentes. 

    Além disso, a instalação de um bom exaustor de ar em ambientes industriais contribui para aumentar a produtividade dos funcionários e a conservação de todo o maquinário. 

    A Sicflux conta com uma linha completa de exaustores super silenciosos para locais que necessitam de baixos ruídos e alto rendimento. Seu uso, aliado a um bom projeto de renovação de ar, garantem uma ventilação adequada e, consequentemente, evitam os efeitos da poluição do ar em ambientes industriais.

    Para escolher o exaustor certo para cada ambiente, algumas características precisam ser avaliadas, como tipo e tamanho do ambiente, assim como as necessidades particulares de cada local. Para isso, contar com a ajuda de profissionais especializados é muito importante. 

    FONTE:
    Poluição industrial: veja como reduzir a emissão de poluentes. Grupo Trial, 2021. Disponível em: <https://trial.com.br/poluicao-industrial/>

    Este conteúdo foi uma colaboração de:

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente