fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    As escolas estão preparadas para a volta às aulas?

    As escolas estão preparadas para a volta às aulas?

    Dois anos se passaram desde o início da pandemia do Coronavírus, a grande maioria das pessoas já estão vacinadas e a flexibilização com o uso de máscara aumentou… Mas a verdade é que a pandemia ainda não terminou e novas cepas estão a solta e colocando as pessoas novamente em risco. E a pergunta que fica é: As escolas estão preparadas para a volta às aulas? Sem o cuidado e as mudanças necessárias, alunos e professores podem entrar novamente na mira de um vírus mortal. 

    Nas próximas semanas, milhares de escolas irão reabrir as portas para receber seus alunos e a preocupação continua sendo a mesma: a possível exposição ao vírus da Covid. Muito tempo se passou e as perdas são quase irreparáveis. Mas não há mais tempo para imprevistos, é preciso mudança e mudanças realmente efetivas.

    As escolas estão preparadas para receber seus alunos?

    As escolas estão preparadas para a volta às aulas?

    Tendo em vista que os casos diminuíram e a vacinação está bastante avançada, esse é o melhor momento para retornar às aulas presenciais. O que nos preocupa é a qualidade do ar presente nesses ambientes e se, durante esse tempo de isolamento, houve melhorias nas escolas em relação a atenção com a qualidade do ar interna. 

    Muitos estudos sugerem que os edifícios escolares apresentam uma pobre QAI, devido essencialmente: 
    – Ao funcionamento e manutenção inadequados das instalações, devido à falta de financiamento (Mendell et al., 2005; EPA, 2009);
    – À ventilação inadequada na maioria das salas de aula;
    – Taxa de ocupação elevadas;
    – Além dos fatores referidos, acrescentam-se a má qualidade das construções, os inadequados processos de limpeza e a existência de umidade, bem como as atividades escolares que, ao nível do ensino pré-escolar, implicam a existência de uma série de mobiliário, material didático e utilização de produtos para o desenvolvimento de trabalhos manuais (ex. tintas e colas), que podem representar potenciais fontes de poluentes do ar interior.

    Qualidade do ar nas escolas: uma necessidade urgente

    De acordo com um estudo publicado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Guangzhou, o Coronavírus pode sim ser indiretamente transmitido pelo ar-condicionado. Isso acontece porque, caso alguém contaminado solta gotículas no ar, elas podem ser aspiradas pelo equipamento e lançadas novamente no ambiente pelo vento que sai do aparelho.

    Essa mecânica pode ocasionar a propagação do vírus, o que pode ser de grande risco para os estudantes.

    Entretanto, precisamos admitir que o ar condicionado é importante sim para um ambiente, afinal, de uma forma geral, ele proporciona bem-estar para a população e controle de agentes contaminantes – desde que seja corretamente instalado e bem cuidado. 

    Escolas que tenham aparelho de ar condicionado do tipo SPLIT em salas de aula são as que exigem maior atenção. Isso porque, sozinho, ele não consegue renovar o ar no ambiente – o que é extremamente preocupante em tempos de pandemia. Nesses casos, é recomendado a correção e adequação dos sistemas de climatização existentes.

    Cuidados da escola 

    As escolas estão preparadas para a volta às aulas?

    Uma lição importante sobre o coronavírus foi a importância do cuidado com a qualidade do ar em ambientes internos com alta circulação de pessoas. Nesse sentido, para as escolas estarem preparadas para a volta às aulas, controlar a concentração de partículas é fundamental para minimizar a chance de contágio das pessoas no espaço habitado.

    Segundo NBR 16401-3 a concentração de partículas PM2,5µ não deve exceder 35 µg /m 3 que é controlada pela diluição através da injeção de ar externo da mesma forma que o CO2.

    O controle de CO2 melhora significativamente o desempenho intelectual dos alunos e professores, assim como o absentismo por problemas respiratórios e minimiza o contágio de doenças do trato respiratório pela partícula, área contaminada com vírus e bactérias.

    A Sicflux pode auxiliar nesse controle interno. Fazendo parte da linha de produtos QAII (Qualidade do ar interior inteligente) que busca oferecer soluções automatizadas para proporcionar a Qualidade do ar interno, o Sensor de Co2 foi desenvolvido para monitorar o nível de Co2 no ambiente e opera o funcionamento do ventilador, realizando a renovação de ar conforme a necessidade e economizando energia.

    A atenção com a qualidade do ar interna, aliada ao uso do álcool em gel e o distanciamento recomendado são peças fundamentais para o controle do vírus e o bem-estar de alunos e professores na volta às aulas. As escolas terão papel fundamental no treinamento das crianças sobre o uso e manuseio das máscaras e higienização das mãos.  

    Cuidados dos pais 

    As escolas estão preparadas para a volta às aulas?

    A retomada das aulas presenciais vem gerando angústia e preocupação em muitos pais, que temem que seus filhos fiquem expostos e contraiam a doença. Entretanto, é importante esclarecer que, mais do que nunca, é preciso colaboração em ambas as partes para que a retomada seja segura para todos. 

    Além do cuidado durante o período em que o aluno estiver na escola, os cuidados dentro de casa precisam ser mantidos. Pais e demais familiares também precisam continuar seguindo os protocolos e cuidando dentro e fora de casa. Além disso, é fundamental que, em caso de gripe ou resfriado, o aluno fique em casa para evitar o risco de propagação do vírus no ambiente escolar. Todo cuidado é pouco para evitar que o aumento dos casos voltem e medidas extremas tenham que ser tomadas. 

    Mas como ajudar as escola para a volta às aulas? 

    A solução recomendada da Sicflux para salas de aula que contam com equipamentos do tipo SPLIT é a instalação de sistemas de renovação e filtragem do ar adequados, conforme normas técnicas e legislação do país, para utilização de equipamentos de purificação que são insufladores para tomada de ar externo com filtros de alta eficiência, como a linha de produtos FH e GFR,  com ótimo custo benefício.

    É importante sempre lembrar que, apesar da pandemia, uma boa QAI é sempre muito importante, pois outras doenças podem surgir e com uma boa QAI em dia, é possível prevenir uma contaminação coletiva causada por vírus e bactérias presentes no ar. Vamos juntos tornar a volta às aulas um período seguro para todas as pessoas.

    Este conteúdo foi uma colaboração de:

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente