fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    5 poluentes que prejudicam a qualidade do ar interno

    Locais com grande movimentação diária de pessoas, como comércios, empresas e hospitais, exigem cuidados para evitar determinados poluentes no ambiente interno. É necessário adotar práticas que garantem principalmente a qualidade do ar interno e um ambiente saudável para os ocupantes desses ambientes. Afinal, são medidas como essas que promovem mais saúde e produtividade para qualquer organização.

    A resolução ANVISA 09/2003 é a principal norma que regulamenta a qualidade do ar interno em ambientes fechados e climatizados. As empresas e outras organizações devem usar isso como parâmetro para controlar os poluentes e evitar penalidades durante qualquer inspeção.

    A seguir, confira uma lista com os principais poluentes que podem prejudicar a qualidade do ar interno na sua casa, empresa e em outros ambientes fechados. Continue lendo!

    1. Formaldeído

    Disponível em materiais decorativos, adesivos, móveis e produtos de limpeza, o formaldeído pode causar irritação na laringe, olhos e nariz e também está associado a vários tipos de câncer. 

    Em geral, para proteger a saúde dos ocupantes de um ambiente, o ideal é evitar produtos que contenham essa substância na sua composição nas casas e nas empresas.

    2 Microorganismos

    A falta de manutenção e limpeza inadequada dos sistemas de ar condicionado e a falta de renovação do ar interior permitem a propagação de germes, vírus, bactérias, fungos e outros microorganismos prejudiciais à saúde das pessoas. 

    Para garantir a boa saúde dos ocupantes do ambiente, é necessário promover a limpeza e revitalização contínua do ar bem como controlar o teor de umidade e o número de microrganismos presentes para não ultrapassar os limites estabelecidos na resolução ANVISA nº 09/2003.

    3. Dióxido de carbono (CO2)

    O dióxido de carbono é produzido pela queima de combustível, mas também pelos próprios humanos através da respiração que, neste caso, expele o dióxido de carbono. Um grande volume de dióxido de carbono dentro de um ambiente causa sonolência, dores de cabeça e falta de concentração.

    A própria resolução da ANVISA 09/2003, que regulamenta os padrões de qualidade do ar interno em ambientes climatizados, estabelece que nesses ambientes os níveis de dióxido de carbono não devem ultrapassar 1000 ppm.

    4. Resíduos e materiais particulados

    Alguns resíduos, como poeira e fibras de tecidos, no ar também são poluentes que podem ter um impacto negativo nos ambientes fechados. Problemas respiratórios como alergias e rinites podem ser causados ​​pelo excesso de material particulado, além desses serem causadores até de problemas cardiovasculares. 

    Além da limpeza constante do cômodo e do filtro do ar-condicionado, é mais importante escolher móveis e assoalhos que evitem o acúmulo de poeira e a formação deste tipo de poluente.

    Esses são apenas alguns dos poluentes que existem nos ambientes de casas e empresas e prejudicam a qualidade do ar interno. Desde a edição da resolução da  ANVISA 09/03, o escrutínio dos órgãos competentes aumentou, causando penalidades e transtornos às empresas. Além de adotar as melhores práticas para evitar a poluição do ar, é fundamental investir na análise periódica do ar. E, claro, apostar na vigilância, garantindo assim a saúde dos ocupantes deste ambiente.

    5. Asbesto

    O asbesto, também conhecido como amianto, é a principal matéria-prima para telhas e outros materiais de construção. Devido à sua toxicidade e por ser o agente causador de doenças graves como abscesso, mesotelioma e câncer de pulmão, a substância foi proibida em vários países do mundo. 

    No Brasil, apenas 6 estados proíbem o uso dessa substância na composição de materiais de construção. As empresas que ainda possuem telhas de amianto devem substituí-las por outras telhas. Além disso, recomenda-se evitar o uso de quaisquer materiais que contenham a substância.

    Confie em quem desenvolve as melhores soluções em qualidade do ar interno

    É pensando nos riscos que o acúmulo de poluentes em ambientes fechados, como casas, escritórios, academias e outros que a Sicflux trabalha desenvolvendo projetos de climatização e renovação do ar, garantindo a melhor qualidade do ar interno para você conviver em um ambiente seguro.

    Nossa equipe técnica, composta por engenheiros e consultores técnicos, além de ser altamente capacitada, estuda, projeta e desenvolve soluções exclusivas que priorizam a qualidade do ar que você respira diariamente:

    • insufladores;
    • exaustores;
    • e filtros para renovar o ar de ambientes fechados.

    Quer conhecer melhor os produtos e projetos desenvolvidos pela Sicflux?

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente