fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Como prevenir incêndios em cozinhas industriais?

    Como prevenir incêndios em cozinhas industriais?

    Grandes indústrias, redes de restaurantes e hotelaria carregam a responsabilidade de proporcionar um cardápio diversificado e uma comida de qualidade para os clientes, hóspedes e funcionários. Contudo, essa não deve ser a única preocupação quando se trata do serviço nas cozinhas industriais.

    Cozinhas industriais são ambientes que possuem várias fontes de calor, juntamente de elementos que servem como combustível, como gás de cozinha e álcool. Esses elementos, quando não controlados, podem ocasionar incêndios e explosões.

    Dessa forma, é de extrema importância saber como prevenir incêndios em cozinhas industriais e tomar atitudes eficientes é responsabilidade dos proprietários desses estabelecimentos. Quer saber como contornar essas situações e prevenir tragédias? Continue lendo!

    Características de uma cozinha industrial 

    Cozinha industrial é o nome dado para cozinhas profissionais que são utilizadas para preparar grandes proporções de refeições. Por isso é necessário o manuseio de equipamentos de grande porte, como fogões e fritadeiras, que se tornam as principais fontes de calor e fogo nesses ambientes.

    Esses equipamentos necessitam de substâncias inflamáveis em grandes temperaturas para funcionar e, quando não há a manutenção frequente e o controle adequado do seu funcionamento, podem apresentar grande risco à vida de quem trabalha ali todos os dias.

    Por isso é necessário saber como administrar corretamente a manutenção desses equipamentos, bem como realizar a instalação adequada de um sistema de exaustão como medida preventiva e de controlar possíveis acidentes.

    Incêndios em cozinhas industriais 

    Como prevenir incêndios em cozinhas industriais?

    Em 2022, no dia 24 de maio, um restaurante localizado na cidade de São Caetano do Sul, em São Paulo, foi atingido por um incêndio decorrente da ausência de um sistema de prevenção a incêndios.

    O corpo de bombeiros chegou rapidamente ao local, evitando que o pior acontecesse. Segundo os profissionais presentes no local, as chamas atingiram a coifa da cozinha do restaurante, o que poderia ter iniciado o incêndio.

    Contudo, não foram registradas vítimas graves e o dano causado pelo incêndio foi apenas material. Ainda assim, esse tipo de prejuízo pode ser devastador para alguns estabelecimentos e, nesse caso, foi apenas uma questão de tempo e agilidade dos bombeiros para evitar uma tragédia ainda maior.

    Segundo o corpo de bombeiros e a ABNT-NBR-14518, os equipamentos cocção são classificados em três categorias:

    • Leves: equipamentos básicos, como forno microondas, forno elétrico ou a gás, cafeteiras, leiteiras e cozedor de massas;
    • Moderados: são aqueles de médio porte, como os fogões, fritadeiras, churrasqueiras elétricas, churrasqueiras a gás, fornos combinados, galeteria, chapa quente e sanduicheira;
    • Severos: equipamentos severos são aqueles que apresentam maiores riscos se não forem instalados e manuseados da maneira correta, como o charbroiler, chapa de grelhados, frigideira e bifeteira.

    Além disso, os combustíveis utilizados podem ser sólidos, como o carvão ou a lenha em fornos e churrasqueiras, ou gasosos.

    É importante ressaltar que todo cuidado nesses ambientes é necessário, afinal, qualquer chama, por menor que seja, pode espalhar-se rapidamente devido à estrutura da cozinha e à abundância de elementos inflamáveis.

    Cuidados para prevenir incêndios em cozinhas industriais 

    Como prevenir incêndios em cozinhas industriais?

    O primeiro passo é conhecer bem a cozinha industrial, tem ciência de todos os equipamentos utilizados, principalmente os de cocção, e os combustíveis usados para o preparo das refeições.

    Além da limpeza e manutenção dos equipamentos, que é fundamental também para a segurança alimentar de quem vai ingerir as refeições preparadas ali, é importante avaliar a instalação de um sistema de prevenção de incêndios, como exaustores, ventiladores e dutos de saída de ar.

    Os exaustores industriais são essenciais para compor uma cozinha desse porte, além dos equipamentos de detecção de fumaça e alarmes de incêndio. Quando instalados da maneira adequada, os exaustores permitem que os funcionários desempenhem suas atividades culinárias em um ambiente seguro, livre de fumaça e odores.

    A Sicflux, com sua equipe de engenheiros especializados, desenvolveu os exaustores Titan LSC, que captam o ar quente e a fumaça dos equipamentos de cocção, realizando sua exaustão para o exterior do ambiente, sendo essa uma medida de grande importância na prevenção de incêndios.

    Sempre atuando motivada pela vontade de inovar e entregar excelência, a Sicflux possui uma linha completa de exaustores industriais. Nossas soluções são de fácil instalação e podem melhorar a qualidade da sua vida e dos seus funcionários, com mais segurança.

    Quer conhecer mais os nossos produtos e nossas soluções em renovação do ar interno?

    Este conteúdo foi uma colaboração de:

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente