fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


Importância dos exaustores de cozinhas comerciais e industriais

Importância dos exaustores de cozinhas comerciais e industriais

Você já parou para pensar na importância dos exaustores de cozinhas comerciais e industriais? Eles são os grandes aliados quando o objetivo é manter ambientes com pouca ventilação livres de odores e impurezas.

Comercial ou industrial, a realidade é a mesma: cozinhas gordurosas, com fumaça e superaquecimento gerados pelo preparo de alimentos, principalmente de frituras e grelhados, que se espalham para os demais ambientes próximos. Esses odores não saem facilmente do ar em ambientes com pouca ventilação. A boa notícia é que existem exaustores que auxiliam na renovação do ar e melhor conforto térmico no ambiente.

O uso do exaustor de cozinha industrial

O uso do exaustor de cozinha industrial

Na hora de projetar uma cozinha industrial, não esqueça de incluir o sistema de exaustão de acordo com a norma ABNT NBR-14518.

Os exaustores industriais são alguns dos elementos essenciais em uma cozinha. Isso porque nas cozinhas industriais existem vários fogões ligados por um longo período de tempo, todos os dias, e, sem a ajuda de um exaustor, o vapor e o cheiro tomam conta do ar e prejudicam a produtividade no local.

Quando instalados, eles permitem que as pessoas possam exercer as suas atividades culinárias em um ambiente livre de fumaça e odores.

Dentre os vários sistemas de exaustão, se destacam os que possuem um lavador de gases onde a temperatura do ar gira em torno de 75⁰C, e os que fazem a simples exaustão dos gases onde a temperatura pode chegar a 400⁰C em caso de incêndio dos dutos.

Sim, os dutos acumulam gordura e se não for aplicado um sistema de extração tal como uma coifa lavadora ou um lavador de gases, o acúmulo pode ser considerável, a gordura se condensa na parede do duto no estado de vapor e é proveniente do processo de cocção.

Esta gordura pode se inflamar por acidente e neste caso o exaustor deve continuar trabalhando para fazer a exaustão da fumaça do incêndio no interior dos dutos.

Por este motivo, os dutos de exaustão são robustos, de chapa de aço carbono (chapa preta) ,são soldados e herméticos assim como a carcaça dos ventiladores que não devem permitir o vazamento de gordura e resistir os movimentos dos gases a 400 ⁰C por pelo menos 1 hora.

Esse tempo é necessário para evacuar o recinto e permitir a entrada dos bombeiros.

Devo ressaltar que este é um caso extremo pois as coifas modernas e os dutos possuem sistemas de extinção de incêndio além de registros corta fogo automáticos.

Os ventiladores empregados utilizam rotores do tipo Limit-Load de simples aspiração em várias configurações tais como:
– Voluta helicoidal nos arranjos 1,4,9;
– In-Line nos arranjos 4 e 9;
– Cogumelo nos arranjos 4 e 9.

Ventiladores do tipo Sirocco não são normalmente utilizados pois acumulam grande quantidade de gordura em tempo reduzido.

Vantagens dos exaustores de cozinhas industriais

Vantagens dos exaustores de cozinhas industriais

Os exaustores de cozinha captam ar quente e fumaças do fogão e promovem a sua exaustão para fora, o ar renovado entra no ambiente abastecido por uma caixa de ventilação com filtragem de ar G-4. Esse processo, além de diminuir odores, vapor, umidade, mofo e fumaça, mantem o ambiente saudável.

Sicflux tem uma linha completa de exaustores industriais e residenciais voltados para o tratamento do ar e controle de poluição no ambiente. A solução é de fácil implantação, e pode te ajudar a ter uma melhor qualidade de vida.

Converse com um de nossos especialistas para saber mais!

Comentários

  1. Gostei do conteúdo da divulgação, creio que pode ser útil para meu negócio. Seria bom manter uma forma de contato para acompanhar novas informações.

    Acesse tambem nosso site para contatos.
    saudações.

    Hermes Dagoberto | 19/06/2020
    • Olá Sr. Hermes! Muito obrigado pelo seu interesse. Um de nossos consultores entrará em contato com você para conversarmos mais.

      Sicflux Brasil | 13/07/2020

Receba conteúdo exclusivo gratuitamente