fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Melhorar a qualidade do ar é um esforço necessário

    Ar no planeta
    Cuidado com o ar

    Saúde e bem-estar estão diretamente ligados a qualidade do ar que respiramos. Isso faz a gente pensar sobre a necessidade da elaboração de um plano de ação que contribua para a elevação da qualidade do ar interior. Afinal, melhorar a qualidade do ar é um esforço necessário para garantir que ambientes internos estejam livres de fungos, bactérias, fumaça de cigarro e demais poluentes que possam prejudicar a saúde dos ocupantes.

    A fumaça do cigarro, por exemplo, é um aerossol que consiste em uma mistura de aproximadamente 7.000 substâncias tóxicas distribuídas em partículas, vapores e gases. É considerado um dos principais poluentes internos, principalmente por considerarmos o número de pessoas expostas.

    Dá pra entender a gravidade do problema, né?! Uma elaboração de um plano de ação eficiente para melhorar a qualidade do ar em ambientes internos já está acontecendo na Austrália, segundo artigo publicado na The Sydney Horning Herald

    Um futuro com ar limpo na Austrália 

    Ar puro no futuro da Austrália
    Futuro na Austrália com ar puro

    Essa “revolução” chegando à Austrália poderia reduzir a necessidade de trabalhos remotos, prevenir a infecção generalizada da Covid-19, além das demais doenças respiratórias, como resfriados e gripes comuns; e impulsionar a economia em bilhões de dólares.

    Segundo o jornal Sunday Age, o órgão federal que define as leis de construção entendeu que melhorar a qualidade do ar é um esforço necessário e está se movendo para criar regras que garantam que os novos edifícios tenham ventilação e filtragem que minimizem a circulação interna de patógenos.

    O mundo está se movendo à frente da Austrália. As nações asiáticas que administraram a Covid-19 com sucesso estavam cientes da importância da ventilação no início da pandemia, enquanto as nações europeias como a Bélgica e a Irlanda estão aprovando leis que obrigam as empresas a fornecer ar limpo.  O ex-premier liberal vitoriano Ted Baillieu, um arquiteto treinado que tem pressionado os governos nos bastidores para tratar da qualidade do ar, convocou uma força-tarefa nacional de ventilação para coordenar mudanças políticas urgentes. “No controle da transmissão, isso é tão importante quanto a vacinação”, diz ele.

    Preocupação com a qualidade do ar e as mudanças de paradigma 

    Mudança de hábitos para renovação de ar
    Mudanças de paradigmas influenciam na qualidade do ar

    Agências de saúde como a Organização Mundial da Saúde, os Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos e o órgão de controle de infecções da Austrália demoraram a reconhecer que a Covid-19 se espalhava pelo ar, mas agora há uma aceitação generalizada de que melhorar a qualidade do ar é um esforço necessário.

    Uma teoria centenária de que as doenças respiratórias se propagam principalmente por meio de gotículas, levou as autoridades a se concentrarem inicialmente no contato próximo e no distanciamento social. 

    Muitas agências de saúde pública se apegaram obstinadamente a essa interpretação, apesar dos avisos de especialistas em doenças infecciosas e cientistas com conhecimento especializado – como físicos e higienistas ocupacionais – que acreditavam que pequenas partículas da Covid-19 suspensas no ar representavam um risco para qualquer pessoa em uma área interna, independentemente de proximidade com os outros.

    O professor Morawska disse que o custo de construir edifícios melhor ventilados seria compensado pelo benefício econômico associado a uma sociedade mais saudável. Um estudo publicado na revista Science em maio descobriu que a economia dos EUA seria de US $50 bilhões. Isso porque os trabalhadores seriam mais saudáveis ​​e teriam menos dias de licença médica.

    Necessidade de esforços para melhorar a qualidade do ar interior 

    Métodos para purificar o ar
    Esforços para melhorar a qualidade do ar

    Os edifícios do futuro estão configurados para oferecer sistemas de ventilação e filtragem que garantam espaços internos saudáveis ​​e bem ventilados. O atual código nacional de construção, que todos os construtores devem cumprir, não faz referência a doenças infecciosas em suas regras rudimentares de ventilação, mas o órgão federal que administra o código está considerando mudanças.

    O Australian Building Codes Board está em discussões com especialistas e grupos da indústria sobre a incorporação de uma lista de verificação de ventilação no código de construção. As mudanças podem aumentar o custo da construção, mas os participantes da indústria estão cientes das reformas inevitáveis ​​e alguns já estão construindo voluntariamente edifícios com sistemas de ventilação de alto nível.

    Assim como os construtores poderão em breve ser obrigados a construir com ar puro em mente, os empregadores podem enfrentar desafios legais se os trabalhadores adoecem em edifícios com qualidade de ar abaixo do padrão.

    Governos estaduais e territoriais, empregadores e sindicatos estão em negociações sobre um código de prática legalmente aplicável que forçaria os empregadores a proteger os trabalhadores da transmissão aérea de Covid-19. A ameaça de recurso legal pode causar uma mudança radical no conhecimento dos protocolos de ventilação.

    Craig Carracher, presidente executivo do maior provedor de acomodação para estudantes da Austrália, Scape, decidiu seguir sozinho construindo apartamentos com sistemas de ventilação de alto nível.

    Os 15.000 leitos de acomodação para estudantes de Scape em toda a Austrália são construídos com janelas que podem ser abertas, um sistema de reticulação de ar e sistemas de ventilação projetados para impedir que as partículas transportadas pelo ar se movam entre os quartos. Seu prédio mais novo em Sydney, reservado para uma instalação de quarentena de estudantes internacionais, tem fluxos de corredor de ar positivos, o que significa que nenhuma fumaça sairia de uma sala cheia de fumaça que teve sua porta aberta.

    Incrível, né?!

    Como melhorar a qualidade do ar interno

    Respirar ar puro
    Qualidade do ar interior

    Especialistas ocupacionais dizem que, embora o problema de ventilação insuficiente seja endêmico, melhorar a qualidade do ar é um esforço necessário e muitos dos problemas são facilmente medidos e corrigidos, por meio de monitores de C02 e soluções geralmente baratas, incluindo filtros de ar HEPA portáteis disponíveis em lojas de utensílios domésticos.

    A solução recomendada da Sicflux é a instalação de sistemas de renovação e filtragem do ar adequados em ambientes com alta rotatividade de pessoas, conforme normas técnicas e legislação do país, para utilização de equipamentos de purificação que são insufladores para tomada de ar externo com filtros de alta eficiência, como a linha de produtos FH e GFR, com baixo consumo de energia e super silenciosos.

    Além disso, lançamos recentemente mais uma alta tecnologia que pode auxiliar na qualidade do ar em ambientes internos e com muita circulação de pessoas, o Airbox Sicflux.

    Aprovado por laboratórios renomados como o Conforlab (BRA) e UTMB (USA), o Sicflux AirBox é  um produto inovador, com uma tecnologia de ponta, que através da célula Active Pure – Ecoquest produz um gás (H2O2) que esteriliza de forma ativa o ar do ambiente fechado reduzindo as concentrações de microrganismos como vírus, bactérias, fungos, compostos orgânicos voláteis e material particulado, tais como partículas finas de poluição, devolvendo ao ambiente um ar tratado, carregado de peróxido de hidrogênio de forma constante.

    O Airbox é totalmente seguro para pessoas e animais domésticos, não havendo nenhuma restrição no uso do produto.

    Ainda não conhece essa nova tecnologia? Entre em contato com um de nossos especialistas e vamos conversar!

    FONTE:
    www.smh.com.au/national/ventilation-revolution-needed-to-speed-up-australia-s-path-out-of-lockdown-20210819-p58kaq.html#comments

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente