fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    OMS alerta: 99% da população mundial respira ar poluído

    OMS alerta: 99% da população mundial respira ar poluído

    Após o resultado de uma combinação de dados coletados por milhares de cidades, chegou-se à triste conclusão de que, hoje, a OMS alerta: 99% da população mundial respira ar poluído e destaca que o problema afeta a saúde dos indivíduos a nível global.

    O alerta vem, mais uma vez, nos mostrar que as ações a serem feitas não podem mais esperar, é preciso, de uma vez por todas, compreender a gravidade dos fatos e agirmos para mudar essa realidade antes que seja tarde demais. 

    Número recorde da poluição do ar

    Em um relatório, a OMS indica que um número recorde de mais de 6.000 áreas urbanas em 117 países agora monitora a qualidade do ar. Isso representa “cerca de 80% da população urbana do mundo”, segundo a Dra. Sophie Gumy, do Departamento de Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Saúde da OMS.

    No entanto, as pessoas que vivem nesses locais ainda respiram níveis insalubres de partículas finas e dióxido de nitrogênio. Dado esses fatos a OMS alerta: 99% da população mundial respira ar poluído.

    “Tendo sobrevivido a uma pandemia, é inaceitável continuar com 7 milhões de mortes evitáveis e perder incontáveis anos de boa saúde devido à poluição do ar”, lamenta a Dra. Maria Neira, diretora do Departamento de Meio Ambiente da OMS.
    “Há mais investimentos dedicados a um ambiente poluído do que a um ambiente de ar limpo e saudável”, assegura Neira.

    Para a OMS, este alerta mostra mais do que nunca a importância de soluções para melhorar a qualidade do ar, reduzir o uso de combustíveis fósseis e tomar outras medidas concretas para reduzir os níveis de poluição do ar.

    Dados atualizados do Banco de Dados de Qualidade do Ar da OMS fornece pela primeira vez medições no nível do solo das concentrações médias anuais de dióxido de nitrogênio (NO2), um poluente urbano comum e precursor de partículas e ozônio.

    Cerca de 4.000 locais em 74 países coletam dados sobre o dióxido de nitrogênio do solo. De acordo com as diretrizes da OMS, apenas um quarto dos residentes nessas áreas respiram concentrações médias anuais de dióxido de nitrogênio.

    Em 117 países monitorando a qualidade do ar, a OMS descobriu que 17% das cidades de alta renda tinham qualidade de ar abaixo das diretrizes da OMS.

    Em países de baixa renda, a qualidade do ar em menos de 1% das cidades atende aos limites recomendados pela OMS. Nesse sentido, o alerta não poderia ser outro. 

    O que é o dióxido de nitrogênio?

    OMS alerta: 99% da população mundial respira ar poluído

    O dióxido de nitrogênio (NO2) é um gás tóxico muito comum conhecido por seu forte odor e cor marrom. O nitrogênio gasoso (N2) reage com o oxigênio molecular (O2) para formar óxido nítrico (NO), que vem da combustão do combustível em motores de automóveis ou fornos industriais muito quentes. O NO é oxidado pelo O2 na atmosfera para formar dióxido de nitrogênio (NO2), que também pode reagir para formar ozônio.

    Além de irritar os pulmões e reduzir a resistência a infecções respiratórias, o composto também aumenta a suscetibilidade à asma e bronquite, principalmente em crianças, idosos e grupos de alto risco. A exposição a baixas doses de dióxido de nitrogênio pode irritar os olhos e a garganta, ou causar dores de cabeça, náuseas e perda gradual de força. Altas doses de dióxido de nitrogênio podem causar edema pulmonar e morte.

    Ao ser oxidado na atmosfera, o óxido de nitrogênio produz o ácido nítrico (HNO3), um dos componentes que aumenta a acidez da chuva, e causa vários danos à natureza por ser corrosivo. Nos grandes centros urbanos, a chuva ácida acaba reagindo com o carbonato, material presente em mármore e muito utilizado em estátuas, monumentos e prédios, que passam a se degradar rapidamente.

    A chuva ácida também causa grandes danos aos seres humanos, como efeitos na função pulmonar e dificuldades respiratórias em pessoas com asma e, em certos casos, pode levar à morte. Ao cair no solo, essa chuva provoca diversos danos em plantas, construções e seres vivos.

    OMS alerta: 99% da população mundial respira ar poluído

    O alerta da OMS de que 99% da população mundial respira ar poluído precisa ser suficiente para colocarmos a mão na consciência e compreender a urgência desse problema. A pandemia nos trouxe uma trégua na poluição do ar, entretanto, está mais do que claro que as mudanças necessárias não foram feitas, e estamos novamente voltando à estaca zero. Não há mais tempo para esperar, as mudanças precisam ocorrer e precisam ocorrer o quanto antes.

    Adotar estratégias que visem implementar padrões nacionais de qualidade do ar de acordo com as últimas diretrizes da entidade, monitorar a qualidade do ar e identificar fontes de poluição são os primeiros passos a serem dados para mudarmos essa realidade.

    Melhorar esse cenário e a qualidade do ar é papel de todos, e você pode começar aí mesmo, na sua casa. Hoje já existem diversos equipamentos que auxiliam na renovação e qualidade do ar interno, podendo amenizar e até anular os riscos causados pela poluição do ar. Que tal iniciar esse cuidado hoje mesmo? Entre em contato com a nossa equipe, conte-nos sobre sua necessidade e a gente encontra a melhor maneira de ajudar.

    FONTES: 
    – Quase toda a população mundial respira ar poluído, segundo a OMS. OPOVO, 2022. Disponível em: <www.opovo.com.br/noticias/mundo/2022/04/04/quase-toda-a-populacao-mundial-respira-ar-poluido-segundo-a-oms.html> 
    – Saiba mais sobre o NO2, o dióxido de nitrogênio, e os efeitos na nossa saúde. Ecycle, 2022. Disponível em: < https://www.ecycle.com.br/no2-dioxido-de-nitrogenio/>

    Este conteúdo foi uma colaboração de:

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente