fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Poluição química em casa: como evitar?

    A poluição química é um dos tipos mais comuns de poluição. Essa classificação refere-se principalmente à poluição da água e do solo, geralmente devido ao descarte indevido de produtos químicos em terrenos e corpos d’água.

    Alguns exemplos de produtos que resultam na contaminação química, propositalmente ou não, são resíduos de indústrias, de esgoto doméstico e resíduos descartados de forma inadequada.

    A ideia de que nossas casas são zonas livres de poluição alimenta um falso otimismo. Na maioria dos casos, a poluição química é introduzida em ambientes fechados por indivíduos por meio de produtos de limpeza e liberada de volta ao meio ambiente. Neste blog, falaremos um pouco mais sobre os perigos do acúmulo de poluentes químicos na sua casa e como se livrar desse problema, é só continuar lendo!

    O que é poluição química?

    Poluição química é o termo usado para referir-se à presença de produtos químicos prejudiciais no meio-ambiente, principalmente em solos e corpos d’água. Os resultados dessa contaminação podem aparecer a curto ou longo prazo, dependendo do tipo de poluente.

    A poluição química é provocada por poluentes que são classificados em dois tipos: biodegradáveis – detergentes, fertilizantes, inseticidas, etc. – e os persistentes, como mercúrio, dicloro-difenil-tricloroetano e outros compostos químicos que apresentam graves riscos ao meio-ambiente e à saúde das pessoas e animais.

    Esses compostos químicos inseridos indevidamente na natureza provocam desequilíbrios nos ecossistemas, que abrangem diversos tipos de animais, plantas e microorganismos que ajudam a equilibrar a natureza, além de prejudicar a saúde dos humanos. Alguns prejuízos causados pela poluição química é a contaminação dos organismo humano através da cadeia alimentar, que faz com que a absorção desses compostos pelos animais e plantas se acumule.

    | Leia também: Qualidade do ar em salões de beleza: cuidados com o ar nesses ambientes

    Os riscos que a poluição química apresenta à saúde humana

    Além dos danos à saúde e ao meio-ambiente, um dos maiores problemas enfrentados devido ao contato com poluentes químicos é a sua persistência. A maioria dos compostos responsáveis pela poluição é conhecida como persistente.

    A presença desses compostos químicos, tanto na atmosfera, solo, água e no nosso organismo, é contínua. Existem relatos de contaminação por substâncias banidas há décadas, e eles são mais comuns do que você imagina – principalmente porque essa contaminação pode acontecer através da ingestão de animais ou plantas contaminadas e ainda no útero, quando uma mulher grávida entra em contato com esses compostos.

    As pessoas estão sendo cada vez mais expostas aos poluentes químicos diariamente. Em relação à pandemia da COVID-19, por exemplo, o uso de fortes substâncias químicas para desinfetar ambientes, produtos e até pessoas foi banalizado de tal maneira que esses compostos se tornaram parte da nossa rotina. 

    Embora a adoção dessas substâncias seja necessária, até certo ponto, ela também pode apresentar outras ameaças à saúde.

    Alguns efeitos da poluição química na saúde

    É muito comum que pessoas sintam desconforto ao respirar depois ou até durante uma limpeza na casa. Algumas pessoas chegam a desenvolver doenças como problemas respiratórios e alergias na pele decorrente do contato com produtos químicos. O uso prolongado de produtos químicos, como água sanitária e soda cáustica, é um dos maiores causadores de intoxicação em ambientes domésticos.

    De acordo com o Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica, a inalação frequente de alguns compostos químicos gera um impacto similar ao causado pelo tabagismo, elevando os riscos de surgir doenças pulmonares, como a bronquite crônica.

    No caso das alergias, normalmente elas se manifestam de maneira tópica – ou seja, na pele – ou nas vias respiratórias. Os principais sintomas das alergias aos compostos químicos são coceira, vermelhidão, irritação nos olhos, nariz e garganta, descamação da pele, inchação e até dificuldade para respirar.

    Além disso, muitos desses compostos químicos utilizados dentro das casas também são desreguladores endócrinos, o que significa que eles afetam diretamente as funções do sistema endócrino, bem como e o seu bom funcionamento. Eles trabalham no corpo imitando hormônios naturais, como o estrogênio.

    Desta forma, a ação hormonal natural é bloqueada e os níveis hormonais endógenos são alterados. Além disso, esses compostos são suspeitos de serem agentes cancerígenos e que podem causar potenciais problemas de fertilidade, malformações congênitas e abortos espontâneos.

    | Leia também: 7 passos essenciais para garantir a melhor qualidade do ar

    Como evitar os problemas causados pela poluição química?

    Como dito anteriormente, a poluição química não está presente apenas em indústrias, mas também dentro das nossas casas, seja em produtos de limpeza, na composição de tintas e até mesmo em cosméticos e produtos de higiene pessoal, como desodorantes aerossóis.

    Para evitar a poluição química causada por esses produtos, experimente substituí-los por produtos alternativos ou naturais, como desodorantes, protetor solar e repelentes em creme, barra ou roll-on. Também é interessante substituir produtos pesados de limpeza, como a água sanitária, por vinagre, misturas de bicarbonato de sódio com limão e outros.

    • prefira produtos de limpeza e higiene pessoal com ingredientes naturais e orgânicos;
    • invista em um bom sistema de ventilação para sua casa, com exaustores e filtros de ar.

    Outra dica é comprar sempre esses produtos nas quantidades necessárias no momento, ou seja, para uso imediato, pois o armazenamento dessas substâncias oferece maior risco de contaminação.

    A Sicflux te ajuda a combater a poluição química em casa!

    Em nosso catálogo, desenvolvemos soluções e produtos ideais para proteger você e sua família dentro de casa de todos os malefícios e riscos apresentados pelo acúmulo de compostos químicos em ambientes interiores.

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente