Índice
Você já parou para pensar no ar que você respira e porque a qualidade do ar é importante para a nossa saúde?
Quando pensamos em poluição do ar, é comum relacionarmos o termo as grandes cidades e fábricas, e que a solução para fugir dessa poluição é correr para dentro de casa – mas isso não é verdade. O que acontece é que, quando estamos em ambientes abertos, a nossa percepção de poluição do ar se torna mais ampla e não paramos para pensar na importância da qualidade do ar.
A poluição do ar é causada principalmente pela poluição do gás emitido pelos sistemas de transporte e processos de produção industrial. Este não é um problema novo, mas é uma situação que põe em risco a saúde de milhares de pessoas.
Para se ter uma ideia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 57% das cidades do continente americano e mais de 61% das cidades europeias reduziram a poluição de partículas finas no ar entre 2010 e 2016. Mesmo assim, 7 milhões de pessoas ainda morrem todos os anos devido à poluição do ar. Mais do que uma questão ambiental, esse cenário tornou-se um problema de saúde pública, sendo encarada como um “novo tabaco. ”
As células do corpo humano precisam de oxigênio no ar para que possam realizar vários processos internos de maneira adequada. Por sua vez, é responsável por todo o metabolismo do organismo. O oxigênio pode fazer o cérebro funcionar normalmente e consumir muita energia necessária para todas as funções cerebrais.
Além disso, no tratamento da depressão, insônia e ansiedade, algumas das técnicas respiratórias mais comumente usadas são adjuvantes – sem mencionar os benefícios do ar puro para a memória e a melhora da concentração.
– 7 milhões de pessoas morrem de poluição do ar a cada ano. Entre eles, 4 milhões estão concentrados na região Ásia-Pacífico.
– 25 medidas políticas e técnicas implementadas em diferentes setores na região da Ásia-Pacífico podem reduzir as emissões globais de dióxido de carbono em 20% e as emissões de metano em 45%.
– Das 73 regiões metropolitanas do Brasil, apenas 13 possuem algum tipo de monitoramento da qualidade do ar.
– No mundo, 1/3 do dióxido de carbono liberado pela queima de combustíveis fósseis é absorvido pelas florestas.
– Uma única árvore pode remover muitas toneladas de dióxido de carbono da atmosfera durante sua vida.
Você já sentiu dores de cabeça, desânimo ou mal-estar depois de ficar um longo período dentro de um ambiente fechado? Esses são alguns dos sinais e sintomas da poluição do ar escondida dentro do ambiente. Outro fator que indica a poluição do ar em ambientes fechados é a presença de mau cheiro, mofo ou mesmo a umidade nos cômodos.
Em média, as pessoas passam cerca de 90% do tempo dentro de casa e a concentração de certos poluentes é geralmente 2 a 5 vezes a concentração externa. Se não bastasse isso, as pessoas mais vulneráveis aos efeitos adversos da poluição, como crianças, idosos e pessoas com doenças cardiovasculares ou respiratórias crônicas, são as que tendem a ficar em casa por períodos mais longos.
Você ainda tem dúvidas sobre a importância da qualidade do ar na nossa saúde? Ficam claras as necessidades de se fazer um monitoramento e análise da qualidade do ar em ambientes internos, priorizando para a segurança, saúde e bem-estar dos ocupantes desses ambientes.
As ações que podem ser feitas são pequenas, e você pode contar com a ajuda de uma empresa que entende do assunto! A Sicflux conta com uma equipe qualificada para entregar as melhores propostas para renovar e manter a boa qualidade do ar em ambientes internos, garantindo conforto térmico e saúde para todos os ocupantes.
Venha conversar com um de nossos especialistas para saber mais!
Comentários
Muito obrigada, vocês tem resposta para tudo amei,beijos,bom dia!!
Agradecemos o feedback !