fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Por que a qualidade do ar é importante?

    Por que a qualidade do ar é importante?

    Você já parou para pensar no ar que você respira e porque a qualidade do ar é importante para a nossa saúde?

    Quando pensamos em poluição do ar, é comum relacionarmos o termo as grandes cidades e fábricas, e que a solução para fugir dessa poluição é correr para dentro de casa – mas isso não é verdade. O que acontece é que, quando estamos em ambientes abertos, a nossa percepção de poluição do ar se torna mais ampla e não paramos para pensar na importância da qualidade do ar.

    A poluição do ar é causada principalmente pela poluição do gás emitido pelos sistemas de transporte e processos de produção industrial. Este não é um problema novo, mas é uma situação que põe em risco a saúde de milhares de pessoas.

    Para se ter uma ideia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 57% das cidades do continente americano e mais de 61% das cidades europeias reduziram a poluição de partículas finas no ar entre 2010 e 2016. Mesmo assim, 7 milhões de pessoas ainda morrem todos os anos devido à poluição do ar. Mais do que uma questão ambiental, esse cenário tornou-se um problema de saúde pública, sendo encarada como um “novo tabaco. ”

    A importância do ar para a saúde

    Por que a qualidade do ar é importante?

    As células do corpo humano precisam de oxigênio no ar para que possam realizar vários processos internos de maneira adequada. Por sua vez, é responsável por todo o metabolismo do organismo. O oxigênio pode fazer o cérebro funcionar normalmente e consumir muita energia necessária para todas as funções cerebrais.

    Além disso, no tratamento da depressão, insônia e ansiedade, algumas das técnicas respiratórias mais comumente usadas são adjuvantes – sem mencionar os benefícios do ar puro para a memória e a melhora da concentração.

    Números sobre a qualidade do ar

    Por que a qualidade do ar é importante?

    7 milhões de pessoas morrem de poluição do ar a cada ano. Entre eles, 4 milhões estão concentrados na região Ásia-Pacífico.
    25 medidas políticas e técnicas implementadas em diferentes setores na região da Ásia-Pacífico podem reduzir as emissões globais de dióxido de carbono em 20% e as emissões de metano em 45%.
    Das 73 regiões metropolitanas do Brasil, apenas 13 possuem algum tipo de monitoramento da qualidade do ar.
    No mundo, 1/3 do dióxido de carbono liberado pela queima de combustíveis fósseis é absorvido pelas florestas.
    Uma única árvore pode remover muitas toneladas de dióxido de carbono da atmosfera durante sua vida.

    Importância da qualidade do ar interno

    Por que a qualidade do ar é importante?

    Você já sentiu dores de cabeça, desânimo ou mal-estar depois de ficar um longo período dentro de um ambiente fechado? Esses são alguns dos sinais e sintomas da poluição do ar escondida dentro do ambiente. Outro fator que indica a poluição do ar em ambientes fechados é a presença de mau cheiro, mofo ou mesmo a umidade nos cômodos. 

    Em média, as pessoas passam cerca de 90% do tempo dentro de casa e a concentração de certos poluentes é geralmente 2 a 5 vezes a concentração externa. Se não bastasse isso, as pessoas mais vulneráveis ​​aos efeitos adversos da poluição, como crianças, idosos e pessoas com doenças cardiovasculares ou respiratórias crônicas, são as que tendem a ficar em casa por períodos mais longos.

    Você ainda tem dúvidas sobre a importância da qualidade do ar na nossa saúde? Ficam claras as necessidades de se fazer um monitoramento e análise da qualidade do ar em ambientes internos, priorizando para a segurança, saúde e bem-estar dos ocupantes desses ambientes.

    As ações que podem ser feitas são pequenas, e você pode contar com a ajuda de uma empresa que entende do assunto! A Sicflux conta com uma equipe qualificada para entregar as melhores propostas para renovar e manter a boa qualidade do ar em ambientes internos, garantindo conforto térmico e saúde para todos os ocupantes.

    Venha conversar com um de nossos especialistas para saber mais!

    Acesse nossa loja virtual!

    Comentários

    1. Muito obrigada, vocês tem resposta para tudo amei,beijos,bom dia!!

      Raíssa Guimarães da Silva | 13/09/2021
      • Agradecemos o feedback !

        Sicflux Brasil | 13/09/2021

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente