fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Queimadas e clima seco mudam a cor do céu

    Queimadas e clima seco mudam a cor do céu
    Queimadas e clima seco mudam a cor do céu

    Você já se pegou admirando e fazendo as clássicas fotos do pôr do sol? Apesar de belo, esse fenômeno é resultado da poluição presente no ar, das queimadas e clima seco que mudam a cor do céu. Por essa você não esperava, né?

    O que ocorre é que, tanto no amanhecer quanto ao entardecer, o sol se distancia e a luz solar precisa atravessar uma camada maior de partícula de poluição que estão presentes no ar.

    Quando os raios solares passam pela atmosfera terrestre, alguns desses raios se dispersam em partículas no ar, como nitrogênio, dióxido de carbono e oxigênio, o que torna o céu que vemos a cor mais comum. Já quando os incêndios e a poluição do ar são excessivos, juntamente com o tempo seco, todos esses poluentes se acumulam e suas partículas refletem a luz em tons mais laranja, rosa e vermelho.

    Os meteorologistas explicam que quando o sol nasce ou se põe, ele está em um ângulo diferenciado e reflete o que estiver no seu caminho. Esse fenômeno chama-se “dispersão das ondas em vermelho. ”  Isso acontece porque os raios solares atingem as partículas de poeira e fumaça na atmosfera e produzem mais luz.

    Com o acúmulo de poluição e o surgimento do nevoeiro seco, a propagação da luz muda, a cor se espalha, torna-se visível e muda a cor a que estamos acostumados.

    Lua avermelhada e a poluição presente no ar

    Lua avermelhada e a poluição presente no ar

    Esse mesmo fenômeno também acontece com a lua, que fica mais avermelhada no céu de muitas regiões devido ao efeito causado pelo contato entre a luz do Sol e as partículas de fuligem suspensas na atmosfera.

    Quando surge, a Lua está tão próxima do horizonte que a luz que ela reflete deve passar pela espessa camada da atmosfera da Terra antes de atingir nossos olhos, ao contrário do que acontece quando um satélite aparece no alto do céu, onde o ar é mais rarefeito.

    Quando a luz passa pela atmosfera terrestre, a luz refletida pela lua é dissipada pelo ar. Ao entrar em contato com as moléculas de gás que compõem o ar, certas cores se dispersam e se tornam imperceptíveis. Com a lua (e mesmo o sol) próxima ao horizonte, a atmosfera mais densa “absorve” o verde, o azul e o roxo, e só permite a passagem dos tons vermelhos. Quando há queimadas, erupções vulcânicas ou partículas de poluição na atmosfera, a tonalidade vermelha torna-se mais intensa.

    Efeito das queimadas

    Efeito das queimadas

    Todos esses efeitos causados na coloração do céu podem estar sendo causados pela fumaça das queimadas que consomem o Pantanal e a Amazônia.

    As queimadas produzem uma mistura de poluentes tóxicos que podem permanecer no ar por semanas. Estes poluentes incluem monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio, carbono negro, carbono marrom e precursores de ozônio, entre outros.

    Somente em setembro, o Inpe registrou 4.611 focos de incêndio no Pantanal. Ao comparar setembro deste ano com o mesmo período do ano passado, até 13 de setembro de 2019 foram registrados 1.534, enquanto em 2020 o total é 4.611 – o aumento é de 200%, o que representa mais de 3 vezes o total atual. 

    O cenário atual nos mostra cada vez mais a necessidade de tomarmos atitudes urgentes que visem melhorar a qualidade do ar. O que você tem feito para melhorar a qualidade do ar no seu ambiente?

    Pequenas ações podem contribuir para a renovação e qualidade do ar em ambientes internos. 

    A Sicflux se preocupa em cuidar da sua saúde. Por isso, conta com uma equipe de profissionais altamente qualificada para entregar as melhores soluções em renovação de ar para ambientes internos. Além de produtos certificados e garantia de qualidade. Quer tornar o seu ambiente mais saudável e com a renovação de ar que necessita? Venha conversar com um de nossos especialistas.

    Acesse nossa loja virtual!

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente