fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Riscos da poluição do ar para o coração

    Cuidados com o coração
    Proteger o coração da poluição do ar

    Que a poluição do ar afeta e traz riscos a nossa saúde respiratória você já está cansado de ouvir, mas você sabia que o coração também pode sofrer danos?

    Isso mesmo, a poluição do ar pode ser fator de risco para doenças cardiovasculares – é o que mostram diversas pesquisas. 

    Como controlar a poluição do ar e proteger o coração

    Evitar exposição a poluição do ar
    Evitar contato com a poluição do ar

    As principais fontes de poluição do ar são originadas do trânsito, das fábricas industriais, da geração de energia, de incêndios florestais ou mesmo de cozinhas em um fogão a lenha, que contém partículas microscópicas que podem penetrar profundamente em nossos pulmões.

    Essas partículas têm menos de 2,5 mícrons de diâmetro – tão minúsculas que 30 delas, lado a lado, têm aproximadamente o mesmo diâmetro de um fio de cabelo humano. Eles passam dos pulmões para a corrente sanguínea, causando inflamação e outro processo prejudicial às células, conhecido como estresse oxidativo.

    Por serem tão pequenos, não são facilmente rastreados e entram mais facilmente no corpo humano, irritando os pulmões e os vasos sanguíneos ao redor do coração. 

    Uma ótima solução é a instalação de exaustores, que atuam compensando a falta de janelas, ou mesmo para suprir as necessidades que essas não atendam, e minimizam a umidade do ar, permitindo a vazão de vapores e a reposição de um ar renovado.

    Isso proporciona segurança ao local e, principalmente, aos ocupantes.

    Poluição do ar e doenças cardiovasculares 

    Se proteger de doenças respiratórias
    Se proteger de doenças respiratórias

    Pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares ou que já têm fatores de risco como obesidade, diabetes, hipertensão, estilo de vida sedentário, colesterol e triglicerídeos altos e outros, devem prestar atenção especial à qualidade do ar interno. Esses problemas, somados à poluição, podem ter um impacto ainda mais forte na saúde e no desenvolvimento de doenças cardiovasculares. 

    Em 2004, a American Heart Association publicou uma declaração científica concluindo que a exposição à poluição do ar contribui para doenças cardiovasculares e mortalidade. Uma atualização de 2010 elaborou sobre esses riscos.

    A exposição a curto prazo pode aumentar o risco de ataque cardíaco, derrame, arritmias e insuficiência cardíaca em pessoas suscetíveis, como idosos ou pessoas com problemas de saúde pré-existentes.

    No caso de exposição a longo prazo, a ciência atual sugere que a poluição do ar facilita o desenvolvimento e progressão da aterosclerose, disse o painel científico que trabalhou na declaração. Também pode desempenhar um papel na hipertensão, insuficiência cardíaca e diabetes. 

    Com base em um relatório recente da Organização Mundial da Saúde, mais de vinte por cento de todas as mortes por doenças cardiovasculares são causadas pela poluição do ar – isso é mais de três milhões de mortes a cada ano – e esses números continuarão a aumentar caso não tomemos atitudes para mudar essa realidade. 

    Assustador, né?!

     Poluição do ar pode ser fator de risco para doenças cardiovasculares 

    Carga de poluição ao coração
    Coração sofre com altas cargas de ar poluído

    A carga que a poluição do ar tem sobre a morbidade e mortalidade é significativa, mas existem oportunidades práticas para reduzir essas exposições de uma forma clinicamente significativa.

    Algumas ações como a ventilação dos espaços fechados já podem contribuir para melhorar a qualidade do ar de ambientes internos e minimizar o desenvolvimento de problemas cardiovasculares causados pela poluição do ar. 

    Além disso, pessoas com uma vida mais saudável possuem mais condições de enfrentar a hostilidade ambiental, e isso só enfatiza aquela preocupação com os hábitos de vida e alimentares.

    Portanto, lembre-se de cuidar da sua alimentação, realize o controle médico periódico, acabe com o sedentarismo, não fume e não consuma álcool de maneira inadequada. Manter o corpo hidratado também é importante, já que o ar poluído resseca a via respiratória e as mucosas. 

    Para quem utiliza ar condicionado, é importante lembrar que a lei obriga que seja instalado um sistema composto de ventilador e filtros (Insuflador), que atuam com o objetivo de renovar o ar no ambiente. 

    A Sicflux conta com uma equipe altamente qualificada para entregar as melhores soluções em renovação de ar para o seu ambiente, incluindo as melhores soluções em exaustores silenciosos, de fácil instalação e certificados pelo INMETRO com garantia de qualidade. 

    Contamos com exaustores de linha para trazer segurança na qualidade do ar do seu ambiente interno, tal como o Sorona, exaustor axial compacto para exaustão de diversos tipos de ambiente, em especial para uso em aplicações com longas horas de uso.

    Quer tornar o seu ambiente mais saudável e com a renovação de ar que necessita? Entre em contato com um de nossos especialistas e vamos conversar!

    FONTES:
    www.heart.org/en/health-topics/consumer-healthcare/what-is-cardiovascular-disease/air-pollution-and-heart-disease-stroke
    www.world-heart-federation.org/news/air-pollution-and-cardiovascular-disease-a-window-of-opportunity/
    www.agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-03/oms-7-milhoes-de-mortes-em-2012-foram-associadas-poluicao

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente