Índice
Dentro das indústrias, são realizados diversos processos diariamente para a fabricação dos produtos finais e que resultam na propagação de resíduos particulados, os quais podem contaminar o ar interior, diminuindo significativamente a sua qualidade. E isso pode ser evitado com a instalação de um sistema de despoeiramento industrial.
Esse tipo de sistema é utilizado para tratar o ar contaminado, retirando-o do ambiente interno. Assim, ele reduz não só o risco de contaminação dos ambientes fechados, mas também do ar em ambientes abertos.
É dever de todas as indústrias, independente do seu porte, investir em um sistema de tratamento do ar. A seguir, falaremos um pouco mais sobre o funcionamento de um sistema de despoeiramento industrial e sua importância. Continue lendo!
Um sistema de despoeiramento consiste, de forma geral, no conjunto de aparelhos que são responsáveis pelo insuflamento, filtragem e retirada do ar de ambientes fechados, aspirando os resíduos particulados que ficam em suspensão no ar.
Esses aparelhos ficam ligados por tubos ou dutos, que são responsáveis pela remoção do ar contaminado.
O sistema de despoeiramento industrial é usado para coletar o ar interior das indústrias e tratá-lo antes de ser expelido para o exterior, evitando a contaminação do ar de ambientes externos a fim de não permitir a poluição do ar.
| Leia também: Qualidade do ar interno: saiba a importância de manter o ar interno renovado
Para evitar que as indústrias sejam responsáveis pela poluição ambiental, é exigido por lei que estas possuam um sistema de tratamento do ar.
Estes sistemas devem conter, em sua composição, ventiladores industriais, filtros de ar, dutos ou tubos, válvulas, sensores, registros e outros componentes que ajudam a tornar a filtragem do ar contaminado mais eficiente.
Um sistema de despoeiramento deve ser composto por um conjunto de equipamentos como filtros, válvulas, ventiladores, dutos ou tubos e outros. Cada equipamento tem uma função individual que, junto com os outros, vai auxiliar no tratamento do ar contaminado.
Por exemplo, os tubos conectam todos os pontos de captação de ar, levando-os até os ventiladores industriais. As válvulas permitem a exaustão dos resíduos particulados sem que o ar perca pressão. E os filtros fazem a captação e separação dos resíduos particulados, deixando o ar mais limpo.
O sistema de despoeiramento industrial pode realizar o tratamento do ar através de dois métodos diferentes: no primeiro, as partículas maiores são captadas por um ciclone gravitacional, que as fixa nas paredes do coletor; no segundo, a captação de partículas menores é realizada por filtros cartucho ou manga.
Em todo tipo de indústria, diariamente ocorrem processos que resultam na produção e propagação de partículas e substâncias como poeira, fumaça, gases e vapores, que podem afetar não só a qualidade dos produtos finais, mas também a qualidade das condições de trabalho das pessoas nesses ambientes.
Sendo assim, um sistema de despoeiramento industrial é fundamental dentro desses ambientes, para que o ar seja filtrado e renovado, impedindo o acúmulo de compostos e partículas prejudiciais à saúde dos trabalhadores e à qualidade dos produtos.
Além do próprio sistema de despoeiramento, é necessário manter a sua manutenção em dia, para manter o seu bom funcionamento e eficiência, realizando a troca de filtros e outros componentes quando necessário. Com um sistema bem preservado e dimensionado, a qualidade das condições do ambiente atingirá o padrão necessário.
| Leia também: Manutenção de dutos de ar condicionado: como e quando realizar?
A Sicflux estuda, projeta e desenvolve ventiladores para inúmeros projetos, incluindo sistemas de despoeiramento industrial. Quer saber mais sobre nossos produtos? Acesse nosso catálogo!
Comentários