fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Manutenção de dutos de ar condicionado: como e quando realizar?

    De maneira geral, o uso de ar condicionado em empresas é muito frequente, principalmente com um sistema de climatização feita através de dutos. Isso ocorre porque esse tipo de projeto pode proporcionar um maior conforto aos funcionários. Contudo, esse tipo de sistema também exige uma manutenção periódica dos dutos de ar condicionado.

    Isso porque a falta de limpeza pode prejudicar – até permanentemente – a saúde dos ocupantes desses ambientes. A Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2016, revelou que as doenças respiratórias estão entre as dez principais causas de morte no mundo inteiro, sendo algumas delas causadas pela má qualidade do ar.

    Quando a limpeza, manutenção e operação dos aparelhos e dutos de ar condicionados não são adequadas, o prédio e seus ocupantes correm sérios riscos. Neste blog, falaremos um pouco mais sobre a manutenção de dutos de ar condicionado, bem como as leis e normas técnicas acerca dela. Continue lendo!

    Legislação vigente sobre a manutenção de dutos de ar condicionado

    A Portaria 3.523 de 28 de agosto de 1998 prevê medidas fundamentais para o processo de avaliação e manutenção dos dutos de ar condicionado. Além de exigir a elaboração do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) para qualquer ambiente climatizado com capacidade térmica igual ou superior a 5 TR (15.000 kcal / h = 60.000 BTU / H).

    Um PMOC pode ser pensado como um conjunto de documentos aprovados por engenheiros. Este documento contém dados sobre sistemas de ar condicionado, edifícios, procedimentos, procedimentos de manutenção e limpeza.

    O duto de ar condicionado faz parte do sistema HVAC, ele deve ser inspecionado regularmente, se não a qualidade do ar ficará facilmente comprometida. O período de limpeza é determinado pelo técnico responsável. Para determinar a necessidade de manutenção dos sistemas, são avaliados como a concentração de material particulado e microorganismos.

    Há uma exceção nas normas para cidades como Rio de Janeiro, Natal e Santos, onde as leis municipais exigem a manutenção anual dos dutos de ar condicionado. Vale ressaltar ainda que uma lei sancionada em 4 de janeiro de 2018 (Lei Nº 13.589) passou a exigir obrigatoriedades mais rigorosas, como a aplicação do PMOC em edifícios de uso público.

    As empresas que não cumprirem com as leis podem receber multas que variam de R$ 2000,00 até R$1500000,00.

    | Leia também: Lei PMOC: o que é e qual a sua importância?

    Como funciona a fiscalização para a limpeza dos dutos de ar?

    Os aparelhos de ar condicionado trabalham circulando o ar externo e o interno, mas nem todos eles possuem um sistema próprio de filtro, o que torna impossível evitar o acúmulo de resíduos e sujeira nos filtros e na tubulação. Esse acúmulo de sujeira e impureza é uma das principais causas de diversos tipos de alergias e doenças respiratórias.

    Nos últimos anos, o conceito de Síndrome do Edifício Doente tem se tornado muito famoso e é uma indicação de que os funcionários estão sofrendo com as consequências da má qualidade do ar interior. Isso ocorre quando um grande número de funcionários são afetados pelo ar de um ambiente fechado e passam a apresentar sintomas como tosse, irritações e alergias.

    A Vigilância Sanitária  é o órgão responsável por fiscalizar a lei que exige a manutenção regular dos dutos de ar condicionado. Por isso, para os procedimentos realizados, o melhor é contratar uma empresa especializada nesse serviço. É muito importante que toda a manutenção desse recurso seja realizada por um técnico treinado.

    Por que é importante manter a manutenção regular dos dutos de ar condicionado?

    Como o ar condicionado é responsável por fazer o ar interior circular durante muitas horas em um ambiente fechado e climatizado, é importante dar uma atenção especial à manutenção dos dutos de ar condicionado, evitando que estes acumulem sujeira, microorganismos e poluentes prejudiciais à saúde das pessoas.

    Essa sujeira acumulada nos dutos circula junto com o ar do ambiente fechado ao longo do tempo, e as pessoas acabam inalando esses resíduos. Pessoas com alergias e problemas respiratórios podem sofrer ainda mais com esse ar circulando por longas horas e sem nenhum tipo de filtragem.

    Além dos problemas respiratórios e doenças que esse ar pode trazer para o ambiente você também vai sentir uma queda no desempenho do aparelho. É importante ressaltar que o aparelho causa dificuldade na refrigeração do ambiente pois os componentes ficam danificados, além de exigir mais potência e, consequentemente, maior consumo de energia.

    | Leia também: 5 poluentes que prejudicam a qualidade do ar interno

    Sinais de que está na hora de limpar os dutos de ar condicionado da sua empresa

    Existem alguns indicativos de que os dutos de ar condicionado da sua empresa já não estão mais tão limpos assim e que está na hora de realizar uma manutenção, tanto para garantir a melhor qualidade do ar para os ocupantes quanto para economizar energia – afinal, aparelhos sujos exigem mais energia para funcionar.

    • os ocupantes começam a apresentar problemas respiratórios.

    Para manutenção e limpeza de tubulações, é recomendado buscar empresas que ofereçam serviços de profissionais qualificados para esse trabalho. A manutenção adequada é muito importante para não reduzir a vida útil do equipamento e nem comprometer a qualidade do ar. Mantendo a manutenção dos dutos de ar condicionado em dia, é possível garantir mais saúde e segurança para os ocupantes do ambiente.

    Comentários

    1. Boa tarde!

      Necessito de orçamento para prestação de serviço mensal ou trimestral na rede de ar condicionado em dois restaurantes no aeroporto Galeão

      IVANILDO TELES | 05/04/2024
      • Boa Tarde ! Agradecemos o contato, porém apenas fabricamos e fornecemos os equipamentos. Não realizamos instalações e manutenções. Obrigado !

        Sicflux Brasil | 13/04/2024

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente