fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Como garantir a qualidade do ar pós-pandemia?

    Como garantir a qualidade do ar pós-pandemia?
    Como garantir a qualidade do ar pós-pandemia?

    Que o isolamento proporcionou uma melhora significativa na qualidade do ar todo mundo já sabe, mas e depois que tudo isso “acabar”? Como garantir a qualidade do ar pós-pandemia? Você já parou para pensar nisso? Deveria.

    O isolamento melhorou a qualidade do ar, reduziu a poluição do rio e aproximou os animais dos espaços urbanos. Bastou o homem se proteger um pouco para os ecossistemas reagirem rapidamente. E não podemos permitir que a situação piore novamente.

    Em abril, início da quarentena, as emissões de dióxido de nitrogênio (NO2), um dos gases tóxicos que agravam o efeito estufa, sofreram uma queda de 15%. O registro foi feito em uma área extremamente impactada pela ação humana, o Complexo Portuário de Suape, onde o órgão mantém as quatro estações de monitoramento do ar existentes no Estado. Não existe tal medição na cidade, mas é compreensível que à medida que diminui o tráfego de carros nas ruas, a rede da cidade também mostra um efeito semelhante.

    Em Santa Catarina, um levantamento elaborado pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina), com base nas imagens de satélite da ESA (Agência Espacial Europeia), mostrou a redução na quantidade de dióxido de nitrogênio, substância comum na atmosfera após a combustão de combustíveis fósseis, em todo o Estado durante o isolamento.

    Impactos da poluição do ar

    Como garantir a qualidade do ar pós-pandemia?

    O grau de toxicidade para o corpo humano depende do grau de poluição que cada pessoa sofre. Por exemplo, em comparação com um ambiente aberto, se o ambiente residencial for fechado e poluído, as pessoas com doenças respiratórias têm maior probabilidade de adoecer.

    A poluição do ar está ligada à morte de cerca de 7 milhões de pessoas por ano, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), e também pode agravar as crises respiratórias causadas pelo Coronavírus.

    Um estudo da Universidade Harvard (EUA) mostrou que a letalidade da Covid-19 é 8% maior em regiões onde a concentração de material particulado inalável (MP 2,5) é maior que um micrograma por metro cúbico (1 μg/m3).

    Entretanto, é importante saber que a responsabilidade desses danos envolve vários setores, como indústria, transporte, energia, combustível, meio ambiente, entre outros. E a população também é parte importante nesse processo.

    O que podemos fazer para garantir a qualidade do ar pós-pandemia

    Como garantir a qualidade do ar pós-pandemia?

    A verdade é que temos uma tendência natural de nos habituarmos com as coisas, nos acostumamos com o barulho das máquinas, as buzinas dos carros e a correria do dia a dia, por isso não procuramos mais outros tipos de sons, como os pássaros e o som da natureza. Neste momento único de nossas vidas, temos uma posição mais contemplativa em relação às coisas ao nosso redor, e quem sabe possamos trabalhar para buscar o melhor.

    A melhoria da qualidade do ar provocada pela quarentena não é definitiva, e se não tomarmos medidas de emergência, a taxa de poluição do ar pode voltar ao que era ou mesmo aumentar após a pandemia.

    Mas o que podemos fazer? Veja algumas ações simples:
    –  Apostar em equipamentos de renovação do ar;
    – Manter o sistema de climatização higienizado;
    – Manter atualizada as análises do ar conforme resolução da Anvisa;
    – Investir em sistemas de insufladores de ar;
    – Monitoramento constante do nível de CO2, com objetivo de manter uma eficiente renovação do ar;
    – Trocar os filtros de ar com maior frequência.

    Assegurar que o ar que respiramos em ambientes fechados está pelo menos dentro desses parâmetros para ajudar a evitar todos os tipos de poluição e promover a saúde e o bem-estar da população em geral.

    Podemos concluir que essa pandemia serviu para refletirmos sobre o grande impacto que nós seres humanos causamos na natureza e na qualidade do ar que respiramos. Por isso, mais do que nunca precisamos investir em políticas públicas ambientais e de mobilidade para controlar a qualidade do ar, além da implementação de produtos e equipamentos que colaboram para a renovação do ar no ambiente.

    Pequenas ações podem contribuir para a renovação e qualidade do ar em ambientes internos. Para deixar esse cuidado ainda mais especial, nada melhor do que poder contar com uma família que tem como propósito levar saúde aos ambientes internos.

    A Sicflux conta com uma equipe qualificada e uma linha completa de produtos e equipamentos para renovar e manter a boa qualidade do ar em ambientes internos, garantindo conforto térmico e saúde para todos os ocupantes.

    Quer tornar o seu ambiente mais saudável e com a renovação de ar que necessita? Venha conversar com um de nossos especialistas.

    Acesse nossa loja virtual!

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente