fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Como manter a qualidade do ar em ambientes fechados

    Qualidade do ar em ambientes fechados

    Passamos a maior parte do dia em ambientes fechados. Esses mesmos ambientes, também costumam estar com um sistema de ar condicionado modelo Split sempre ligado para tornar o ar do ambiente mais aconchegante para as pessoas, especialmente em épocas mais quentes. E é aí que mora o perigo!

    Ao contrário do que a maioria imagina, os aparelhos de ar condicionado modelo Split sozinhos não oferecem renovação de ar. Com isso, há um aumento considerável na concentração de poluentes químicos e biológicos no ambiente. Esses ambientes tendem a ficar concentrados, trazendo malefícios muitas vezes irreversíveis à saúde. Dentre esses problemas, podemos destacar: dores de cabeça, fadiga, falta de ar, congestionamento no peito, tosse, tontura, náusea e irritação dos olhos, nariz, garganta e pele.

    Pensando nisso, separamos abaixo algumas dicas que podem colaborar para você manter a qualidade do ar em ambientes fechados. Confira com a gente.

    Deixe as janelas abertas sempre que possível

    Ter uma localização correta das entradas de ar e longe de focos de poluição externa são algumas das estratégias para manter a qualidade do ar em ambientes fechados. Com a poluição sonora dos grandes centros urbanos, sabemos que nem sempre é possível manter as janelas abertas, especialmente no ambiente de trabalho.

    Deixar as janelas abertas colabora para a entrada do sol e vento em todos os cômodos. Desta forma, o ar fica em movimento, o que traz benefícios que impactam na qualidade de vida dos ocupantes do espaço.

    A preocupação da qualidade do ar deve ser ainda maior nos quartos de crianças, lares de idosos e ambientes frequentados por pessoas que apresentam sistema imunológico debilitado. Nessas condições, o ar fica carregado de poluentes que se acumulam nos cômodos – como o mofo, por exemplo. Esse mofo, de maneira geral, é causado por fungos que se proliferam em recintos quentes e úmidos, que faz com que o ambiente apresente aquele odor característico de espaços fechados.

    Para esses casos, é importante poder contar com uma opção ainda mais eficiente para garantir a qualidade do ar: Os sistemas de insufladores de ar. Os insufladores de ar têm como função filtrar o ar que vem de fora antes de inseri-lo no ambiente. Desta forma, é possível ter a garantia da qualidade do ar e da saúde como um todo em ambientes fechados.

    Mantenha o filtro do ar condicionado sempre limpo

    Levando em consideração os rigorosos verões que temos no país, torna-se quase obrigatória a instalação de um ar condicionado em ambientes fechados. Mas ter um ar condicionado ligado o dia inteiro não é sinônimo de qualidade do ar, muito pelo contrário. O filtro do ar condicionado é responsável por filtrar detritos do sistema de ar. Isso significa que os filtros também são enormes focos de contaminação.

    Em virtude disso e das consequências desse acúmulo de sujeira, fazer manutenções periódicas dos aparelhos de ar condicionado torna-se inevitável para uma melhor qualidade de vida, evitando que ácaros, bactérias e fungos se espalhem no ambiente.

    Invista em sistemas de insufladores de ar

    De nada adianta ter um bom sistema de ar condicionado se o ar poluído fica apenas circulando dentro do ambiente. Apostar em um sistema de insufladores de ar pode colaborar para a melhora na qualidade do ar de ambientes fechados. De modo geral, os insufladores são aparelhos indicados para a eliminação de odores e impurezas de áreas com pouca ou nenhuma ventilação. Portanto, trabalham na filtração do ar poluído que vem de fora antes de inseri-lo no ambiente. Desta forma, é possível manter um ambiente fechado com ar uniforme e de qualidade.

    A Sicflux se preocupa em cuidar da sua saúde. Por isso, conta com uma equipe de profissionais altamente qualificada para entregar as melhores soluções em renovação de ar para ambientes internos. Além de produtos certificados e garantia de qualidade. Quer tornar o seu ambiente mais saudável e com a renovação de ar que necessita? Venha conversar com um de nossos especialistas.


    Acesse nossa loja virtual!

    Comentários

    1. O técnico odontológico falou que a água que sabe dá mangueira é destilada, que podemos usar na autoclave, é verdade, posso fazer uso?

      Ana | 08/03/2022
      • Olá ! Acredito que esteja referindo-se a mangueira de dreno do ar condicionado. Não somos fabricantes desse tipo de equipamento e não consigo te confirmar se essa informação procede ou não. Obrigado !

        Sicflux Brasil | 08/03/2022
    2. Boa tarde!
      Adorei a matéria ,porém por mais que procure,não encontro explicações, sobre o tipo de água que o split libera, para fora do ambiente: a água que pinga pode conter bactérias, fungos,etc?
      Obrigada.

      Ana Raquel Conte | 16/03/2021
      • Sim pode conte. A água que sai do dreno, nada mais é que a passagem do ar pela serpentina sendo que a mesma já removeu a umidade do ambiente, dessa forma condensado e formando a aguá. O problema é que se a bandeja por onde passa essa água não estiver higienizada, pode conter agentes que vai permitir que essa agua possa transportar , cargas orgânicas(contaminantes) que podem ser nocivas ao ser humana, é imprescindível, já que sempre haverá condensação e formação de agua, que as bandejas e mangueiras de drenagem esteja limpas e higienizadas.
        As formações de contaminações tipo slime bacteriano ( biofilme) se devem a área de armazenamento assim como nutrientes que contribuem para a formação de colônias sendo essas causadores de vários problemas inclusive de saúde.

        Sicflux Brasil | 17/03/2021
    3. Necessito de ar condicionado com exaustão

      Luiz | 23/09/2020
      • Boa Tarde Luiz ! Favo enviar um e-mail para consultor02@sictell.com.br com as suas necessidades, que nosso consultor técnico irá sanar as suas dúvidas. Obrigado !

        Sicflux Brasil | 23/09/2020

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente