Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


Importância da qualidade do ar em ambientes internos

Você sabia que a qualidade do ar que respiramos também tem um impacto direto na nossa saúde? É comum pensarmos que dentro de ambientes fechados com sistemas de ar condicionado estamos livres da poluição do ar. Mas estamos totalmente enganados ao pensar desta forma. O que acontece é que, sem percebermos, estamos pouco a pouco sendo expostos a milhões de microrganismos que irão prejudicar a nossa saúde e qualidade de vida.

Por isso, é essencial conhecer a importância da qualidade do ar em ambientes internos.

A má qualidade do ar em ambientes internos pode ser extremamente prejudicial para saúde das pessoas. Em especial aquelas mais vulneráveis, como as crianças, os idosos e as pessoas com doenças respiratórias crônicas, como a asma, por exemplo.

Mas como esse ar interfere na nossa saúde? Quando respiramos, o ar da atmosfera entra no nosso corpo sendo filtrado pelas narinas até chegar aos pulmões, o qual será utilizado na produção de energia.

Quando estamos em ambientes fechados e sem renovação do ar, o desenvolvimento de microrganismos tende a ser muito maior quando comparado aos ambientes externos. Isso acontece, especialmente, devido a existência de materiais e equipamentos poluentes, da própria ocupação humana e da umidade gerada em ambientes internos que não possuem qualidade do ar. Por isso, sempre que possível, abra as janelas para deixar o ar circular no ambiente e assim reduzir os riscos de contaminação dentro do ambiente.

Consequências da má qualidade do ar em ambientes internos

E quando esse ar chega cercado de poluição? Passamos a maior parte dos nossos dias em ambientes internos, como em nossa casa, ou mesmo no ambiente de trabalho. Esses locais acabam colaborando para diversos problemas de saúde causados pela poluição do ar.

Em empresas, por exemplo, a poluição do ar pode influenciar diretamente na produtividade do trabalhador. Em consequência disso, o retorno financeiro para a empresa e funcionários também é afetado.

Mas se você está pensando que a poluição do ar afeta apenas aspectos relacionados aos resultados no ambiente de trabalho, você está muito enganado. A falta de renovação do ar em ambientes internos pode ainda causas diversos outros problemas relacionados a saúde do trabalhador, como por exemplo:

– Dor de cabeça;
– Irritação, coceira ou constante lacrimejamento nos olhos;
– Problemas nasais, como constipação nasal, coriza ou irritação nasal;
– Problemas de garganta, como secura, dor ou irritação;
– Dificuldade respiratória;
– Reações alérgicas, e em casos mais raros, condições que ameaçam a vida, como a pneumonias ou intoxicação por monóxido de carbono.

Ficam claras as necessidades de se fazer um monitoramento e análise da qualidade do ar em ambientes internos, priorizando para a segurança, saúde e bem-estar dos ocupantes desses ambientes.

Importância da qualidade do ar em ambientes internos

Com a aprovação da lei 13.589/2018 sobre renovação de ar, a preocupação com a qualidade do ar em ambientes internos se tornou obrigatória. A lei tem como objetivo garantir a boa qualidade do ar interior, considerando padrões de temperatura, umidade, velocidade, taxa de renovação e grau de pureza do ar.

Algumas ações como a ventilação dos espaços fechados já podem contribuir para melhorar a qualidade do ar de ambientes internos. Para quem utiliza ar condicionado, a lei obriga que seja instalado um sistema composto de ventilador e filtros (Insuflador), que atuam com o objetivo de renovar esse ar.

Além disso, manter os aparelhos e demais sistemas de ventilação sob manutenções periódicas é de grande importância para reduzir ou até eliminar as fontes potenciais de poluentes.

Já deu para notar que ao cuidar da qualidade do ar de ambientes internos, você também estará cuidado do bem mais precioso: a sua saúde. Cuidar da qualidade do ar é de extrema importância para manter o conforto térmico e o bem-estar dos ocupantes. Para deixar esse cuidado ainda mais especial, nada melhor do que poder contar com uma família que tem como propósito levar saúde aos ambientes internos.

A Sicflux conta com uma equipe altamente qualificada para entregar as melhores soluções em renovação de ar para o seu ambiente. Além de produtos certificados e garantia de qualidade. Venha conversar com um de nossos especialistas para saber mais.


Acesse nossa loja virtual!

Comentários

Receba conteúdo exclusivo gratuitamente