Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Como manter a qualidade do ar interior no verão?

    Com a chegada do verão e as altas temperaturas, os cuidados com a qualidade do ar interior merecem ainda mais atenção. Por causa do calor, o uso do ar-condicionado se torna obrigatório em boa parte do dia. Apesar de proporcionar um conforto térmico, esses aparelhos precisam de atenção também para não prejudicar a qualidade do ar interior.

    A sensação de ar abafado e o desconforto das altas temperaturas aumentam a busca pelas temperaturas mais agradáveis, principalmente dentro de casa. Contudo, é preciso atentar-se à renovação do ar nesses ambientes fechados para evitar doenças respiratórias muito comuns nessa época do ano.

    Preparamos aqui um guia para você seguir e garantir a melhor qualidade do ar interior no verão e preservar a sua saúde e da sua família. Continue lendo!

    Faça manutenção preventiva do seu aparelho de ar condicionado

    A manutenção preventiva dos aparatos de ar-condicionado deve ser rotina durante todo o ano, principalmente no verão, quando o aparelho é mais utilizado. O filtro do seu ar condicionado esconde partículas de sujeira, bactérias e fungos que podem causar infecções respiratórias, alergias e, no pior dos casos, pneumonia. 

    Consequentemente, limpar e trocar os filtros para garantir a saúde, a boa qualidade do ar e a eficiência dos equipamentos. Vale ressaltar que a atual lei 13.589/2018 já torna obrigatórios os cuidados com a qualidade do ar e reformas, que determina que toda edificação – pública ou privada – deve manter seu sistema de climatização para mantê-lo novo e atualizado. sistemas de ar condicionado. 

    O objetivo é garantir uma boa qualidade do ar interior, tendo em conta os padrões de temperatura, umidade, velocidade, taxa de renovação e grau de limpeza do ar. A lei também exige a troca de ar em ambientes aparelhados com ar condicionado SPLIT, onde deve ser adicionado um sistema de ventiladores e filtros (Insuflador).

    | Você sabia? A maioria dos aparelhos de ar condicionado não possuem filtro de ar. Conheça o QAII – Sensor CO₂ da Sicflux, ideal para monitorar a qualidade do ar interior e evitar acidentes com o vazamento de gases prejudiciais como o dióxido de carbono.

    | Leia também: Como a qualidade do ar na primavera afeta a saúde das pessoas?

    Faça limpeza da parte interna e externa do ar condicionado

    O primeiro passo para manter a qualidade do ar interior a ser observado é a limpeza do filtro do ar condicionado. Condicionadores de ar com filtros sujos não são apenas menos eficientes, mas também podem introduzir poeira, ácaros e microorganismos nas vias respiratórias dos trabalhadores, o que pode levar a problemas de saúde que podem até levar ao absenteísmo.

    Além disso, é recomendado seguir as informações do fabricante do ar condicionado. Em geral, a limpeza deve ser realizada a cada 15 ou 20 dias e pelo menos uma vez por temporada. Os modelos mais novos possuem unidades de filtro separadas para que possam ser facilmente removidas e limpas em minutos.

    Os filtros não são a única coisa que precisa ser limpa regularmente. O caminho pelo qual o ar entra no dispositivo também deve estar limpo. Detritos e poeira tendem a acumular-se mais no ar condicionado durante o inverno e, desde que os filtros estejam limpos, as saídas de ar sujas ajudam a espalhar esses alérgenos no ambiente.

    Lembre-se também de que um ar condicionado limpo e sem barreiras consome menos energia. Portanto, ao limpar os filtros certifique-se de limpar também as saídas de ar com um pano úmido para que não haja acúmulo de resíduos.

    Problemas causados pela falta de manutenção do ar condicionado

    Os principais riscos são desencadear doenças respiratórias e ressecamento do muco pulmonar. Pessoas que já apresentam complicações como rinite, asma e bronquite têm maior probabilidade de desenvolver uma crise alérgica.

    Recomenda-se limpar os filtros pelo menos uma vez por mês. Se o dispositivo estiver permanentemente ligado, a limpeza deve ser feita com mais frequência. O processo pode ser feito com um pincel. O filtro deve ser substituído a cada 6 meses.

    O uso de tais aparelhos pode afetar a saúde particularmente aqueles que têm problemas com o sistema respiratório. Cefaleia de laringe, congestão nasal, asma e rinite são sintomas comuns do uso do aparelho nas épocas mais quentes do ano.

    O filtro do ar condicionado contribui para o crescimento de bactérias, fungos e partículas de vírus nos quartos. Isso compromete a qualidade do ar interno e afeta sua saúde, especialmente se você sofre de doença respiratória crônica. A falta de cuidado com o filtro pode causar infecção por Legionella pneumophila, bactéria que pode causar pneumonia grave.

    Ambientes muito frios e movimentação em locais com altas temperaturas podem causar dor de garganta, problemas de saúde ocorrem especialmente em pessoas com nariz e boca entupidos.

    Porque tais dispositivos reduzem a umidade relativa do ar tornando assim as membranas mucosas secas. Isso interrompe as funções fisiológicas do nariz e causa irritação, dor de cabeça, fadiga, congestão nasal, coriza e tosse.

    | Leia também: 7 passos essenciais para garantir a melhor qualidade do ar

    A Sicflux te ajuda a manter a melhor qualidade do ar interior no verão!

    Agora que você sabe quais medidas tomar para manter a melhor qualidade do ar interior no verão, é só partir para a ação! A Sicflux conta com uma equipe de engenheiros e outros profissionais qualificados para atender às demandas da sua casa ou empresa, desenvolvendo os melhores projetos e soluções em qualidade do ar interior.

    Quer conhecer melhor os produtos e projetos desenvolvidos pela Sicflux?

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente