fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Como a qualidade do ar na primavera afeta a saúde das pessoas?

    Com a chegada da primavera, os relatos de problemas respiratórios e alergias causados pela polinização das árvores e flores ficam mais comuns. Isso porque a qualidade do ar na primavera fica comprometida pelas mudanças climáticas e pela polinização das plantas.

    Apesar de ser conhecida pela beleza e pelas cores das flores, é nesse período do ano em que as pessoas com doenças respiratórias e alérgicas precisam ter cuidado redobrado para evitar as crises.

    Dessa forma, existem algumas medidas que podem ser tomadas para amenizar as alergias e manter um bom padrão de qualidade do ar na primavera. Confira abaixo algumas dicas.

    | Leia também: Qualidade do ar nas escolas: como isso pode impactar as crianças?

    Quais os efeitos da primavera na saúde das pessoas?

    Muitas pessoas consideram a primavera a época mais bonita do ano, com as ruas e casas mais coloridas pelas flores, mas essa estação também é marcada por alguns fatores que podem ser negativos para uma parcela da população.

    O período de florescimento das plantas pode ser agravante para as doenças respiratórias e reações alérgicas, além da mudança climática marcada pelo aumento da temperatura e da umidade do ar. Na primavera, devido ao desprendimento do pólen das flores, muitas pessoas apresentam sintomas de rinite alérgica e de resfriado, como coriza e irritação na garganta e nos olhos.

    Em grandes cidades e metrópoles, a poluição do ar pode intensificar ainda mais esses fatores, ocasionando quadros mais graves das doenças respiratórias. Nessa época, os casos de conjuntivite também ficam mais comuns.

    O que fazer para manter o padrão de qualidade do ar na primavera?

    Com o aumento das temperaturas e da umidade do ar, é preciso tomar cuidados redobrados na hora de manter um bom padrão de qualidade do ar na primavera. São esses fatores que podem ocasionar um aumento na proliferação de fungos, bactérias e outros microorganismos que agravam os sintomas de alergias e problemas respiratórios.

    Além das recomendações do uso de fármacos para controlar os sintomas das doenças típicas dessa época do ano, existem outras medidas a serem tomadas que podem ajudar na manutenção da qualidade do ar na primavera.

    Confira a seguir algumas dicas que separamos para você cuidar da sua saúde e da saúde da sua família e aproveitar a primavera da melhor forma!

    Manter em dia a manutenção do ar-condicionado

    A manutenção periódica dos aparelhos de ar-condicionado da sua casa pode ajudar a diminuir as chances do surgimento de problemas respiratórios, além de ajudar a economizar energia. Manter os filtros limpos é uma forma de cuidar do ar do ambiente.

    Apesar disso, muitos aparelhos de climatização do modelo split não possuem um sistema próprio de renovação do ar, principalmente os mais antigos. Como consequência, o mesmo ar fica circulando no ambiente por um longo período, sem ser renovado, o que acaba afetando a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

     O ideal, nesse caso, é recorrer a um sistema à parte para manter o ar dos ambientes renovado e limpo. Visando operar de acordo com a Lei 13.589/2018, a Sicflux desenvolveu o aparelho Splitvent, projetado para renovar o ar interno e filtrar o ar externo que entra no ambiente.

    Mantenha os cômodos da casa bem arejados

    Os ambientes que contam com ventilação natural possuem diversas vantagens, favorecendo a circulação do ar e evitando o acúmulo de poeira e outros poluentes e resíduos, o que diminui as chances do surgimento de alergias ocasionadas por esses fatores.

    Além da circulação do ar, a iluminação natural também tem grande importância na manutenção da qualidade do ar na primavera. A luz solar impede que se crie um ambiente favorável ao surgimento de microorganismos como fungos e bactérias, que causam diversos problemas à saúde.

    | Leia também: Arquitetura passiva: conheça o modelo arquitetônico sustentável

    Aposte no uso dos umidificadores de ar

    Mesmo que a primavera seja marcada pela umidade do ar mais elevada, o ar continua mais seco que o normal, sendo esse um resquício do inverno. Com a baixa umidade, algumas pessoas podem ficar com a garganta e olhos irritados.

    Os umidificadores de ar não servem apenas para promover mais conforto para os residentes, ele é indicado também para combater sintomas de alergia e resfriados, diminuindo também a dificuldade para respirar. Esse tipo de aparelho normalmente esteriliza e hidrata o ar e o seu consumo de energia é extremamente baixo.

    Você não precisa sofrer com as mudanças climáticas!

    Esperamos que essas dicas sejam úteis para você, afinal, ninguém precisa sofrer com as mudanças climáticas. Aproveite a primavera com mais saúde e qualidade de vida e invista em soluções que vão melhorar a sua vida.

    A Sicflux conta com uma equipe técnica, com engenheiros capacitados, que trabalha para desenvolver sempre os melhores equipamentos e sistemas de renovação do ar interno, pensando no bem-estar da sua família e da sua empresa. Quer saber qual a solução ideal para você?

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente