fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Como manter a qualidade do ar no outono?

    Como manter a qualidade do ar no outono?

    Com a chegada do outono, o tempo seco característico da estação aumenta a concentração de poluentes na atmosfera. Junto com isso, ocorre também o aumento da incidência de doenças respiratórias e cardiovasculares. Mas como manter a qualidade do ar nessa estação? Confira com a gente!

    Nessa estação, é muito comum a sensação de olhos vermelhos, lacrimejamento, coceira e sensação de corpo estranho. Você tem sentido esses sintomas nos últimos dias? Isso ocorre devido a transição que a estação traz entre o verão (quente e úmido) e o inverno (frio e seco) e pela redução gradativa das temperaturas ao longo do dia.

    Você já assistiu ao filme Karate Kid (2010), cena em que Mr. Han treina o garoto Dre Parker? Essa cena ficou muito conhecida devido as repetições constantes de “bota casaco, tira casaco”. E é mais ou menos isso o que acontece no outono.

    Quem sai de casa pela manhã vestindo uma jaqueta pode, no período da tarde, recorrer aos ventiladores e ar-condicionado; e no período da noite recorrer aos casacos novamente. E é aí que mora o perigo: ambientes fechados são mais propícios para a disseminação de vírus e bactérias que contaminam o ambiente. Por isso, além da oscilação característica da estação, o uso desses aparelhos também pode agravar quadros de problemas respiratórios.

    Poluição do ar no outono

    Poluição do ar no outono

    Você sabia que a poluição do ar está intimamente relacionada às mudanças climáticas? A poluição do ar é um problema que acontece em todos lugares e em todas as estações do ano, em especial nos grandes centros urbanos.

    Durante o outono, é comum ocorrer o fenômeno da inversão térmica, que ocorre quando uma camada de ar frio, posicionada sobre uma região, é repentinamente encoberta por uma camada de ar quente, fazendo com que os poluentes permaneçam próximos à superfície da Terra. Todos esses problemas ocorrem devido a diminuição da umidade relativa e a difícil ocorrência de chuva. Essa falta de chuva frequente na estação do outono e inverno contribui para o aumento da concentração de poluentes, como o ozônio – o que pode trazer diversos transtorno para a população.

    Para saber mais sobre como as mudanças climáticas influenciam na poluição do ar, confira nosso material clicando aqui.

    Saúde e qualidade de vida no outono

    Saúde e qualidade de vida no outono

    A qualidade do ar que respiramos depende de escolhas de estilo de vida que fazemos todos os dias. Por isso, tomar algumas atitudes para mudar esse cenário é fundamental. 

    Veja algumas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para manter a saúde em dia durante a estação:
    – Cuide da qualidade do ar no ambiente. A estação exige ainda mais cuidado com a renovação do ar de ambientes fechados, respeitando as normas, com o PMOC em ordem previsto na Lei 13.589/2018;
    – Se possível, deixe janelas e portas abertas para circulação do ar;
    – Higienize os ambientes com frequência;
    – Invista na vitamina C e na alimentação saudável;
    – Lave as mãos constantemente;
    – Feche as janelas na hora do banho, para evitar exposição a bruscas mudanças de temperatura;
    – Aposte em equipamentos que favorecem a qualidade do ar no ambiente.

    É importante saber que os problemas de saúde relacionados a qualidade do ar podem afetar pessoas de todas as idades, mas as mais vulneráveis ainda são as crianças, os idosos e as pessoas que já apresentam alguma doença respiratória.

    A poluição do ar necessita de ações urgentes para que os índices de poluentes sejam diminuídos e a população possa viver de forma mais saudável.

    A Sicflux conta com uma equipe qualificada para entregar as melhores propostas para renovar e manter a boa qualidade do ar em ambientes internos, garantindo conforto térmico e saúde para todos os ocupantes.

    Acesse nossa loja virtual!

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente