fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


Poluição do ar e as mudanças climáticas

Você sabia que a poluição do ar está intimamente relacionada às mudanças climáticas? Além dos fenômenos naturais como terremotos e tempestades de areia que geram essas mudanças, o ser humano vem contribuindo muito com a poluição do ar através do seu estilo de vida.

Entretanto, é importante ter em mente que os poluentes do ar vão muito além destes fatores. Elas também se encontram escondidas no ambiente, o que torna essa combinação ainda mais forte e mais preocupante. Saiba mais sobre o assunto aqui.

Quer saber como a poluição do ar e as mudanças climáticas estão tão ligadas e o que nós podemos fazer para minimizar os riscos à nossa saúde? Então continue com a gente!

Cenário mundial sobre a poluição do ar

Os principais gases altamente tóxicos são o óxido de enxofre, óxido de nitrogênio, monóxido de carbono, compostos orgânicos voláteis (como o metano e o xileno) e partículas finas ou inaláveis (como a poeira, fumaça, dentre outros).

Segundo o Ministério da Saúde, as mortes causadas pela poluição do ar aumentaram 14% em 10 anos. Essas mortes são, em geral, causadas por doenças isquêmicas do coração, que ocupam o primeiro lugar nas causas, seguindo de doenças cerebrovasculares e câncer.

O estudo “Saúde Brasil 2018” aponta que o crescimento de mortes causadas pela poluição do ar foram 38.782 em 2006 para 44.228 em 2016. A maior incidência de casos está relacionada aos grandes centros urbanos e a estados castigados pelas queimadas. Um aumento realmente alarmante.

Ainda, seguindo a diretora do Instituto Saúde e Sustentabilidade, Evangelina Vormittag, o nível de poluição que nós respiramos no Brasil e nos países da Europa, são níveis considerados de emergência.

Mudanças climáticas e os impactos para a saúde

De acordo com a agência internacional vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), pesquisas revelaram que a poluição do ar, das águas, do solo, a exposição a substâncias químicas, a radiação ultravioleta e as mudanças climáticas contribuem para o desenvolvimento de mais de cem doenças.

Entretanto, é importante saber que a responsabilidade desses danos envolve vários setores, como indústria, transporte, energia, combustível, meio ambiente, entre outros. E como falado anteriormente, a população também é parte importante nesse processo.

Nos grandes centros urbanos, a poluição atmosférica é a principal causadora de diversas doenças respiratórias, como asma, bronquite, rinite alérgica e alergia, além de outros problemas como, por exemplo, a irritação da pele e olhos.

As mudanças climáticas causadas pela poluição do ar também afetam a produtividade agrícola com possíveis efeitos sobre a produção de alimentos como o milho, a soja, o trigo, o café e laranjas, que são fundamentais para a sobrevivência da economia do país.

Como colaborar para combater a poluição do ar e as mudanças climáticas?

Algumas mudanças positivas para controlar a poluição do ar podem também colaborar para as mudanças climáticas.

O Brasil, por exemplo, desempenha um papel fundamental e único na mudança climática mundial. O país é uma das dez maiores economias do mundo e lar do maior ecossistema e floresta do planeta: a Amazônia. Entretanto, vale considerar que o Brasil é o 10º maior emissor de gases de efeito estufa, o que o coloca em grande responsabilidade para mudarmos a realidade que enfrentamos na qualidade do ar.

A qualidade do ar que respiramos depende de escolhas de estilo de vida que fazemos todos os dias e, por isso, tomar algumas atitudes para mudar esse cenário é fundamental. Seja em casa, no trabalho ou mesmo na rua, a redução da poluição do ar gera uma mudança significativa para as mudanças climáticas.

Veja algumas atitudes simples que podem colaborar para essa mudança:
– Manter os ambientes sempre limpos;
– Cuide com a limpeza do seu ar condicionado, especialmente do filtro;
– Se você tiver animais de estimação, mantenha-os sempre limpos e escovados;
– Não fume em ambientes fechados;
– Mantenha um tapete em frente à portar para evitar que a sujeira entre;
– Diminua o uso do carro;
– Ajude a reduzir os resíduos tóxicos.

Pequenas ações podem contribuir para a renovação e qualidade do ar em ambientes internos. A Sicflux conta com uma equipe qualificada para entregar as melhores propostas para renovar e manter a boa qualidade do ar em ambientes internos, garantindo conforto térmico e saúde para todos os ocupantes.

Venha conversar com um de nossos especialistas para saber mais!

Acesse nossa loja virtual!

Comentários

Receba conteúdo exclusivo gratuitamente