Índice
Em uma indústria química, o ar interior costuma ser muito contaminado e poluído pelas substâncias usadas diariamente nesses ambientes. Para evitar problemas na saúde dos ocupantes do espaço, é fundamental estudar e projetar um sistema de filtração do ar para garantir um ar mais limpo e livre de impurezas.
Nesse tipo de indústria, é comum utilizar substâncias e compostos químicos altamente contaminantes, seja na fabricação ou manipulação de produtos, o que apresenta grande risco aos trabalhadores. A seguir, falaremos um pouco mais sobre a filtração do ar na indústria química e sua importância. Continue lendo!
| Leia também: Como é projetado o sistema de renovação do ar em salas limpas?
Dentro das indústrias, a filtração do ar é um processo comum e fundamental para garantir a qualidade do ar interno. Quando não tratado, o ar das fábricas pode contaminar produtos, apresentando grandes riscos aos consumidores, e causar danos severos à saúde dos trabalhadores.
Diversas indústrias utilizam os filtros de ar para garantir a eliminação de impurezas como fumaça, poeira e particulados sólidos oriundos dos processos industriais. Normalmente, os sistemas de filtração do ar são estudados e desenvolvidos de acordo com cada ambiente e suas necessidades e, nas indústrias, esses sistemas são compostos por mais de um tipo de filtro.
Geralmente, o sistema de filtração do ar é integrado ao sistema de climatização das fábricas. Dessa forma, um ar-condicionado, por exemplo, pode exercer uma atividade além de garantir o conforto térmico para os trabalhadores da indústria. Quando alinhado a equipamentos de filtração do ar, este pode também controlar a umidade e renovação do ar interior.
Pelo uso constante de substâncias altamente contaminantes e poluentes, é comum que, na indústria química, seja utilizado um sistema de filtração do ar para remover essas impurezas do ambiente.
Um sistema de ventilação e filtração do ar pode ser aplicado de maneiras diferentes, dependendo do ambiente, segmento industrial e necessidades mais específicas. De maneira geral, a ventilação de uma indústria acontece por meio de um sistema mecânico de renovação do ar.
Esse sistema realiza a movimentação do ar interior por meio de ventiladores industriais (axiais e centrífugos), dutos de insuflamento ou exaustão, dampers, filtros de manga ou filtro plano, abafadores de ruídos e coletores de contaminantes, retirando substâncias poluentes e particulados sólidos do ar para manter o ambiente mais limpo e salubre para os trabalhadores.
As principais funções de um sistema de filtração do ar são:
| Leia também: Automação de um sistema HVAC e QAI: como funciona e quais as suas vantagens?
Como dito anteriormente, dentro das indústrias químicas, são realizados, diariamente, processos que utilizam substâncias que podem apresentar grandes riscos à saúde dos trabalhadores. Um sistema de filtração do ar garante, então, que o ar interior nos ambientes industriais seja apropriado para os ocupantes.
É esse sistema que realiza o controle de contaminantes e particulados sólidos, como poeira, fumaça, gases, vapor e solventes, que podem ser nocivos à saúde humana e à qualidade dos produtos, mesmo que sua presença seja resultado dos processos de produção no local.
Com uma equipe técnica composta por engenheiros capacitados e especializados, a Sicflux desenvolve as melhores soluções para diversos segmentos, incluindo a indústria química. Para saber mais, acesse nosso catálogo e conheça nossa vasta gama de ventiladores e exaustores industriais.
E se você achou este artigo útil, compartilhe-o com outras pessoas e acompanhe nossas redes para receber mais conteúdos como este!
Comentários