fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Automação de um sistema HVAC e QAI: como funciona e quais as suas vantagens?

    O consumo de energia elétrica em uma construção requer atenção especial, principalmente no que diz respeito a sistemas de renovação do ar. Nesse sentido, a automação de um sistema de HVAC pode ser uma excelente solução para monitorar a eficiência energética dos equipamentos e o desempenho do sistema.

    Um sistema HVAC – de aquecimento, ventilação e ar-condicionado – é extremamente importante para processos de tratamento do ar, onde são exigidas rígidas condições de controle da qualidade do ar. Quer saber mais sobre a automação desses sistemas? Continue lendo!

    | Leia também: 4 dicas para melhorar um projeto de ventilação e garantir maior qualidade do ar

    O que é um sistema HVAC?

    Dentro de indústrias e empresas, é importante garantir o controle da qualidade do ar interno e das condições de conforto térmico para promover o bem-estar de quem convive nesses espaços todos os dias, mantendo a produção, a qualidade dos produtos e o desempenho do trabalhador, além de evitar possíveis acidentes.

    Para garantir esse controle, é necessário investir em um sistema HVAC, que é responsável por tratar o ar. A sigla HVAC significa, em inglês, Heating, Ventilation and Air Conditioning – aquecimento, ventilação e ar-condicionado. O seu principal objetivo é promover a qualidade do ar interior e o conforto térmico.

    • renovar e circular o ar ambiente;
    • reduz a possibilidade de infecção por fungos, bactérias e outros poluentes.
    • promove o conforto térmico;
    • controla a umidade na sala;
    • elimina partículas sólidas através de um sistema de filtros.

    Além das indústrias, casas, empresas e centros comerciais também podem se beneficiar do uso de um sistema HVAC. E todas essas funções podem ser exploradas, monitoradas e até aperfeiçoadas com um sistema HVAC automatizado.

    Como funciona a automação de um sistema HVAC?

    Para falarmos sobre a automação de um sistema HVAC, é preciso compreender outro conceito essencial e que compõe qualquer sistema de automação. A Internet das Coisas – ou IoT, em inglês, Internet of Things – é uma tecnologia criada para abranger uma grande rede de dispositivos – em escala mundial – capazes de comunicar-se entre si e processar grandes volumes de dados de forma rápida através da internet.

    A tecnologia da IoT vem abrindo espaço para novas possibilidades, tornando alguns processos cotidianos e a colaboração entre sistemas mais fáceis, além da possibilidade de empresas oferecerem novas soluções para o público.

    Uma solução muito nova, porém promissora, é a automação de um sistema HVAC, responsável por tratar o ar interior em casas, indústrias, empresas e comerciais. Um sistema de renovação do ar automatizado com IoT possui algoritmos e lógica para análise de dados, solução de problemas e prevenção de falhas nos equipamentos. 

    O fato de tudo isso acontecer a partir de algoritmos descarta totalmente a necessidade do trabalho humano para monitorar estes sistemas, o que é uma grande vantagem. Um sistema HVAC possui diversas dinâmicas e pode apresentar vários cenários diferentes em um único dia e a sua automação, com a possibilidade das máquinas resolverem problemas sozinhas, é um grande benefício para todos os projetos que recebem estes sistemas.

    Monitoramento automatizado da qualidade do ar

    Uma das principais funções da automação de um sistema HVAC é o monitoramento de operações como o controle da qualidade do ar a partir da coleta de dados em tempo real em vários componentes do sistema, o que possibilita que os profissionais responsáveis pelo sistema realizem um diagnóstico mais acurado e assertivo, otimizando o tempo de manutenção do sistema.

    Além disso, o monitoramento em tempo real desses componentes responsáveis pela qualidade do ar nos ambientes é otimizado a partir da possibilidade de monitorar remotamente alarmes e sensores. Com a automação de um sistema HVAC, essas funções já estão integradas no próprio sistema e basta conectá-lo à internet para iniciar esses processos.

    | Leia também: 7 passos essenciais para garantir a melhor qualidade do ar

    Quais são as vantagens da automação de um sistema de HVAC?

    São muitos recursos e características que tornam a automação de um sistema HVAC uma excelente opção, com o melhor custo-benefício, para prédios – sejam eles comerciais ou residenciais – e indústrias dos mais diversos ramos. Um sistema integrado e automatizado pode controlar a qualidade do ar e a climatização dos ambientes, proporcionando ainda mais conforto térmico para os ocupantes.

    Além disso, um sistema HVAC automatizado tem capacidade de monitorar a  filtragem do ar de um ambiente sem a intervenção humana, evitando a proliferação de bactérias, fungos, vírus e outros poluentes prejudiciais à saúde e às condições de trabalho, e também promovendo a melhor circulação do ar.

    A automação destes processos melhora ainda mais a eficiência energética, fazendo com que aparelhos e equipamentos consumam menos energia durante o seu período de funcionamento, elevando ainda mais o seu desempenho também. Isso acontece porque um sistema automatizado oferece maior controle para manter a temperatura configurada e monitorada, evitando o consumo desnecessário de energia.

    Você já conhecia a automação de um sistema HVAC?

    Agora você sabe como ela funciona, de maneira geral, e quais as suas vantagens para as indústrias, comércios, empresas e casas. Se você gostou deste artigo, compartilhe-o com seus amigos e acompanhe nossas redes sociais para receber mais conteúdos como este!

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente