fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    4 dicas para melhorar um projeto de ventilação e garantir maior qualidade do ar

    Se você tem uma empresa ou casa que precisa de um ambiente constantemente climatizado, você precisa de um projeto de ventilação adequado para os ambientes. Enganam-se aqueles que pensam que colocar diversos climatizadores espalhados pelo edifício resolverá o problema.

    Para instalar um sistema de climatização de forma adequada, é necessário desenvolver um projeto de ventilação com uma empresa especializada e tomar certos cuidados nesse processo.

    Dessa forma, o projeto garantirá mais qualidade do ar e conforto térmico, levando em consideração as condições de umidade, renovação do ar, pressão e a temperatura a fim de analisar a quantidade de equipamentos.

    O que é um projeto de ventilação e renovação do ar?

    A renovação de ar dos ambientes climatizados é nada menos que a substituição do ar presente em um determinado ambiente. Esta renovação de ar pode acontecer de forma natural, utilizando a corrente de ar que entra por portas e janelas ou também pode ocorrer de forma artificial, através da instalação de equipamentos para exaustão e/ou insuflamento de ar.

    No processo de respiração, o ser humano inspira o gás oxigênio e expira gás carbônico. Contudo, o ar que respiramos, também chamado de ar atmosférico, pode conter outros gases, não apenas o gás oxigênio, ou seja, não é um composto puro. O ar atmosférico é ingerido pelo pulmão, onde é realizado suas funções e tornando-se ar alveolar.

    Um indivíduo que respira um alto nível de gás carbônico (CO2) sofre com consequências como dores de cabeça, sonolência e dificuldade para respirar.

    | Leia também: Como manter a qualidade do ar interior no verão?

    4 dicas para compor o projeto de ventilação da sua casa

    Existem diversos aspectos que envolvem um projeto de ventilação, e um é a manutenção da temperatura agradável e do conforto térmico dos ambientes. Para isso acontecer, é preciso conhecer bem as características climáticas da sua região e buscar as melhores soluções para as suas necessidades.

    Os dias de calor intenso costumam causar grande desconforto térmico, mas é possível promover mudanças para deixar os espaços mais frescos. Há várias formas de climatizar a sua casa ou empresa, fazendo adaptações que consistem em práticas essenciais para tornar o lugar ameno e prazeroso.

    Além da adoção de um sistema de renovação, com um projeto de ventilação profissional e que atenda às demandas dos ambientes internos, existem outras medidas que podem ser tomadas para tornar a sua casa mais fresca e ventilada, principalmente no verão.

    1. Invista em um bom aparelho de ar-condicionado

    A instalação de um aparelho de ar-condicionado às vezes exige uma pequena obra no ambiente. No entanto, ao considerar esses aparelhos logo nas primeiras fases do projeto de ventilação, é possível encontrar locais próprios para a instalação dos equipamentos.

    Dessa forma, é preciso observar os pontos estratégicos para fazer a colocação do ar-condicionado, para que ele cumpra o seu papel na climatização dos ambientes. O aparelho deve ficar bem posicionado para refrigerar todo o ambiente. Além disso, é necessário levar em consideração a potência do aparelho em relação ao tamanho do ambiente.

    Portanto, considere instalar um ar-condicionado desde o primeiro momento do projeto de ventilação. As estratégias devem ser criadas de forma responsável, considerando as características do ambiente, a região da casa e outros aspectos. Assim, os ambientes ganham um clima agradável até mesmo na época mais quente do ano.

    2. Substitua as lâmpadas da sua casa por lâmpadas de LED

    Utilizar a iluminação artificial também tem influência na climatização da casa. Às vezes, mesmo que você não perceba, alguns tipos de lâmpadas emitem muito mais calor que outras, como as incandescentes. Para reverter essa situação, substitua essas lâmpadas por lâmpadas do modelo de LED, que além de não esquentarem ainda ajudam na hora de economizar energia.

    3. Saiba aproveitar a corrente natural de ar da sua casa

    Os ambientes em que o ar circula natural tendem a ser mais agradáveis por proporcionarem maior conforto térmico. Entradas de ar, como portas e janelas, promovem uma ventilação natural do ambiente, diminuem a conta de luz e reduzem os riscos de acumular poluentes, impurezas, vírus e bactérias no ambiente interno.

    O resultado disso são ambientes mais frescos e até com maior luminosidade. Por isso, aproveitar a corrente natural de ar, deixando portas e janelas abertas, permite a circulação livre do ar, tornando a temperatura da casa ainda mais amena.

    4. Utilize plantas para auxiliar na filtragem do ar interno

    Você já deve ter ouvido que algumas plantas ajudam a filtrar o ar, não é? De acordo com um estudo da NASA – Agência Espacial Americana, em 1989, esse conhecimento comum é real e algumas plantas domésticas podem, de fato, melhorar a qualidade do ar interno. Confira algumas espécies de plantas domésticas que podem te ajudar a manter uma melhor qualidade do ar na sua casa:

    • espada de São Jorge;
    • jiboia;
    • samambaia.

    As plantas são grandes aliadas na regulação da temperatura dos ambientes. Além disso, algumas espécies também ajudam a filtrar o ar interno, melhoram a umidade e diminuem a temperatura dos espaços.

    | Leia também: Manutenção de dutos de ar condicionado: como e quando realizar?

    Não dispense a instalação de um projeto de ventilação adequado!

    A Sicflux trabalha desenvolvendo projetos de ventilação e renovação do ar para garantir sempre a melhor qualidade do ar interno para você conviver em um ambiente seguro.

    Nossa equipe técnica, composta por engenheiros e consultores técnicos, além de ser altamente capacitada, estuda, projeta e desenvolve soluções exclusivas que priorizam a qualidade do ar que você respira diariamente:

    • insufladores;
    • exaustores;
    • e filtros para renovar o ar de ambientes fechados.

    Quer conhecer melhor os produtos e projetos desenvolvidos pela Sicflux?

    Comentários

    1. Boa tarde. Trabalho com instalação e manutenção de condicionadores de ar, ocorre que tenho um grande cliente onde preciso fazer um projeto a fim de fazer a renovação de ar para um ambiente com o 1000 pessoas dentro duma linha de montagem.
      Pergunta. Vcs podem me auxiliar nesse projeto? Pois na aprovação do mesmo iremos utilizar os equipamentos Sicflux, creio que podemos fazer uma parceria para atender esse expressivo cliente. Aguardo contato. Meu tel. 11 971717812

      Marcelo Garcia bilhodres | 06/04/2023
      • Olá ! Agradecemos o contato. Nossa equipe de consultores fará contato em breve. Obrigado !

        Sicflux Brasil | 10/04/2023

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente