fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Como é projetado o sistema de renovação do ar em salas limpas?

    Garantir o controle da qualidade do ar em ambientes controlados é um ponto indispensável para evitar contaminação cruzada ou direta em indústrias, ambientes hospitalares e outros, mantendo estes livres da proliferação de microorganismos e poluentes que podem apresentar perigos à nossa saúde. Esse é o caso da renovação do ar em salas limpas, que são áreas controladas e devem estar sempre estéreis.

    A assepsia dessas salas é fundamental e envolve diversos parâmetros e normas técnicas de renovação do ar, acesso de pessoas, isolamento, esterilidade e muito mais para garantir a segurança nos procedimentos realizados nesses ambientes. Neste blog, explicaremos brevemente o funcionamento de um sistema de climatização e renovação do ar em salas limpas, continue lendo!

    | Leia também: Conheça as normas técnicas sobre qualidade do ar para ambientes hospitalares

    Primeiramente, o que são salas limpas?

    Salas limpas são áreas controladas principalmente usadas na indústria farmacêutica, cosmética e alimentícia que seguem padrões e parâmetros controlados e monitorados, como a temperatura, umidade, pressão, presença de partículas e fluxo do ar. Esse controle impede a contaminação cruzada ou direta nos processos realizados dentro desses ambientes.

    Ou seja, são ambientes totalmente estéreis, já que a presença de microorganismos, partículas e poluentes podem alterar o resultado de um produto ou de análises e exames, e as salas limpas são completamente isoladas das outras instalações dentro de um prédio, com inúmeras restrições e regras de acesso e higienização.

    As salas limpas são classificadas conforme o número e tamanho de partículas admitidas por volume de ar. Números como classe 100 ou classe 1000 dizem respeito à FED_STD-209E e indica o número de partículas de tamanho igual ou maior que 0,5mm permitido por pé cúbico de ar.

    Por outro lado, números menores referem-se à ISO 14644-1, normas que especificam o logaritmo decimal do número de partículas 0,1 µm ou maiores permitidas por metro cúbico de ar. Por exemplo, uma sala limpa classe 5 tem, no máximo, 105 = 100.000 partículas por metro cúbico.

    Como funciona um sistema de renovação do ar em salas limpas?

    Para determinar a instalação dos equipamentos corretos nos ambientes controlados, devem ser realizados cálculos prévios, levando em consideração fatores como o regime do fluxo de ar, diferença de pressão entre as salas e vazão, e, então, é definido o sistema de renovação do ar ideal para esses ambientes.

    O sistema de renovação do ar em salas limpas deve alcançar uma qualidade altíssima a partir de alguns estágios e parâmetros a serem seguidos. Por exemplo, o uso de pré-filtros grossos para impedir a entrada de partículas sólidas, filtros finos e filtros absolutos (conhecidos como HEPA, High Efficiency Particulate Arrestance) que bloqueiam a entrada de bactérias, fungos, esporos e outras partículas sólidas.

    Esses sistemas e aparelhos de filtragem podem ser complementados com outros aparelhos e etapas no processo de filtragem, como, por exemplo, adotando o uso de filtros de carvão ativado para filtrar gases e odores e utilizar filtros de sílica para reter a umidade do ar.

    Já a captação do ar pode ser atmosférica (ou seja, utilizando o ar exterior) ou enclausurada, com a liberação em salas fechadas ou na própria atmosfera. Além dos filtros, pode-se utilizar ventiladores, dutos, caixas, difusores de ar e sistemas de climatização para determinar a vazão e a qualidade do ar insuflado dentro da sala limpa.

    Além disso, quando tratamos sobre a captação do ar externo, esta deve ser feita em locais longe de fontes de contaminação, calor e poluição, como, por exemplo, torres de resfriamento de água, chaminés, áreas urbanas e outros. A falta de cuidado na captação do ar pode acarretar em problemas diretos na qualidade do ar dentro dos ambientes controlados.

    Outro fator a ser considerado e que precisa de atenção especial é sobre a entrada de grandes partículas no sistema de ar das salas limpas. Para impedir que isso aconteça, devem ser utilizados dutos na entrada da captação de ar, ligados às Unidades de Tratamento de Ar (UTAs) e que são responsáveis por distribuir o ar condicionado nos ambientes, retornando com o ar extraído às UTAs.

    Dessa forma, é fundamental compreendermos a importância da utilização das Unidades de Tratamento de Ar nos sistemas de renovação do ar em salas limpas, já que diversas funções de um sistema AVAC são cumpridas pelas UTAs.

    | Leia também: Ventilação de ambientes: tipo de ventiladores e suas aplicações

    Conheça os sistemas de renovação do ar desenvolvidos pela Sicflux!

    Agora que você entende, de forma geral, como é determinada a aplicação de um sistema de renovação do ar em salas limpas, chegou a hora de escolher as melhores soluções para o seu projeto – e essas estão aqui na Sicflux!

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente