fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Poluição diminui a expectativa de vida

    Poluição diminui a expectativa de vida

    Em todo o mundo, pessoas vêm respirando e tendo que lidar com as fortes consequências da poluição do ar para a saúde. Contudo, poucos param pra pensar que a poluição diminui a expectativa de vida da população, que vem se intensificando de maneira drástica, mas sendo comunicada de maneira opaca e generalizada. É preciso, mais do que nunca, compreender a urgência de mudarmos essa realidade antes que seja tarde. 

    Poluição do ar como um dos maiores riscos à saúde mundial

    Poluição diminui a expectativa de vida

    A poluição do ar é um dos maiores riscos à saúde global, de acordo com um novo estudo do Instituto Max Planck de Química da Alemanha e do Centro Médico da Universidade de Mainz. Para entender como a poluição afeta a saúde humana, os cientistas descobriram que nossa expectativa média de vida é reduzida em 2,9 anos devido à poluição do ar. Este número sugere que o risco de morte por poluição é maior do que por cigarros ou doenças.

    “Dado o enorme impacto na saúde pública e na população global, pode-se dizer que nossos resultados indicam uma pandemia de poluição do ar”, disse Jos Lelieveld, diretor do Instituto de Química Max Planck e principal autor do estudo, em comunicado. 

    O estudo é o primeiro a comparar o impacto global da poluição do ar na saúde humana com outros fatores de risco em todo o mundo. Os cientistas estudaram a ligação entre a exposição a poluentes e o desenvolvimento de doenças. Para calcular a exposição do mundo a poluentes, incluindo principalmente partículas finas e ozônio, os pesquisadores usaram modelos de química atmosférica.

    Eles então combinaram os dados de exposição com modelos globais de mortalidade por exposição derivados de muitos estudos epidemiológicos de coorte. Usando essas ferramentas e dados, os cientistas investigaram o impacto de diferentes fontes de poluição, distinguindo entre emissões naturais (incêndios, poeira eólica) e antropogênicas, incluindo o uso de combustíveis fósseis.  A partir de seus resultados, eles foram capazes de estimar a mortalidade por doenças específicas e concluíram que a poluição diminui a expectativa de vida.

    Os resultados mostram que as maiores taxas de mortalidade por poluição do ar ambiente estão no leste da Ásia (35%) e no sul da Ásia (32%), seguidos pela África (11%), Europa (9%) e norte e sul da América (6). percentagem). A Austrália tem a menor taxa de mortalidade (1,5%) e está associada aos mais rígidos padrões de qualidade do ar de qualquer país.

    Cenário mundial

    Poluição diminui a expectativa de vida

    Os principais gases altamente tóxicos são o óxido de enxofre, óxido de nitrogênio, monóxido de carbono, compostos orgânicos voláteis (como o metano e o xileno) e partículas finas ou inaláveis (como a poeira, fumaça, dentre outros).

    Segundo o Ministério da Saúde, as mortes causadas pela poluição do ar aumentaram 14% em 10 anos. Essas mortes são, em geral, causadas por doenças isquêmicas do coração, que ocupam o primeiro lugar nas causas, seguindo de doenças cerebrovasculares e câncer.

    O estudo “Saúde Brasil 2018” aponta que o crescimento de mortes causadas pela poluição do ar foi de 38.782 em 2006 para 44.228 em 2016. A poluição diminui a expectativa de vida e a maior incidência de casos está relacionada aos grandes centros urbanos e a estados castigados pelas queimadas. Um aumento realmente alarmante.

    Mudar essa realidade não é fácil, é importante saber que a responsabilidade desses danos envolve vários setores, como indústria, transporte, energia, combustível, meio ambiente, entre outros. E a população também é parte importante nesse processo. Entretanto, existem alguns cuidados que podem ser feitos. 

    O cuidado com a qualidade do ar deve começar dentro de casa, cuidando de fatores como umidade, mofo e a própria circulação do ar dentro do ambiente. Não podemos esquecer que a maior parte do nosso tempo passamos em ambiente fechado, e na maioria das vezes sem a renovação do ar adequada. Para isso, existem uma gama de soluções que podem auxiliar, como exaustores, sensores de Co², e muito mais. 

    Contar com uma empresa que entende do assunto e que possa auxiliar no melhor produto é fundamental, e a Sicflux conta com uma equipe completa para te ajudar. Que tal começarmos, de uma vez por todas, a mudar essa realidade e cuidarmos verdadeiramente da qualidade do ar que respiramos? Entre em contato com a nossa equipe, a gente ajuda você. 

    FONTES:
    LELIEVELD, Jos et al. Loss of life expectancy from air pollution compared to other risk factors: a worldwide perspective. Cardiovascular research, v. 116, n. 11, p. 1910-1917, 2020.

    Poluição do ar. Educação.globo. Disponível em: http://educacao.globo.com/biologia/assunto/ecologia/poluicao-do-ar.html#:~:text=Os%20principais%20gases%20altamente%20t%C3%B3xicos,%2C%20fuma%C3%A7a%2C%20dentre%20outros).

    Este conteúdo foi uma colaboração de:

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente