fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Principais impactos da poluição do ar

    Principais impactos da poluição do ar
    Principais impactos da poluição do ar

    Muito se fala sobre a poluição do ar e os impactos na saúde humana, entretanto, muitos ainda não se dão conta de que um ar poluído não só prejudica nossa saúde, como toda a nossa vida no planeta.
    A poluição do ar, de maneira geral, pode ser definida como a presença de substâncias provenientes de atividades humanas ou da própria natureza que podem colocar em risco a qualidade de vida dos seres vivos. Você conhece os principais impactos da poluição do ar?

    Os poluentes atmosféricos podem ser divididos em dois grupos: os primários e os secundários.
    – Poluentes primários: aqueles emitidos diretamente por uma fonte de poluição, como os gases que saem de um veículo automóvel ou de uma fábrica, por exemplo.
    – Poluentes secundários: são aqueles que sofrem reações químicas na atmosfera, ou seja, são formados a partir da interação do meio.

    Impactos da poluição do ar

    Impactos da poluição do ar
    Principais impactos da poluição do ar

    Saúde: Respirar ar poluído pode afetar quase todos os órgãos do corpo, causando até mesmo mortes prematuras. Isso porque a poluição do ar, também pode estar associada a uma diminuição da capacidade do sistema imunológico, o que acaba por favorecer problemas de saúde.

    Mudanças climáticas: Frequentemente chamados de poluentes climáticos de vida curta (PCVCs), o carbono negro (um componente do PM), o ozônio troposférico e o metano contribuem tanto para o aquecimento global quanto para a poluição do ar. Segundo a Coalizão Clima e Ar Limpo, esses três poluentes altamente potentes são responsáveis por entre 30% e 40% do aquecimento do planeta até o momento. Assim como o dióxido de carbono (CO2), eles devem ser controlados para limitar o aumento da temperatura média global a 1,5°C e evitar impactos climáticos catastróficos, como a elevação do nível do mar e a insegurança hídrica. Alterações na precipitação, redução da radiação e da iluminação, assim como o aumento da temperatura.

    Água
    O aumento da temperatura terrestre, em função das emissões de CO2, esquenta a água, provocando uma diminuição de seu nível de oxigênio. A poluição do ar também provoca um desequilíbrio no ciclo hidrológico, uma vez que podem ocorrer alterações nos padrões de chuva, intensidade das monções, diminuição da intensidade de radiação solar, impacto na taxa de evaporação e transporte da água.

    Além disso, a poluição atmosférica contribui para o fenômeno de chuva ácida, que é o aumento da acidez devido à elevada concentração de óxidos de enxofre e nitrogênio na atmosfera. Estes óxidos juntamente com o óxido de carbono são chamados de óxidos ácidos, porque em contato com a água da chuva, formam ácidos e são liberados para atmosfera por queima de combustíveis fósseis em decorrência de atividades antrópicas.

    Energia renovável: Os rendimentos da geração de energia solar também diminuem em áreas com alta concentração de material particulado, isso porque a luz do sol não consegue penetrar completamente no smog, reduzindo a produção de energia de painéis solares. 

    Estudos na Índia e na China revelam perdas de até 25% do rendimento potencial nas áreas mais afetadas, onde a poluição chega a custar em média 11 GW de energia anualmente.

    A poluição impacta a geração solar em três diferentes formas: o acúmulo sobre a superfície das placas, a dispersão/absorção da luz pelas partículas de aerossol e a formação de nuvens causada pela reação química dos poluentes.

    Produção de alimentos:
    As mudanças causadas pela poluição do ar afetam a produtividade agrícola com possíveis efeitos sobre a produção de alimentos como o milho, a soja, o trigo, o café e laranjas, que são fundamentais para a sobrevivência da economia do país.

    De acordo com a revista Superinteressante, a maior parte da poluição gerada pela agricultura vem da amônia. Essa substância é usada para fabricar fertilizantes, mas pode ser produzida naturalmente através da decomposição de materiais orgânicos, como esterco e restos de comida. 

    Para saber mais sobre como a poluição do ar afeta a produção de alimentos, basta clicar aqui e conferir nosso conteúdo aqui do Blog.

    Danos aos animais: Cães, gatos, coelhos, mamíferos que, como os humanos, sofrem com os efeitos das partículas finas e óxido de azoto, a longo prazo podem sofrer ou terem agravadas doenças respiratórias. A poluição do ar também favorece a aparição de cânceres e tumores, além de causar a morte precoce dos animais.

    Mas se o perigo está no ar que respiramos, como se proteger? 

    Impactos da poluição do ar
    Principais impactos da poluição do ar

    Cuidar da qualidade do ar externo pode não ser uma tarefa fácil, entretanto, algumas ações simples podem ser feitas para melhorar a qualidade do ar de ambientes internos, já que a maior parte do nosso tempo estamos confinados em alguma sala.

    Algumas ações como a ventilação dos espaços fechados já podem contribuir para melhorar a qualidade do ar de ambientes internos. Para quem utiliza ar condicionado, a lei obriga que seja instalado um sistema composto de ventilador e filtros (Insuflador), que atuam com o objetivo de renovar esse ar.

    Para deixar esse cuidado ainda mais especial, nada melhor do que poder contar com uma família que tem como propósito levar saúde aos ambientes internos.

    A Sicflux conta com uma equipe de profissionais altamente qualificada para entregar as melhores soluções em renovação de ar para ambientes internos. Além de produtos certificados e garantia de qualidade.

    Quer tornar o seu ambiente mais saudável e com a renovação de ar que necessita? Entre em contato com um de nossos especialistas e vamos conversar!

    FONTES:
    – www.wribrasil.org.br/pt/blog/2019/06/5-impactos-pouco-conhecidos-da-poluicao-do-ar-atmosferica
    – www.mundoeducacao.uol.com.br/biologia/poluicao-ar.htm#:~:text=A%20polui%C3%A7%C3%A3o%20do%20ar%20pode,ele%20%C3%A9%20impr%C3%B3prio%20e%20nocivo.
    – www.hidroplan.com.br/blog/3152/poluicao-do-ar
    – www.ihu.unisinos.br/78-noticias/591172-poluicao-do-ar-e-inimiga-da-geracao-de-energia-solar-na-china

    Acesse nossa loja virtual!

    Este conteúdo foi uma colaboração de:

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente