fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Qualidade do ar como prevenção de uma nova pandemia

    Qualidade do ar como prevenção de uma nova pandemia
    Qualidade do ar como prevenção de uma nova pandemia

    A humanidade já enfrentou várias pandemias ao longo da história e nenhuma deixou de ser avassaladora. Peste de Justiniano, um dos primeiros casos de pandemia registrado, seguindo da Peste Negra, Gripe Russa, Gripe Espanhola… Histórias de terror que nos colocam a pensar sobre a existência de novos vírus e como será o futuro da humanidade após a pandemia do novo Coronavírus.

    Diversas são as causas para o aparecimento de pandemias, e uma coisa não podemos negar: A qualidade do ar que respiramos tem uma grande parcela de culpa.  Não é de hoje que pesquisadores reconhecem a influência dos fenômenos de poluição na proliferação de doenças contagiosas.

    Além disso, outros fatores podem estar por trás do surgimento de pandemia, a maioria deles, infelizmente, causados pelo nosso próprio estilo de vida. O desmatamento e extinção de espécies, a expansão desenfreada da agricultura, por exemplo, estão associados à emergência de zoonoses — doenças transmitidas de animais para humanos, como também acredita ser a Covid-19.

    Impactos causados por novas pandemias

    Impactos causados por novas pandemias
    Impactos causados por novas pandemias

    Embora as doenças de animais para humanos já causem cerca de 700.000 mortes a cada ano, o potencial para futuras pandemias é vasto. Acredita-se que até 1,7 milhão de vírus não identificados do tipo conhecido por infectar pessoas ainda existam em mamíferos e aves aquáticas. Qualquer um desses poderia ser a próxima ‘Doença X’ (conceito da Organização Mundial da Saúde (OMS) para algo inesperado ou desconhecido que ainda pode aparecer). – potencialmente ainda mais perturbador e letal do que Covid-19.

    Se não tivermos cuidado com o impacto potencial das escolhas que fazemos hoje, as pandemias futuras podem ocorrer com mais frequência, se espalhar mais rapidamente, ter um impacto econômico maior e causar ainda mais mortes.

    Além disso, enquanto lidamos com a pandemia, as mudanças climáticas continuam avançando e causando diversos prejuízos ao ecossistema. Isso porque além dos fenômenos naturais como terremotos e tempestades de areia que geram essas mudanças, o ser humano vem contribuindo muito com a poluição do ar através do seu estilo de vida.

    Em suma, a pandemia do novo Coronavírus nos trouxe – e esperamos que sim – a necessidade de olharmos para o nosso planeta de uma forma mais humanitária, mudando nossos comportamentos e estilo de vida.

    O que podemos fazer para evitar uma nova pandemia?

    O que podemos fazer para evitar uma nova pandemia?
    O que podemos fazer para evitar uma nova pandemia?

    Através de um artigo publicado na revista Science em maio, cientistas falaram da necessidade de uma “mudança de paradigma” no combate a patógenos aerotransportados como o vírus que causa a Covid-19.

    Essa mudança exige o reconhecimento de que infecções respiratórias podem ser evitadas melhorando ambientes internos com sistemas de ventilação. “O ar pode conter vírus assim como a água e as superfícies”, disse o coautor Shelly Miller, professor de engenharia mecânica e ambiental.

    Os pesquisadores pedem para estender as diretrizes de qualidade do ar interno para incluir patógenos transportados pelo ar e também pensar na necessidade de controlar os riscos da transmissão aérea de infecções respiratórias… “O ar nos prédios é compartilhado – não é um bem privado, é um bem público. E precisamos começar a tratá-lo assim”, explicou Miller.

    Lidia Morawska, autora principal do artigo e diretora do Laboratório Internacional de Qualidade do Ar e Saúde da Universidade de Tecnologia de Queensland, argumentou que é preciso mudar a percepção e observou que o custo global mensal da Covid-19 foi estimado em US$ 1 trilhão, além disso o custo da gripe apenas nos EUA excedeu US$ 11,2 bilhões anualmente na pandemia.

    Ademais, os sistemas de ventilação devem ser controlados para se ajustar às diferentes ocupações e também às diferentes atividades e taxas de respiração. Já para espaços que não podem melhorar a ventilação a um nível adequado para o uso, Morawska disse que a filtragem do ar e desinfecção serão necessárias.

    Solução

    O que podemos fazer para evitar uma nova pandemia?
    Qualidade do ar como prevenção de uma nova pandemia

    A solução recomendada da Sicflux é a instalação de sistemas de renovação e filtragem do ar adequados em ambientes com alta rotatividade de pessoas, conforme normas técnicas e legislação do país, para utilização de equipamentos de purificação que são insufladores para tomada de ar externo com filtros de alta eficiência, como a linha de produtos FH e GFR, com baixo consumo de energia e super silenciosos.

    Além disso, lançamos recentemente mais uma alta tecnologia que pode auxiliar na qualidade do ar em ambientes internos e com muita circulação de pessoas, o Airbox Sicflux.

    Aprovado por laboratórios renomados como o Conforlab (BRA) e UTMB (USA), o Sicflux AirBox é  um produto inovador, com uma tecnologia de ponta, que através da célula Active Pure – Ecoquest produz um gás (H2O2) que esteriliza de forma ativa o ar do ambiente fechado reduzindo as concentrações de microrganismos como vírus, bactérias, fungos, compostos orgânicos voláteis e material particulado, tais como partículas finas de poluição, devolvendo ao ambiente um ar tratado, carregado de peróxido de hidrogênio de forma constante.

    O Airbox é totalmente seguro para pessoas e animais domésticos, não havendo nenhuma restrição em uso do produto.

    Ainda não conhece essa nova tecnologia? Entre em contato com um de nossos especialistas e vamos conversar!

    FONTES:
    – https://olhardigital.com.br/2021/05/14/coronavirus/para-evitar-outra-pandemia-estudo-diz-que-devemos-regular-a-qualidade-do-ar/
    – http://www.cp2.g12.br/blog/niteroi/files/2020/04/Pandemias-na-Historia.pdf
    – https://ipbes.net/covid19stimulus
    – https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2020/05/05/pandemia-incide-no-ano-mais-importante-da-historia-da-humanidade-serao-proximas#:~:text=Embora%20se%20estime%20que%20doen%C3%A7as,em%20mam%C3%ADferos%20e%20p%C3%A1ssaros%20aqu%C3%A1ticos.

    Acesse nossa loja virtual!

    Este conteúdo foi uma colaboração de:

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente