fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Qualidade do ar deficiente e a saúde do trabalhador

    Qualidade do ar deficiente e a saúde do trabalhador
    Qualidade do ar deficiente e a saúde do trabalhador

    Você já passou por um momento grande de estresse e alta jornada de trabalho que lhe causou dores de cabeça, ou mesmo precisou se afastar por motivos maiores de saúde? Você sabia que, além desses fatores, a qualidade do ar deficiente também pode afetar a saúde do trabalhador?

    Conforto térmico X Saúde do trabalhador

    Qualidade do ar deficiente e a saúde do trabalhador

    Não são só as pessoas e o ambiente colaborativo que faz um funcionário ter saúde e um bom desempenho no trabalho, o conforto térmico e a boa qualidade do ar também tem um papel fundamental nisso.

    Mas, para proporcionar uma boa qualidade do interno, é preciso que os empregadores tomem atitudes importantes e urgentes.

    Segundo Eduardo Bertomeu, Engenheiro, consultor da Sicflux e presidente do DN Ventilação da ABRAVA, não só o absenteísmo prejudica a empresa, mas o próprio colapso e paralização da mesma que pode ser ocasionado pela transmissão de doenças em ambientes com renovação de ar e QAI deficiente.

    Como sempre, ao analisar um tópico como este precisamos mensurar o seu impacto com amplitude, considerando sobretudo o desempenho das pessoas e da própria empresa.

    Qualidade do ar no ambiente de trabalho – uma obrigação do empregador

    Qualidade do ar deficiente e a saúde do trabalhador

    Muita gente não sabe, mas proporcionar conforto térmico no ambiente de trabalho não é apenas uma opção para o empregador – é uma obrigação. Nos artigos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que regulam o tema, mostra-se claramente a responsabilidade do empregador de oferecer condições favoráveis aos trabalhadores.

    De acordo com o Artigo 176, os locais de trabalho devem ter ventilação natural compatível com o serviço realizado. E quando esta não for suficiente, torna-se necessária a ventilação artificial.

    Segundo a NR17, do Ministério do Trabalho, a temperatura do ambiente de trabalho onde são executadas atividades intelectuais como nos laboratórios, escritórios, sala de desenvolvimento e projetos, deve ficar entre 20 e 23 graus centígrados, com umidade relativa inferior a 40%. Já a norma ISO 9241, estabelece que o ideal é manter a temperatura entre 20 e 24 graus no verão e 23 e 26 no inverno, com umidade relativa entre 40% e 80%.

    Renovação de ar e eficiência energética

    Ainda segundo Eduardo Bertomeu, apesar dos benefícios evidentes, a renovação de ar através da injeção de ar externo nos ambientes, dependendo da época do ano, traz consigo a carga térmica proveniente do ar quente que deve ser dissipada pelo sistema de ar condicionado, consumindo energia. Para minimizar este aumento do consumo de energia e melhorar a eficiência do ar condicionado, podemos lançar mão de inúmeros processos, como controle de níveis de CO2, recuperadores de calor, utilização dos limites da carta psicométrica de conforto, free-cooling, entre outros recursos.

    Todavia, nem sempre isto significa aumento dos custos da empresa. Aqui vai uma provocação: renovação de ar e a consequente melhoria da qualidade do ar interior (QAI) é um custo inevitável ou pode ser um benefício que incrementa o desempenho dos ocupantes do ambiente e da própria empresa?

    Não podemos negligenciar os chamados custos ocultos que impactam no resultado da empresa decorrente de uma QAI insatisfatória, entre os quais podemos ressaltar o absenteísmo causado por doenças transmissíveis ou crônicas, decréscimo da capacidade intelectual e o próprio ânimo das pessoas por habitar ambientes com renovação de ar deficiente.

    Finalmente, não precisamos aumentar levianamente a renovação de ar e consumo de energia nas instalações, basta seguir as normas técnicas que tratam do tema.

    Sistemas de ar condicionado e a lei em vigor 13.589/2018

    Qualidade do ar deficiente e a saúde do trabalhador

    A Lei em vigor 13.589/2018 determina que todos os edifícios – públicos ou privados – são obrigados a realizar a manutenção de seus sistemas de ar condicionado, isso para novas e atuais instalações de ar condicionado. O objetivo é garantir a boa qualidade do ar interior, considerando padrões de temperatura, umidade, velocidade, taxa de renovação e grau de pureza do ar.

    A Lei também requisita que ambientes com ar condicionado tipo SPLIT tenham renovação de ar, onde deve ser adicionado um sistema composto de ventilador e filtros (Insuflador).

    Obedecer à lei e cuidar da qualidade do ar em locais de trabalho é o segredo para manter a produtividade, desempenho e a saúde do trabalhador.  

    Como está a qualidade do ar da sua empresa?

    A Sicflux oferece uma vasta linha de equipamentos para renovação de ar, que sozinho ou em conjunto com o ar condicionado, oferecem uma melhor qualidade do ar para o seu local de trabalho.

    FONTES
    – www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6514.htm#:~:text=Do%20Conforto%20T%C3%A9rmico-,Art%20.,Art%20.
    – www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr17.htm
    – https://qrcgcustomers.s3-eu-west-1.amazonaws.com/account7065785/15611385_1.pdf?0.3063469056630568

    Acesse nossa loja virtual!

    Este conteúdo foi uma colaboração de:

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente