fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Qualidade do ar em ambiente de trabalho

    Qualidade do ar em ambiente de trabalho

    Você já se deu conta de que passamos mais tempo no trabalho do que dentro de casa com nossa família? Eu aposto que sim… E na qualidade do ar em ambiente de trabalho, você já parou para pensar?

    Agora, durante a pandemia, a importância de um ar limpo e puro ganhou ainda mais destaque. Isso porque a inflamação causada pela má qualidade do ar afeta os brônquios e aumenta a tendência de aparecer uma infecção por bactérias ou vírus como o que causa a Covid-19. Além disso, a exposição prolongada em ambientes com ar contaminado pode causar ou até mesmo agravar quadros de doenças respiratórias.

    Qualidade do ar em tempos de pandemia

    Qualidade do ar em ambiente de trabalho

    Em uma espécie de manifesto publicado na revista Science, pesquisadores pediram uma “mudança de paradigma” na forma como os cidadãos e funcionários do governo pensam sobre a qualidade do ar que respiramos. Os cientistas e engenheiros dizem que, embora os governos tenham regulamentações sobre a segurança dos alimentos, saneamento e água potável, há muito menos ênfase nos patógenos no ar.

    O momento da convocação dos cientistas para a ação coincide com a reabertura em grande escala do país, à medida que os casos de Coronavírus diminuem drasticamente.

    A pesquisa acumulada coloca o ônus sobre os legisladores e engenheiros de construção para fornecer ar limpo em prédios públicos e para minimizar o risco de infecções respiratórias.

    Atender às recomendações do grupo exigiria novos padrões de qualidade do ar no local de trabalho, mas os cientistas sustentaram que os remédios não precisam ser onerosos. A qualidade do ar em prédios pode ser melhorada com alguns consertos simples, tais como: adicionar filtros aos sistemas de ventilação existentes, usar filtros de ar portáteis e luzes ultravioleta – ou até mesmo abrir as janelas sempre que possível.

    O Dr. Morawska liderou um grupo de 239 cientistas que no ano passado apelou à Organização Mundial da Saúde para reconhecer que o Coronavírus pode se espalhar em pequenas gotas, ou aerossóis, que flutuam pelo ar. A OMS insistiu que o vírus se espalha apenas em gotículas maiores e mais pesadas e ao tocar em superfícies contaminadas, contradizendo sua própria regra de 2014 de presumir que todos os novos vírus estão no ar.

    Em 9 de julho, a OMS admitiu que a transmissão do vírus por aerossóis poderia ser responsável por “surtos de Covid-19 relatados em alguns ambientes fechados, como restaurantes, boates, locais de culto ou locais de trabalho onde as pessoas podem estar gritando, conversando ou cantando ”, mas apenas a curta distância.

    A pressão para agir na prevenção da propagação aerotransportada aumentou recentemente. Em fevereiro, mais de uma dúzia de especialistas solicitaram ao governo Biden que atualizasse os padrões do local de trabalho para ambientes de alto risco, como frigoríficos e prisões, onde os surtos da Covid têm sido galopantes.

    Em 30 de abril, a OMS avançou e permitiu que, em espaços mal ventilados, os aerossóis “possam permanecer suspensos no ar ou viajar mais de 1 metro (longo alcance) ”. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, que também demoraram a atualizar suas diretrizes, reconheceram na semana passada que o vírus pode ser inalado em ambientes fechados, mesmo quando uma pessoa está a mais de dois metros de distância de um indivíduo infectado.

    Os riscos de um ambiente fechado e sem renovação do ar

    Qualidade do ar em ambiente de trabalho

    Quando o assunto é contaminação do ar, sabemos que o ar condicionado pode tornar-se um verdadeiro vilão no ambiente, quando não há renovação do ar.

    Para se ter uma ideia, em 2020, 21 mil trabalhadores se infectaram por covid-19 exercendo tarefas em seu ambiente de trabalho, de acordo com o Observatório Digital de Segurança e Saúde no Trabalho, uma parceria entre a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Ministério Público do Trabalho (MPT).

    Não é à toa que órgãos como a ANVISA possuem normas rígidas para que a manutenção seja feita nesses equipamentos por meio do Plano de Manutenção Operação e Controle (PMOC) — um complicado de informações e documentos que atendem uma determinação da RE 09 do Ministério da Saúde.

    Considerando a Portaria GM/MS Nº 3523 de 28 de agosto de 1998 e a Resolução RE/ANVISA Nº 09 de 16 de Janeiro de 2003, que dispõe sobre a Qualidade do Ar de Interiores, tendo como foco a preocupação com a saúde dos trabalhadores em ambientes climatizados.

    A norma é, basicamente, uma reunião de todos os procedimentos que envolvem a verificação do estado de limpeza, conservação e manutenção de integridade dos diversos componentes dos sistemas de climatização. Além disso, ele determina quando é necessário realizar as substituições nos momentos mais adequados.

    Para saber mais sobre o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), confira o material que postamos aqui no nosso blog, clicando aqui.

    Solução para empresas pós pandemia

    Solução para empresas pós pandemia

    Outra opção é instalar nos ambientes um aparelho que elimine agentes causadores de doenças que pairam no ar. Recém lançamos no mercado um produto específico para tratamento do ar – o AirBox – projetado para destruir infestação aérea de vírus e bactérias, eliminar odores e principalmente para trazer segurança a ambientes que possuem rotatividade de pessoas.

    Aprovado por laboratórios renomados como o Conforlab (BRA) e UTMB (USA), o Sicflux AirBox é  um produto inovador, com uma tecnologia de ponta, que através da célula Active Pure – Ecoquest – creditada pelo Space Technology da NASA, produz um gás (H2O2) que esteriliza de forma ativa o ar do ambiente fechado reduzindo as concentrações de microrganismos como vírus, bactérias, fungos, compostos orgânicos voláteis e material particulado, tais como partículas finas de poluição, devolvendo ao ambiente um ar tratado, carregado de peróxido de hidrogênio de forma constante.

    O Airbox é totalmente seguro para pessoas e animais domésticos, não havendo nenhuma restrição em uso do produto.

    Além disso, a Sicflux oferece ainda cursos e palestras voltadas a qualidade do ar interno, destacando a importância da renovação, assim como as principais causas e efeitos dos ambientes sem a renovação adequada.

    Quer ficar por dentro de todas as tendências de renovação do ar e manter a saúde do seu espaço?

    Entre em contato conosco e vamos conversar!

    FONTES:
    – www.nytimes.com/2021/05/13/health/aerosols-covid-workplace.html?smtyp=cur&smid=tw-nytimes
    – www.agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-04/em-2020-21-mil-pegaram-covid-19-em-ambientes-de-trabalho
    – www-bbc-com.cdn.ampproject.org/c/s/www.bbc.com/news/science-environment-57102372.amp

    Acesse nossa loja virtual!

    Este conteúdo foi uma colaboração de:

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente