fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Qualidade do ar em dias secos e o aumento da poluição

    Qualidade do ar em dias secos e o aumento da poluição
    Qualidade do ar em dias secos e o aumento da poluição

    Você sabia que a combinação de baixa umidade relativa do ar, temperaturas elevadas e a fumaça proveniente de queimadas tornam a qualidade do ar que respiramos prejudicial à saúde e bem-estar?

    As condições meteorológicas são fatores decisivos que influenciam a qualidade do ar, o controle dos processos atmosféricos ou a influência na dispersão dos poluentes emitidos na atmosfera.

    Além do aumento da poeira em suspensão, outro poluente que aumenta em dias secos, com ar parado é o ozônio. Este é um poluente que surge em dias ensolarados e sem nuvens. O excesso de ozônio no ar pode causar problemas como dor de cabeça e irritação nos olhos, entre outros transtornos.

    Além disso, a qualidade do ar é diretamente afetada pela distribuição e intensidade das emissões atmosféricas e industriais de poluentes. Nas áreas centrais das grandes cidades, o escapamento de automóveis desempenha um papel fundamental na poluição do ar, enquanto o escapamento industrial afeta muito a qualidade do ar em áreas específicas.

    Os principais poluentes encontrados nas grandes cidades, e que servem como indicadores da qualidade do ar são: material particulado (MP), dióxido de enxofre (SO2), monóxido de carbono (CO), ozônio (O3), óxidos de nitrogênio (NOx).

    Aumento da temperatura e a qualidade do ar

    Aumento da temperatura e a qualidade do ar

    De acordo com orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice adequado de umidade do ar deve ficar entre 50% e 80%. Quando está abaixo de 30%, os riscos à saúde aumentam, causando desconforto físico ou mesmo desencadeando doenças. Além disso, a baixa umidade agrava ainda mais os efeitos da poluição, já que a dispersão dos gases poluentes é dificultada. 

    Em dias em que a umidade do ar é baixa e a concentração de poluentes é alta, por exemplo, é comum ocorrerem complicações respiratórias devido ao ressecamento das mucosas, provocando sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e até irritação dos olhos.

    A onda de calor já quebrou vários recordes de temperatura máxima em setembro. O fenômeno decorre da presença de um anticiclone (área de alta pressão) que favorece a formação de condições climáticas adversas, colocando em alerta várias regiões.

    Esse fenômeno pode causar hipertermia, uma condição onde o corpo humano absorve mais calor do que é capaz de dissipar, causando uma elevação extrema da temperatura corporal.

    A chance de formação de incêndios florestais também aumenta e traz um risco ainda maior para os biomas nativos e especialmente para o pantanal brasileiro, que já registrou recordes de queimadas nos últimos meses. Isso ocorre porque a falta de chuva e o ar quase parado contribuem para o aumento da concentração de poluentes e queimadas.

    Principais cuidados a serem tomados em período de seca e baixa umidade do ar

    Principais cuidados a serem tomados em período de seca e baixa umidade do ar
    Qualidade do ar em dias secos e o aumento da poluição

    – Hidratação do corpo: beber bastante líquidos que incluem água, água de coco, ou sucos da fruta;
    – Manter uma alimentação leve com frutas e legumes e baixa ingestão de sal e açúcares;
    – Para atividades ao ar livre, priorizar os horários em que a umidade esteja menos crítica, no início da manhã ou fim de tarde;
    – Evitar exposição ao sol das 10h às 16h;
    – O nariz e os olhos também precisam de hidratação. Com orientação médica, é recomendado utilizar colírio para os olhos e hidratantes nasais;
    – Colocar toalhas molhadas, baldes ou bacias com água pela casa deixam o ambiente úmido e melhoram a respiração.

    A Sicflux se preocupa em cuidar da sua saúde. Por isso, conta com uma equipe de profissionais altamente qualificada para entregar as melhores soluções em renovação de ar para ambientes internos. Além de produtos certificados e garantia de qualidade. Quer tornar o seu ambiente mais saudável e com a renovação de ar que necessita? Venha conversar com um de nossos especialistas.

    Acesse nossa loja virtual!

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente