fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Razões para cuidar da qualidade do ar em clínicas e consultórios

    Razões para cuidar da qualidade do ar em clínicas e consultórios
    Razões para cuidar da qualidade do ar em clínicas e consultórios

    A contaminação de bactérias pelo ar pode ocorrer de diversas formas. Em ambientes como clínicas e consultórios, por exemplo, essa contaminação pode ocorrer através da geração de gotículas como tosse, espirro, aspiração de secreções e alguns procedimentos médicos. Também pode ocorrer através da interação habitual entre pacientes, ou por transmissão aérea por partículas dispersas no ar. Ainda assim, nota-se que não estão claras as razões para cuidar da qualidade do ar em clínicas e consultórios, o que preocupa e coloca em risco a saúde de muitas pessoas. 

    Risco para os pacientes 

    Quando você não está se sentindo bem e precisa de atendimento médico, você vai até o hospital, certo? Neste momento, sua imunidade pode estar baixa, e consequentemente mais suscetível a doenças… Agora imagine você nessas condições e ainda precisar entrar em um ambiente que pode estar cercado de vírus e bactérias? Sem dúvida alguma, seu quadro de saúde sofreria uma piora.

    Risco para médicos e profissionais 

    Razões para cuidar da qualidade do ar em clínicas e consultórios

    Se os pacientes já podem ser muito prejudicados pela má qualidade do ar em estabelecimentos como clínicas e consultórios, imagine os médicos e profissionais de saúde, que passam longas horas nesse mesmo ambiente. Preocupante, né? 

    Recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou um relatório com 12 bactérias perigosas presentes em clínicas e consultórios, e que são resistentes a antibióticos. O relatório é dividido em três categorias: crítico, alto e médio. Vejamos: 

    Prioridade 1: CRÍTICO
    Acinetobacter baumannii – infecções hospitalares em geral
    Pseudomonas aeruginosa – infecções hospitalares em geral
    Enterobacteriaceae – infecções hospitalares em geral

    Prioridade 2: ALTO 
    Enterococcus faecium – infecções hospitalares em geral
    Staphylococcus aureus – infecções cutâneas e sanguíneas, pneumonia
    Helicobacter pylori – úlceras no estômago e câncer
    Campylobacter spp. – diarreia
    Salmonellae – diarréia
    Neisseria gonorrhoeae – gonorreia 

    Prioridade 3: MÉDIO 
    Streptococcus pneumoniae – pneumonia
    Haemophilus influenzae – meningite, pneumonia em crianças, infecções sanguíneas
    Shigella spp. – diarreia 

    Clínicas e consultórios: Um ambiente que precisa de segurança

    O que não faltam são motivos para cuidar da qualidade do ar em clínicas e consultórios!

    Sendo assim, a utilização dos aparelhos de ar condicionado devem obedecer alguns parâmetros e requisitos básicos, caso contrário, de nada adianta o ar condicionado. A lei 13.589/2018, sancionada em 4 de janeiro de 2018, tornou obrigatória a manutenção de ar condicionado dentro de prédios públicos e privados coletivos – que também incluem ambientes hospitalares.

    Todo ambiente com o sistema de ar condicionado deve respeitar os parâmetros de TEMPERATURA, UMIDADE, VELOCIDADE DO AR E TAXA DE RENOVAÇÃO, parâmetros que garantem a boa qualidade do ar interno.

    O objetivo é garantir a boa qualidade do ar interior, considerando padrões de temperatura, umidade, velocidade, taxa de renovação e grau de pureza do ar. A Lei também requisita que ambientes com ar condicionado tipo SPLIT tenham renovação de ar, onde deve ser adicionado um sistema composto de ventilador e filtros – Insuflador.

    É preciso investir em soluções eficientes de filtragem e renovação do ar interna, que atendam as normas técnicas que ofereçam a qualidade do ar necessária em ambientes como clínicas e consultórios médicos. E nada melhor do que contar com uma empresa que entende do assunto. 

    A Sicflux conta com uma equipe de engenharia qualificada para entregar as melhores soluções em renovação de ar para ambientes climatizados. Contando com atendimento personalizado para atender a diversas necessidades.

    Inclusive, recentemente lançamos no mercado um produto específico para esse segmento – o AirBox – projetado para destruir infestação aérea de vírus e bactérias, eliminar odores e principalmente para trazer segurança a ambientes comerciais que possuem rotatividade de pessoas. 

    Aprovado por laboratórios renomados como o Conforlab (BRA) e UTMB (USA), o Sicflux AirBox é um produto inovador, com uma tecnologia de ponta, que através da célula Active Pure – Ecoquest produz um plasma (peróxido de hidrogênio) que esteriliza constantemente de forma ativa o ar do ambiente fechado que possuir uma concentração de microrganismos como vírus, bactérias, fungos, compostos orgânicos voláteis e material particulado, tais como partículas finas de poluição.

    Além disso, temos também o insuflamento FH versão com filtro incorporado para tomada de ar externo, que realiza a filtragem do ar externo e o insufla no ambiente. A linha FH é ultra compacta, com baixo ruído e conta com a possibilidade de compartimento para uso da lâmpada fotocatalítica da ECOQUEST, tecnologia que atua na inativação de vírus, fungos e bactérias no ambiente e nas superfícies.

    Entre em contato com um de nossos especialistas para saber mais! 


    FONTE
    super.abril.com.br/saude/as-12-bacterias-mais-letais-do-mundo-segundo-a-oms/

    Este conteúdo foi uma colaboração de:

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente