fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Riscos do monóxido de carbono presentes em estacionamentos fechados

    Riscos do monóxido de carbono presentes em estacionamentos fechados

    Estacionar o carro em garagens é uma boa opção para evitar que o veículo fique na rua correndo riscos, não é mesmo? Mas você sabia que, dentro de garagens e estacionamentos, quem pode estar correndo grandes riscos é você? Isso mesmo! O risco existe devido à presença de monóxido de carbono e compostos voláteis de combustíveis. Continue com a gente e veja os riscos do monóxido de carbono presentes em estacionamentos fechados.

    O que é o monóxido de carbono?

    O monóxido de carbono (CO) consiste em um gás inflamável, incolor e inodoro, altamente tóxico para o organismo humano, além de ser um dos principais contribuintes para o efeito estufa.

    As fontes emissoras de monóxido de carbono mais frequentes e que lançam maior concentração do gás na atmosfera (milhões de toneladas) são as queimadas, que ocorrem em florestas do mundo todo, e o gás emitido do escapamento dos veículos. Agora imagine qual a quantidade desse gás presente em estacionamentos, onde ficam, todos os dias, centenas de carros estacionados.

    Esse gás, quando liberado, dificulta o transporte de oxigênio no organismo, causando sérios problemas para o sistema nervoso, respiratório e cardiovascular.

    Riscos da inalação do monóxido de carbono presentes em estacionamentos fechados

    Riscos da inalação do monóxido de carbono presentes em estacionamentos fechados

    De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), quando inalado, as moléculas de monóxido de carbono se ligam à hemoglobina presente no sangue. Isso dificulta a circulação e distribuição do oxigênio – essencial para vida humana – no corpo. É uma morte por asfixia.

    Após sua inalação, o monóxido de carbono pode causar leves sintomas de envenenamento, que podem ser percebidos por dores de cabeça e até falhas na respiração. Uma exposição rápida ao gás pode levar a desmaios, sensação de confusão, náusea e dores de cabeça.

    Os riscos do monóxido de carbono presentes em estacionamentos fechados aumentam quando a inalação se prolonga por mais tempo.  Os sintomas agravam-se e podem causar intoxicação do sistema nervoso central, convulsões, diminuição na frequência cardíaca e na respiração, provocando a morte do organismo.

    Padrões de qualidade do ar

    Padrões de qualidade do ar

    Os padrões de qualidade do ar nacionais foram firmados em 1976 pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e aprovados pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Em abril de 2013 foi publicado o Decreto nº 51113, que possui parâmetros da qualidade do ar mais rigorosos.

    No caso do monóxido de carbono, o padrão estadual chega a 9 ppm para um tempo de amostragem de 8 horas. Quanto ao índice de qualidade do ar adotado pela Cetesb – Companhia de de Tecnologia de Saneamento Ambiental, a qualificação do CO no ar, para 8 horas de amostragem é:

    – Boa: 9 ppm;
    – Moderada: 9 a 11 ppm;
    – Ruim: 11 a 13 ppm;
    – Muito ruim: 13 a 15 ppm;
    – Péssima: mais de 15 ppm.

    Segundo um manual da ASHRAE, não se deve confiar na ventilação natural em ambientes onde há riscos pela concentração de contaminantes como o monóxido de carbono em garagens, pois a ventilação natural é aleatória e difícil de ser controlada.

    Como reduzir os riscos do monóxido de carbono presentes em estacionamentos

    Riscos do monóxido de carbono presentes em estacionamentos fechados

    Se o estacionamento não conta com renovação do ar adequada, é hora de inserir tecnologias ativas que possam fazer esse trabalho. A solução recomendada da Sicflux é a implementação de um projeto de ventilação realizado por um engenheiro mecânico que toma parâmetros normativos como quantidade de veículos, pessoas, volume da garagem, etc.

    Para melhorar a qualidade do ar desses locais, é necessário investir em equipamentos de climatização e renovação do ar. Modelos como VRG tem perfil reduzido, ocupando pouca altura do pé direito das garagens, que costuma ser baixo e onde não é possível utilizar dutos. É possível associar o sistema com ventiladores maiores como Titans LD, onde o LD é responsável por garantir a entrada de volume de ar necessário para dentro da garagem e o VRG garante a movimentação do ar em todos os pontos internos, evitando ilhas de alta concentração de CO em regiões de estagnação do ar como cantos de parede e colunas.

    Que tal iniciar esse ano cuidando mais da saúde? A Sicflux conta com um time de especialistas que podem te auxiliar na escolha do melhor produto para renovação e manter a boa qualidade do ar de garagens e estacionamentos fechados.  Entre em contato para saber mais!

    Este conteúdo foi uma colaboração de:

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente