fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Riscos dos Compostos Orgânicos Voláteis presentes na construção civil

    Riscos dos Compostos Orgânicos Voláteis presentes na construção civil

    Os compostos orgânicos voláteis (COVs) são uma classe de compostos químicos que se evaporam facilmente e podem ser encontrados em muitos produtos de uso comum, como solventes, tintas e vernizes. Também estão presentes em novas construções, causando preocupação devido ao seu risco de causar problemas de saúde e bem-estar. Os riscos dos Compostos Orgânicos Voláteis presentes na construção civil surgem devido a sua liberação durante o processo de fabricação ou aplicação de produtos químicos na construção.

    Como os compostos orgânicos voláteis podem afetar a saúde em construções

    Os riscos dos compostos orgânicos voláteis (COV) são bem conhecidos na construção. São substâncias químicas que evaporam facilmente e podem causar danos à saúde. Exposição a compostos orgânicos voláteis (COV) pode causar efeitos adversos à saúde. Sintomas típicos incluem dor de cabeça, tontura, náuseas, irritação nos olhos, garganta e pele. 

    A presença de níveis elevados de compostos orgânicos voláteis, inclusive, pode contribuir para a Síndrome do Edifício Doente, condição na qual a má qualidade do ar interno afeta a saúde dos ocupantes do edifício. 

    Principais fontes de compostos orgânicos voláteis 

    Podemos encontrar os compostos orgânicos voláteis em solventes em geral, repelentes, produtos de limpeza, maquiagem e cosméticos, pesticidas, roupas lavadas a seco, tintas, móveis, carpetes, papel carbono, cola, combustíveis, marcadores permanentes e até em pranchas de surf. Em resumo, todo material que possui carbono em sua composição e temperatura de ebulição de 50º a 260ºC. 

    Em construções, os COV podem prover de materiais de construção, adesivos, tintas e vernizes. As fontes de COV podem ser ativadas pelo calor, luz solar, radiação ultravioleta, atrito, chama ou pelo simples processo de evaporação.

    A importância de monitorar os níveis de compostos orgânicos voláteis (COV) presentes na construção civil é crucial para garantir a saúde e o bem-estar dos ocupantes e também dos profissionais que trabalham na obra.

    Principais maneiras de reduzir os compostos orgânicos voláteis em construções

    Não existe um protocolo oficial sobre como evitar compostos orgânicos voláteis. Mas mesmo assim, tenha muito cuidado ao usá-los. Use o produto de acordo com as instruções do fabricante e, se possível, em ambiente aberto com alta circulação de ar.

    Prédios LEED: uma alternativa para evitar os riscos dos Compostos Orgânicos Voláteis presentes na construção civil

    Os prédios LEED são prédios que foram projetados para serem eficientes do ponto de vista energético e ambiental. Eles são construídos usando materiais e métodos que reduzem o impacto ambiental e aumentam a eficiência energética, de modo a não usarem materiais na construção que sejam agressivos para o ar.

    Apostar em equipamentos capazes de colaborar para a melhora na qualidade do ar dos ambientes, eliminando o calor, odores e impurezas de áreas com pouca circulação do ar é tornar o seu ambiente mais saudável.

    Quanto melhor for a ventilação do ambiente, melhor será o efeito de dissipação dos COVs no ar e a melhoria da qualidade do ar interior. Um sistema de climatização bem projetado, instalado e mantido é uma eficaz medida para manter a qualidade do ar interior. A instalação de ventiladores com filtros corretos no sistema de climatização, por exemplo, reduzem os níveis de Compostos Orgânicos Voláteis presentes na construção civil.

    Atualmente, já existem no mercado soluções que buscam aliar a eficácia na eliminação da poluição do ar para os construtores seguindo um conceito de sustentabilidade. Essas soluções nada mais são do que medidas preventivas que usam de novas tecnologias capazes de ajudar na melhora da qualidade do ar para os profissionais que trabalham na obra, reduzindo a poeira e outros materiais particulados que ficam em suspensão no ambiente e prejudicam à saúde.

    Ter pressa na elaboração do projeto e na execução da obra pode resultar na má qualidade do ar e maiores riscos à saúde dos moradores. Os projetos de construção civil devem ser elaborados de forma minuciosa, com dedicação e responsabilidade, optando sempre por materiais que não prejudiquem tanto o ambiente e a qualidade do ar interna, além de contar com a instalação de equipamentos que auxiliam para um ar mais saudável.

    A Sicflux conta com uma equipe qualificada para entregar as melhores propostas para renovar e manter a boa qualidade do ar em ambientes internos. Além disso, conta com atendimento personalizado para atender a diversas necessidades. Entre em contato conosco e vamos conversar!

    FONTES: Como reduzir COVs dentro do seu edifício: Quem são eles e como controlá-los? Conforlab. Disponível em: <https://conforlab.com.br/como-reduzir-covs-dentro-do-seu-edificio-quem-sao-eles-e-como-controla-los/#:~:text=A%20presen%C3%A7a%20de%20n%C3%ADveis%20elevados,dores%20de%20cabe%C3%A7a%20e%20fadiga.>
    VOCs: conheça os compostos orgânicos voláteis. Ecycle. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/voc-compostos-organicos-volateis/>

    Este conteúdo foi uma colaboração de:

    Comentários

    1. Isso mim ajudou pra valer, obrigado!!

      Fernando Carneiro dos Santos | 26/02/2024

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente