fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Como diminuir o consumo de energia do ar-condicionado no verão: 3 dicas importantes

    O verão no Brasil é marcado pelas ondas de calor com altas temperaturas, e muitos brasileiros acabam sofrendo com o desconforto térmico. O ar-condicionado se torna um aliado nessa época do ano, mas, quando usado da maneira incorreta, o consumo de energia pode dar muito prejuízo.

    Felizmente, existem algumas formas de utilizar o aparelho de ar-condicionado da melhor forma e sem aumentar, significativamente, o consumo de energia da sua casa. Confira a seguir algumas dicas que separamos para te ajudar a aproveitar o verão com mais economia, conforto térmico e qualidade do ar!

    | Leia também: Como manter o conforto térmico no verão?

    Como diminuir o consumo de energia do ar-condicionado?

    Em alguns dias do verão, é possível manter a casa bem ventilada e fresca sem recorrer ao ar-condicionado, mas sabemos que o verão é marcado por dias com fortes ondas de calor e baixa umidade e não tem como escapar do ar-condicionado nesses dias. Entretanto, existem diversas maneiras de utilizar o ar-condicionado sem aumentar seu consumo de energia, garantindo o conforto térmico na sua casa.

    Confira algumas dicas abaixo para aproveitar a climatização nos ambientes sem sair no prejuízo no final do mês.

    1. Cuidado com o vazamento do ar refrigerado nos ambientes

    É preciso ter muita atenção com qualquer vazamento de ar nos ambientes climatizados, por menor que seja. O ar refrigerado pode escapar do ambiente através de vedações de janelas e portas, um teto mal isolado e rachaduras nas paredes.

    Para verificar a vedação do ambiente, examine todas as aberturas. Ligue o ar-condicionado, e, do lado de fora do ambiente, possíveis saídas do ar refrigerado nas portas e janelas, assim como em buracos nas paredes ou no teto. Se confirmar o vazamento de ar refrigerado por qualquer um desses lugares, é necessário providenciar imediatamente a vedação deste.

    Mas como essa medida ajuda a diminuir o consumo de energia? É simples: com o vazamento de ar refrigerado e a entrada de ar quente, você precisa diminuir a temperatura de seu ar-condicionado para que ele consiga refrigerar o cômodo por completo. Já se o ambiente estiver completamente vedado, ele será refrigerado de forma mais rápida e eficiente, mantendo a temperatura por mais tempo.

    2. Use cortinas tipo blackout para impedir a entrada de calor no ambiente

    Evitar que o sol entre no cômodo é uma ótima forma de diminuir o consumo de energia do ar-condicionado, pois é a luz solar que aquece o cômodo, e o ar-condicionado terá muito mais trabalho para refrigerar o ambiente. Além disso, o sol pode esquentar também o próprio aparelho de ar-condicionado. 

    Durante o dia, procure manter as cortinas fechadas, dando preferência ao uso de um blackout, impedindo a entrada de luz solar.

    3. Realize a manutenção periódica do aparelho de ar-condicionado

    Um dos fatores mais importantes para diminuir o consumo de energia do ar-condicionado na época mais quente do ano é a limpeza e manutenção desses aparelhos. O acúmulo de sujeiras no filtro e nos dutos do ar-condicionado prejudicam o desempenho do aparelho, fazendo que ele consuma muito mais energia para refrigerar o ambiente.

    Além disso, por passar muito tempo ligado, o ar-condicionado acaba se tornando um dos responsáveis pela filtragem do ar em um ambiente climatizado, e o acúmulo de poeira e outros resíduos podem comprometer a qualidade do ar interior, fazendo com que as pessoas respirem impurezas como vírus, bactérias e ácaros que causam alergias e problemas respiratórios.

    | Leia também: Manutenção de dutos de ar condicionado: como e quando realizar?

    Cuide da qualidade do ar que você respira no verão!

    Agora que você sabe como aproveitar o verão, mantendo o conforto térmico e a qualidade do ar sem aumentar o consumo de energia do seu ar-condicionado, é só relaxar e aproveitar as suas férias mais tranquilo.

    Este artigo foi útil? Compartilhe-o com outras pessoas e acompanhe nosso blog e nossas redes sociais para receber mais conteúdos sobre ventilação, renovação e qualidade do ar interno!

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente