fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Como manter o conforto térmico no verão?

    Ficar bem na sua própria casa vai além da decoração e da qualidade dos móveis. Alguns pontos estruturais, como o conforto térmico, devem ser pensados e otimizados na hora de projetar uma casa ou unidade habitacional para priorizar o bem-estar dos moradores.

    É essencial que uma residência tenha a capacidade de manter-se fresca durante os dias mais quentes do ano e aquecida durante o inverno, sem consumir muita energia elétrica. Preparamos algumas dicas abaixo sobre como manter sua casa com a temperatura ideal e sem perder a qualidade do ar, continue lendo!

    O que é conforto térmico?

    Um dos conceitos mais conhecidos de conforto térmico foi criado pelo arquiteto húngaro Victor Olgyay, em 1973. Para ele, o conforto térmico diz respeito ao ponto em que a pessoa necessita consumir menos energia para adaptar-se à temperatura do ambiente.

    E apesar de ser um conceito muito conhecido na arquitetura, é a biologia que estuda e explica o conforto térmico. Este diz respeito a um estado do organismo humano que está em equilíbrio com o meio onde habita, adaptando-se às suas condições.

    Sendo assim, quando estamos em um lugar muito quente, por exemplo, o nosso organismo precisa gastar energia para resfriar-se e entrar em equilíbrio térmico. E o mesmo acontece quando estamos em ambientes frios, onde nosso corpo precisa gastar energia para ficar aquecido e manter nosso organismo funcionando corretamente.

    E o conforto térmico ocorre quando nosso corpo não precisa fazer nenhum esforço extra para se adaptar às condições de um ambiente. Para isso acontecer, existem algumas medidas simples que podemos tomar para tornar nossa casa ou escritório agradável para o convívio.

    | Leia também: Como manter a qualidade do ar interior no verão?

    Como melhorar o conforto térmico da casa?

    O combo de final de ano, com o verão, altas temperaturas e o sol, faz com que muita gente busque alternativas para reduzir o calor e viver mais confortavelmente durante a estação mais quente do ano.

    Utilizar ventiladores ou aparelhos de climatização, como um ar-condicionado, não é a única solução possível para reduzir o calor, ao contrário do que muitas pessoas pensam. É claro que a ajuda desses aparelhos é sempre bem-vinda, mas existem outras alternativas para manter sua casa mais fresca e arejada durante o verão. Confira algumas dicas a seguir!

    Aproveite a ventilação natural da casa

    Ainda que a sua casa seja refrigerada por um ar-condicionado, o local deve ser arejado de maneira natural sempre que possível para renovar o ar e manter o conforto térmico. O ideal é projetar os espaços para aproveitar a ventilação natural, também ajudando a economizar energia.

    Invista em revestimentos que ajudam a proporcionar o conforto térmico

    A escolha dos revestimentos certos para a sua casa se faz necessária para ajudar na adaptação aos diversos climas do ano sem precisar recorrer a aparelhos de climatização artificial. Alguns revestimentos como piso laminado ou vinílico, telhas de cerâmicas ou metálicas, drywall e madeira ajudam a preservar o conforto térmico da sua residência.

    Adorne sua casa com mais vegetação

    Se possível, invista em adornar a sua casa, nos ambientes internos e externos, com mais vegetação. Ela é uma grande responsável por manter as temperaturas agradáveis, contribuindo diretamente para a qualidade do ar, controlando a umidade e o conforto térmico. Plante árvores e arbustos no jardim e quintal e decore os ambientes internos com pequenas plantas.

    Além da questão estética, as plantas domésticas desempenham um papel muito importante na manutenção da qualidade do ar interno.

    Use o ventilador e o ar-condicionado com sabedoria

    Todos sabem que um ventilador ou um ar-condicionado pode ser um grande aliado na hora de arrematar o calor, mas nem todos sabem como direcionar o vento da maneira correta. É claro que receber um vento mais fresco diretamente em uma parte do corpo pode causar um alívio momentâneo, mas, ao longo do tempo, o vento frio pode causar desconforto.

    No caso do ar-condicionado, o ideal é direcionar o vento para o alto e não diretamente sobre as pessoas, além de seguir a determinação da ABNT sobre a temperatura (entre 20ºC e 23ºC) e umidade (de pelo menos 40%).

    | Leia também: 5 poluentes que prejudicam a qualidade do ar interno

    Não esqueça de cuidar da qualidade do ar interno no verão!

    Com a tendência a manter os ambientes fechados e com climatizadores como ar-condicionado, acabamos esquecendo de cuidar da qualidade do ar interno e essa falta de cuidado pode gerar prejuízos para as casas e causar problemas sérios à saúde das pessoas.

    A Sicflux, juntamente com sua equipe de engenheiros e consultores técnicos, estuda, projeta e desenvolve soluções para manter a melhor qualidade do ar interno na sua casa ou escritório.

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente