fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Como serão as escolas após a pandemia?

    Como serão as escolas após a pandemia?
    Como serão as escolas após a pandemia?

    O que parecia ser algo temporário acabou durando um ano letivo inteiro – e o registro de casos e mortes traz incertezas sobre como será o ano letivo em 2021 e principalmente, nos próximos anos após a Covid-19.

    Contudo, há atividades que não podem simplesmente voltar à rotina de antes, e a educação é uma delas. Sabemos que o modelo de escola presencial que temos hoje ainda não é a viável para nossa situação e para o mundo pós-Coronavírus.

    Qualidade do ar nas escolas

    Como serão as escolas após a pandemia?

    Nesta pandemia, ambientes fechados e mal ventilados provaram ser os mais perigosos, isso porquê as partículas portadoras do vírus podem ficar suspensas no ar até que alguém os inale. Além disso, embora não tenhamos nenhum equipamento que possa nos alertar da presença de vírus em escolas e salas de aulas, podemos contar com o indicador de referência de concentração de dióxido de carbono (CO2) no ar.

    Quanto maior a concentração desse gás que exalamos ao respirar, pior é a ventilação do ambiente. Por meio de medições simples, podemos saber se o local onde estamos está repleto de ar exalado por outras pessoas ou está bem ventilado, reduzindo muito o risco de contaminação.

    Relação entre CO2 e ar respirado: O ar que respiramos ao ar livre, o da rua, contém em média 412 partículas de CO2 por milhão. Se observarmos essa cifra em um medidor, o ar não foi respirado por ninguém.

    Qualidade do ar nas escolas

    Quando falamos em salas de aula, a preocupação apenas aumenta. Não podemos esquecer que estamos falando de diversas crianças e adolescentes em um mesmo ambiente, e é fundamental que elas não sejam privadas do convívio social, mas que possam fazer isso com toda a segurança e bem-estar possível.

    Podemos prever que muitas crianças encontrarão resistência ao aplicar esses padrões. Algumas irão se incomodar com a máscara, outras, farão brincadeiras que geram aglomerações… Por esses e outros motivos, é preciso pensar também em outras formas de cuidar da qualidade do ar nas salas de aulas.

    Qualidade do ar nas escolas após a pandemia

    Qualidade do ar nas escolas após a pandemia

    É muito comum encontrarmos aparelhos de ar condicionado nas salas de aula, entretanto, precisamos lembrar que muitos desses aparelhos não fazem a renovação do ar e, por consequência, acabam não permitindo que o ar contaminando saia do ambiente.

    De acordo com um estudo publicado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Guangzhou, o Coronavírus pode sim ser indiretamente transmitido pelo ar-condicionado. Isso acontece porque, caso alguém contaminado solte gotículas no ar, elas podem ser aspiradas pelo equipamento e lançadas novamente no ambiente pelo vento que sai do aparelho.

    Essa mecânica pode ocasionar a propagação do vírus, o que pode ser de grande risco para os estudantes.

    Entretanto, precisamos admitir que o ar condicionado é importante sim para um ambiente, afinal, de uma forma geral, ele proporciona bem-estar para a população e controle de agentes contaminantes – desde que seja corretamente instalado e bem cuidado. 

    Assim como descritos em alguns países como no Japão, Alemanha e China, o novo Coronavírus pode ser transmitido por gotículas geradas pela nossa fala e respiração, transportadas por meio do fluxo de ar dos aparelhos de ar condicionado. Em um dos estudos destes países, foi constatado que o intenso fluxo de ar condicionado em um ambiente fechado (como em restaurantes, bares, entre outros) é capaz de levar as gotículas respiratórias de uma mesa para outra, mesmo se ela estiver a muitos metros de distância.

    Imagina as consequências disso em uma sala cheia de estudantes!

    Existe alguma maneira de deixar o ar condicionado mais seguro?

    Existe alguma maneira de deixar o ar condicionado mais seguro?

    Somente a limpeza dos filtros do ar condicionado não garante a saúde dos ambientes, é imprescindível que haja a renovação de ar.

    A OMS (organização Mundial da Saúde) afirma que a qualidade do ar em ambientes fechados pode ser até 5 vezes pior do que o ar externo. Esta baixa troca de ar em ambientes fechados e a consequente queda em sua qualidade pode causar um aumento da propagação do vírus da Covid-19 dentro do ambiente.

    Soluções para a qualidade do ar nas escolas após a pandemia  

    Soluções para a qualidade do ar nas escolas após a pandemia

    Vimos que as escolas precisam dar respostas para as demandas que aparecem na educação pós-pandemia. Mas é importante ressaltar que essa é uma situação nova, em que estudantes, professores e familiares fazem parte de um processo único de adaptação e, da mesma maneira, estão aprendendo.

    Escolas que tenham aparelho de ar condicionado do tipo SPLIT em salas de aula são as que exigem maior atenção. Isso porque, sozinho, ele não consegue renovar o ar no ambiente – o que é extremamente preocupante em tempos de pandemia. Nesses casos, é recomendado a correção e adequação dos sistemas de climatização existentes.

    Se a sua escola ainda não se adequou a essa nova realidade, é hora de pensar em estratégias para melhorar a qualidade do ar e a segurança dos alunos em sala de aula. E nada como contar com a ajuda de uma empresa que entende do assunto e se preocupa com a saúde coletiva.

    A solução recomendada da Sicflux para salas de aula que contam com equipamentos do tipo SPLIT é a instalação de sistemas de renovação e filtragem do ar adequados, conforme normas técnicas e legislação do país, para utilização de equipamentos de purificação que são insufladores para tomada de ar externo com filtros de alta eficiência, como a linha de produtos FH e GFR, com baixo consumo de energia e super silenciosos.

    Inclusive, recém lançamos no mercado um produto específico para tratamento do ar – o AirBox – projetado para destruir infestação aérea de vírus e bactérias, eliminar odores e principalmente para trazer segurança a ambientes que possuem rotatividade de pessoas.

    Aprovado por laboratórios renomados como o Conforlab (BRA) e UTMB (USA), o Sicflux AirBox é  um produto inovador, com uma tecnologia de ponta, que através da célula Active Pure – Ecoquest produz um gás (H2O2) que esteriliza de forma ativa o ar do ambiente fechado reduzindo as concentrações de microrganismos como vírus, bactérias, fungos, compostos orgânicos voláteis e material particulado, tais como partículas finas de poluição, devolvendo ao ambiente um ar tratado, carregado de peróxido de hidrogênio de forma constante.

    O Airbox é totalmente seguro para pessoas e animais domésticos, não havendo nenhuma restrição em uso do produto.

    Além disso, a Sicflux oferece ainda cursos e palestras voltadas a qualidade do ar interno, destacando a importância da renovação, assim como as principais causas e efeitos dos ambientes sem a renovação adequada. Quer ficar por dentro de todas as tendências de renovação do ar e manter a saúde do seu espaço?

    Entre em contato conosco e vamos conversar!

    FONTES:
    – www.brasil.elpais.com/ciencia/2021-03-30/nao-respire-o-ar-alheio-como-evitar-o-coronavirus-em-ambientes-fechados.html
    – www.coronavirus.saude.mg.gov.br/blog/154-coronavirus-e-ar-condicionado
    – www.casacor.abril.com.br/ambientes/como-sera-a-arquitetura-das-escolas-apos-a-pandemia/
    – www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/05/04/fluxo-do-ar-condicionado-facilita-transmissao-pelo-ar-do-novo-coronavirus.htm
    – www.escoladainteligencia.com.br/blog/educacao-pos-pandemia/

    Acesse nossa loja virtual!

    Este conteúdo foi uma colaboração de:

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente