fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Como vírus e bactérias se espalham no ambiente

    Como vírus e bactérias se espalham no ambiente
    Como vírus e bactérias se espalham no ambiente

    Saúde e bem-estar estão diretamente ligados a qualidade do ar que respiramos, e ao contrário do que muitos ainda imaginam, o maior perigo causado por vírus e bactérias não está na rua. Isso porque a qualidade do ar nos ambientes fechados pode ser até cinco vezes inferior do que nos abertos.  Você sabia que apenas aspirar e passar panos úmidos diariamente em superfícies não eliminam totalmente os vírus e bactérias presentes no ambiente? Isso porque muitos desses inimigos podem estar escondidos no ambiente e causando prejuízos à saúde dos ocupantes.

    Contudo, dependendo das características do ambiente, os vírus presentes podem permanecer no ar e causar contaminação por horas ou até dias.

    Além disso, é importante considerar que a própria ocupação humana pode resultar em poluição do ar em ambientes que não possuem renovação do ar. Por isso, manter os ambientes sempre limpos e arejados é essencial para manter o ambiente livre de mofo e mau cheiro, especialmente a cozinha e o banheiro – ambientes mais propícios às características.

    Uma pesquisa conduzida por cientistas da Universidade do Novo México (EUA) revelou como vírus se espalham no ar.

    A pesquisa

    Como vírus e bactérias se espalham no ambiente

    Por meio de simulações em computador, estudos têm mostrado que mesmo que a distância entre pessoas seja superior a 2 metros, minúsculas partículas suspensas no ar podem circular entre eles.

    A simulação considera uma sala com janelas e um sistema de ar-condicionado central, que filtra e faz a renovação do ar – algo incomum no Brasil, onde se vê o sistema comum de refrigeração. No modelo estudado, até a posição das pessoas tem influência na quantidade de partículas que ele recebe.

    Os pesquisadores fizeram a análise considerando uma sala de aula de 81 metros quadrados de área e 3 metros de altura. Pelo modelo os alunos estão dispostos em três fileiras, com o professor à frente. Mesmo a uma distância de 2,4 metros entre os alunos (superior à adotada em escolas brasileiras), os especialistas verificaram que pode ocorrer o transporte de partículas de um estudante para outro, o que indica a necessidade de adaptação das salas, uso de máscaras e higienização das mãos.

    Os pesquisadores afirmam ainda que mais estudos são necessários e os números obtidos se referem ao modelo de sala de aula considerado. No entanto, os resultados podem ser qualitativamente aplicados para outras salas de aula.

    Normas técnicas e resoluções para qualidade do ar interno

    Normas técnicas e resoluções para qualidade do ar interno

    As normas técnicas de renovação do ar têm um impacto enorme e positivo na qualidade de vida das pessoas. Antes de uma norma ou resolução ser aprovada, vários estudos e testes são realizados para garantir sua eficácia. Isso significa que nenhum padrão é definido sem a intenção de proteger nada.

    – RE -09 Anvisa

    Os Padrões Referenciais de Qualidade do Ar Interior foram, inicialmente, publicados na Resolução 176/2000 da ANVISA, posteriormente revisada e atualizada pela RE-09/2003. Essa norma determina a avaliação semestral da qualidade do ar dos estabelecimentos, indicando o número mínimo de amostras a serem tomadas, conforme a área construída climatizada.

    – NBR 16401

    Em todos os ambientes de uso público e/ou coletivo, a renovação do ar no ambiente é fundamental para garantir a saúde e qualidade de vida dos ocupantes do espaço.
    A Norma Brasileira 16401 é uma norma técnica que responde aos padrões da ABNT, onde define e organiza alguns parâmetros acerca dos projetos para sistemas de ar-condicionado centrais e unitários.

    A Norma entrou em vigor em 2008, está passando por revisões que entrará para consulta pública com nova metodologia de cálculo para definir as taxas de renovação e filtragem no ambiente. A norma, de maneira geral, é dividida em 3 partes: Projetos das instalações; Parâmetros de Conforto Térmico e Qualidade do ar interior.   Para saber mais sobre esse assunto, confira o material completo que postamos no nosso Blog, clicando aqui.

    – Lei 13.589/18

    É sempre importante ressaltar que a preocupação com a qualidade e renovação do ar já é obrigatória através da Lei em vigor 13.589/2018, que determina que todos os edifícios – públicos ou privados – são obrigados a realizar a manutenção de seus sistemas de ar condicionado, isso para novas e atuais instalações de ar condicionado.

    Afinal, os sistemas de ar condicionado podem abrigar bactérias que são capazes de sobreviver por longos períodos em ambientes secos, o que não favorece em nada na saúde dos ocupantes. 

    A lei busca garantir a boa qualidade do ar interior, considerando padrões de temperatura, umidade, velocidade, taxa de renovação e grau de pureza do ar. A Lei também requisita que ambientes com ar condicionado tipo SPLIT tenham renovação de ar, onde deve ser adicionado um sistema composto de ventilador e filtros – Insuflador.

    Como posso realmente proteger meu ambiente de vírus e bactérias?

    Como posso realmente proteger meu ambiente de vírus e bactérias?

    Qualquer ambiente pode e deve ser desinfetado e ter a qualidade do ar necessária para manter a saúde dos ocupantes. Em especial – e por considerarmos o grande fluxo de pessoas, podemos destacar ambientes hospitalares, supermercados, escritórios, academias, shoppings, entre outros.

    A solução recomendada da Sicflux é a instalação de sistemas de renovação e filtragem do ar adequados em ambientes com alta rotatividade de pessoas, conforme normas técnicas e legislação do país, para utilização de equipamentos de purificação que são insufladores para tomada de ar externo com filtros de alta eficiência, como a linha de produtos FH e GFR, com baixo consumo de energia e super silenciosos.

    A Sicflux se preocupa em cuidar da sua saúde. Por isso, conta com uma equipe de profissionais altamente qualificada para entregar as melhores soluções em renovação de ar para ambientes internos. Além de produtos certificados e garantia de qualidade.

    Quer tornar o seu ambiente mais saudável e com a renovação de ar que necessita?
    Venha conversar com um de nossos especialistas!

    FONTES
    – https://portal.fiocruz.br/coronavirus/perguntas-e-respostas#:~:text=As%20part%C3%ADculas%20virais%20liberadas%20junto,algumas%20horas%20ou%20at%C3%A9%20dias.
    – https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,simulacao-mostra-caminho-do-coronavirus-na-sala-de-aula-e-constata-e-possivel-atenuar-transmissao,70003481906
    – https://odia.ig.com.br/brasil/2020/10/6011823-estudo-explica-riscos-da-volta-as-aulas-e-mostra-como-virus-pode-se-espalhar.html

    Acesse nossa loja virtual!

    Este conteúdo foi uma colaboração de:

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente