fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


Normas técnicas de renovação de ar

Se você é instalador ou projetista, com certeza já conhece as normas técnicas de renovação de ar e a importância delas nos projetos de climatização.

No Brasil, o setor é normatizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT. Alinhado com as tendências internacionais, o órgão está em atividade desde 1940 e sua atuação é de grande importância para a qualidade do ar em ambientes climatizados com ar condicionado.

Graças à ABNT, não se pode instalar equipamentos de ventilação e renovação de ar de qualquer forma. Temos normas a seguir.

Por que é tão importante conhecer as normas técnicas de renovação de ar?

As normas técnicas de renovação do ar têm uma contribuição enorme e positiva para a qualidade de vida das pessoas. Antes de uma norma ser aprovada, são realizados diversos estudos e testes que garantam a sua eficiência. Isto é, nenhuma norma é estabelecida sem a intenção de proteger alguma coisa.

Os projetos que atendem as normas técnicas de renovação do ar oferecem garantia sobre sua qualidade, segurança e confiabilidade.

Devido aos avanços tecnológicos e as evoluções técnicas, as normas sofrem alterações importantes que devem ser acompanhadas. Por isso, além de conhecer as normas técnicas, é fundamental que o profissional também se mantenha informado em relação às suas atualizações.

Norma Brasileira 16401

Em todos os ambientes de uso público e/ou coletivo, a renovação do ar no ambiente é fundamental para garantir a saúde e qualidade de vida dos ocupantes do espaço. A Norma Brasileira 16401 é uma norma técnica que responde aos padrões da ABNT, onde define e organiza alguns parâmetros acerca dos projetos para sistemas de ar-condicionado centrais e unitários.

A Norma entrou em vigor em 2008, está passando por revisões que entrará para consulta pública com nova metodologia de cálculo para definir as taxas de renovação e filtragem no ambiente. A norma, de maneira geral, é dividida em 3 partes: Projetos das instalações; Parâmetros de Conforto Térmico e Qualidade do ar interior.  

Tenho certeza que você já conhece a Norma Brasileira 16401, mas não custa nada relembrar e conferir se os seus projetos de climatização estão atendendo à norma.

1. Projeto das instalações
A primeira parte da Norma Brasileira 16401 define e especifica todas as etapas da instalação do ar-condicionado, que incluem as metodologias de cálculo de carga térmica, parâmetros de dimensionamento de tubulações e dutos, aspectos construtivos de dutos e tabelas de dissipação de calor de equipamentos e pessoas.

2. Parâmetros de Conforto Térmico
A segunda parte da Norma define todos os parâmetros do ambiente interno que trata da satisfação térmica média de 80% das pessoas em relação ao conforto térmico em ambientes providos de climatização.

3. Qualidade do ar interior
A terceira parte especifica os parâmetros básicos para se obter uma qualidade do ar interno em um ambiente climatizado, apresentando as vazão de ar exterior para renovação, os níveis mínimos de filtragem e vazão de ventilação, os requisitos técnicos dos sistemas e componentes de um sistema de climatização para garantir a qualidade do ar.

Consequências da não renovação

Todo ambiente com o sistema de ar condicionado deve respeitar os parâmetros de TEMPERATURA, UMIDADE, VELOCIDADE DO AR E TAXA DE RENOVAÇÃO, parâmetros que garantem a boa qualidade do ar interno.

Para as pessoas que passam a maior parte do dia em ambientes fechados, os sintomas podem ser facilmente reconhecidos: cansaço, dores de cabeça e sonolência. Esses sintomas, em geral, aparecem devido ao ar viciado ser respirado por muitas pessoas ao mesmo tempo, afetando diretamente na qualidade de vida.

Seja qual for o seu ambiente, os aparelhos de climatização e renovação do ar devem ser instalados seguindo um padrão de qualidade, de acordo com as normas técnicas.
Os aparelhos para climatização e qualidade do ar devem ser instalados forma minuciosa, com dedicação e responsabilidade, sendo uma prática importante para o bem-estar coletivo.

A Sicflux conta com uma equipe de engenharia qualificada para entregar as melhores soluções em renovação de ar para ambientes climatizados. Contando com atendimento personalizado para atender a diversas necessidades.

Além disso, a Sicflux oferece ainda cursos e palestras voltadas a qualidade do ar interno, destacando a importância da renovação, assim como as principais causas e efeitos dos ambientes sem a renovação adequada. Quer ficar por dentro de todas as tendências de renovação do ar e manter a saúde do seu espaço?

Entre em contato conosco e vamos conversar!

Acesse nossa loja virtual!

Comentários

  1. Boa tarde, a norma de renovação de ar é apenas para ambientes climatizados?
    Há alguma norma que trata da taxa de renovação de ar para ambientes sem climatização? Por ex: uma sala de aula.

    Obrigado.

    Leonardo | 29/09/2020
    • Boa tarde Leonardo ! As informações sobre renovação de ar, estão ligadas a normas de ambientes climatizados, porém todas elas podem ser usadas para ambiente sem climatização, pois as taxas recomendadas de renovação de ar, podem ser aplicadas em ambientes com ou sem ar condicionado. Por exemplo a taxa de Co2 em um ambiente, se alta será prejudicial tanto com ou sem climatização, então a renovação de ar é necessária em qualquer tipo de ambiente. Caso tenha mais alguma dúvida, favor enviar um e-mail para consultor02@sictell.com.br que nosso consultor técnico irá sanar as suas dúvidas. Obrigado !

      Sicflux Brasil | 30/09/2020
  2. Olá somos uma empresa que trabalha com climatização em Bauru, interior de São Paulo, atendemos clientes que estão estudando a possibilidade de instalar sistemas para renovação do ar, gostaria de saber se fazem o projeto e fornecem o material, pois nós faremos a instalação do mesmo.
    Gostaria de orientação em relação ao dados que precisamos para dar andamento ao atendimento desses meus clientes.
    Conseguem fazer esse projeto a distancia??? caso sim, o que precisamos fornecer pra vcs??

    Luciana | 18/08/2020
    • Boa Tarde Luciana ! Nossa empresa não realizar projetos, mas sim fornecedor os equipamentos. Favor enviar um e-mail para consultor02@sictell.com.br, relate sua situação, que nós podemos indicar empresas para os projetos. Obrigado !

      Sicflux Brasil | 21/08/2020
  3. Solicito de equipamentos para renovação de ar em consultório dentário. Qual o procedimento para elaborar o projeto para instalação dos equipamentos.

    Aguardo resposta

    Mário

    MARIO | 30/06/2020
    • Olá Sr. Mario! Um de nossos consultores entrará em contato com você.

      Sicflux Brasil | 13/07/2020
  4. Bom dia,

    Preciso especificar insufladores de ar para uma clinica dentaria, que tem 2 consultórios odontológicos, sem janelas. O consultório 1 tem 13,70 m2 e o consultório 2 tem 8,82 m2. Sendo um de frente para o outro, separados por um corredor. Posso enviar a planta para vocês. Preciso especificar insuflador, um amigo meu indicou vocês. Peço que me informem qual equipamento de vocês é indicado. preciso de uma proposta técnica e outra comercial que vou encaminhar para o proprietário do consultório. Com relação ao equipamento voces fornecem equipamento e mão de obra? A obra fica em São Jose do Roo Preto -SP. Caso forneçam somente o equipamento, podem me indicar quem instala e quais as recomendações para instalação.

    Marcos Antonio Dias | 07/04/2020

Receba conteúdo exclusivo gratuitamente