fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    É seguro ir a uma consulta médica na pandemia?

    É seguro ir a uma consulta médica na pandemia?
    É seguro ir a uma consulta médica na pandemia?

    Com todas as medidas de segurança recomendadas pelos órgãos sanitários e de saúde, muitas clinicas e consultórios já voltaram com os atendimentos presenciais. Entretanto, é nítido que muitas pessoas ainda temem visitar seu médico em meio a uma pandemia. Mas afinal, é seguro ir a uma consulta médica na pandemia?

    Diante do medo de se expor ao Coronavírus, muitas pessoas têm evitado ir a hospitais mesmo quando necessário. Não é por acaso que, em cidades como Nova York, por exemplo, houve um aumento de 800% na taxa de mortes por parada cardíaca dentro de casa, segundo uma pesquisa do site Angioplasty.Org.

    Ainda assim, é importante saber que seguindo corretamente as devidas precauções, o risco de transmissão da Covid-19 durante as consultas é mínimo. Além disso, postergar cuidados de rotina já é, por si só, uma grande preocupação de saúde que pode causar diversos outros problemas ainda mais graves no futuro.

    Como vírus e bactérias se espalham no ar?

    Como vírus e bactérias se espalham no ar?

    A contaminação de bactérias pelo ar pode ocorrer de diversas formas. Em ambientes hospitalares, por exemplo, assim como clínicas e consultórios médicos, essa contaminação pode ocorrer através da geração de gotículas como tosse, espirro, aspiração de secreções e procedimentos como broncoscopia. Além disso, pode ocorrer através da própria interação habitual entre pacientes, ou por transmissão aérea por partículas dispersas no ar.

    Vale lembrar que uma pandemia provocada por um vírus é um fenômeno isolado – isto é, não acontece com frequência todos os anos – a poluição do ar tem consequências tão graves quanto e costuma ser negligenciada quando se trata de políticas públicas ou decisões sobre consumo. A qualidade do ar deve ser uma preocupação urgente em todo o mundo, para que assim possamos evitar novas enfermidades causadas por vírus e bactérias presentes no ar, afinal, a poluição do ar no ambiente nem sempre é visível. A presença de mau cheiro, mofo, umidade e o mal-estar também indica que não existe renovação do ar no ambiente.

    Consultas médicas na pandemia

    Consultas médicas na pandemia

    Pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e pela Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL) revela que o descuido com a saúde aumentou durante o período de pandemia, tanto na prevenção com idas ao médico para acompanhamento das doenças e prevenção pelos exames laboratoriais, como pelos cuidados com uma vida mais saudável.

    Embora o momento exija cuidados para evitar a contaminação pelo novo Coronavírus, atrasar consultas e exames pode significar se expor a riscos desnecessários ainda maiores.

    Hospitais e clínicas precisaram se adaptar a essa nova realidade, adotando medidas como a higienização mais frequente das mãos e o uso de roupas e equipamentos de proteção individual (EPIs). Da mesma forma, os ambientes têm passado por limpezas mais constantes com o uso de desinfetantes e devem adotar ainda estratégias para conter enfermidades causadas pela poluição presente dentro do ambiente.

    Como manter clínicas e consultórios seguros durante a pandemia?

    Como manter clínicas e consultórios seguros durante a pandemia?

    Além dos cuidados básicos como usar máscara, fazer a limpeza das mãos com álcool em gel e manter o distanciamento social recomendado, é necessário que clínicas e consultórios médicos também adotem estratégias eficientes para cuidar da qualidade do ar.

     A Sicflux tem a missão de trazer visibilidade para um elemento que é essencial à vida de todos: o ar. Cada pessoa respira entre 12 e 20 vezes por minuto implicando em um total de mais de 10.000L de ar por dia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima um total de sete milhões de mortes precoces por ano por conta da má qualidade do ar e, contraintuitivamente, mais da metade desses falecimentos se dão pela má qualidade do ar interior.

    Por isso, a qualidade do ar que respiramos precisa ser de qualidade, não é mesmo?!

    A solução recomendada da Sicflux para clínica e consultórios com muita rotatividade de pessoas é a instalação de sistemas de renovação e filtragem do ar adequados, conforme normas técnicas e legislação do país, para utilização de equipamentos de purificação que são insufladores para tomada de ar externo com filtros de alta eficiência, como a linha de produtos FH e GFR, com baixo consumo de energia e super silenciosos.

    Recém, lançamos no mercado um produto específico para tratamento do ar – o AirBox – projetado para destruir infestação aérea de vírus e bactérias, eliminar odores e principalmente para trazer segurança a ambientes que possuem rotatividade de pessoas.

    O Sicflux AirBox é um produto inovador, com uma tecnologia de ponta, por meio da célula Active Pure – Ecoquest, que produz um gás que esteriliza constantemente de forma ativa o ar do ambiente que possuir uma concentração de microrganismos como vírus, bactérias, fungos, compostos orgânicos voláteis e material particulado, tais como partículas finas de poluição.

    Entre em contato com um de nossos especialistas para conhecer essa e outras tecnologias de ponta que prometem proteger o seu ambiente.

    FONTES
    – https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2020/03/03/interna_ciencia_saude,831649/responsavel-por-8-8-milhoes-de-mortes-anuais-poluicao-e-pior-que-ciga.shtml
    – https://noticias.r7.com/saude/saiba-o-que-fazer-se-precisar-de-um-medico-em-meio-a-pandemia-09052020
    – http://www.sbpc.org.br/noticias-e-comunicacao/covid-19-impacta-no-diagnostico-e-tratamento-de-doencas/
    – https://ubrabio.com.br/2020/04/24/poluicao-do-ar-a-pandemia-negligenciada/#:~:text=Em%20todos%20os%20cen%C3%A1rios%2C%20muitas,p%C3%BAblicas%20ou%20decis%C3%B5es%20sobre%20consumo.

    Acesse nossa loja virtual!

    Este conteúdo foi uma colaboração de:

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente