fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Poluição e poluição ambiental: qual é a diferença?

    Um dos principais fatores para a degradação da qualidade do ar, de maneira geral, é a poluição ambiental. O conceito diz respeito às modificações – como consequência da ação humana – que são prejudiciais ao meio-ambiente. Estas ocorrem quando há a introdução de substâncias ou materiais na natureza que causam prejuízos aos ecossistemas e à saúde humana.

    Porém, muitas pessoas ainda não compreendem totalmente o conceito de poluição e poluição ambiental, se as duas são diferentes e quais as características de cada uma. Neste blog, falaremos um pouco mais sobre cada uma. Continue lendo para saber mais!

    | Leia também: Poluição do ar: causas e consequências para a população

    O que é a poluição?

    A poluição, por si só, é um termo com diversas definições na ciência, mas, de maneira geral, é possível dizer que a poluição é a modificação da natureza de maneira prejudicial, ocorrendo através da inserção de novas matérias e substâncias que afetam o ecossistema, a saúde dos animais e das pessoas que vivem naquele local.

    Falando de maneira mais específica, existem vários tipos de poluição, como sonora, visual, atmosférica e a ambiental. Sendo que todas elas apresentam riscos aos humanos e animais que vivem nos locais afetados.

    Quais são as causas da poluição?

    Como dito anteriormente, a poluição é resultado de qualquer atividade capaz de gerar danos ao meio-ambiente e pode ocorrer a partir de diversos fatores, sendo eles tanto naturais quanto antrópicos.

    Dos fatores naturais que causam a poluição, podemos citar:

    • erupções vulcânicas;
    • liberação de gases pelos animais.

    Já os fatores antrópicos, ou seja, aqueles causados pela ação humana, podem ser:

    • emissão de gases pelo uso de combustíveis fósseis em veículos;
    • descarte indevido de material inorgânico.

    O que é poluição ambiental?

    A poluição ambiental é a consequência de qualquer atividade ou ação humana que possa afetar o meio ambiente de maneira prejudicial. É a modificação significativa do equilíbrio do ecossistema ao introduzir substâncias ou matérias prejudiciais à saúde humana, de animais e ao meio ambiente.

    Alguns dos “males” da saúde humana e principais causadores da poluição ambiental são: a poluição do ar (queima de combustíveis fósseis, degradação do solo e da água com o uso indiscriminado de agrotóxicos, etc.) poluição dos solos e outros.

    A humanidade depende da disponibilidade dos recursos naturais do planeta, e essa difícil conciliação entre desenvolvimento e sustentabilidade tem despertado o mundo para a redução gradativa da poluição ambiental.

    De maneira geral, a poluição e a poluição ambiental dizem respeito aos mesmos conceitos e o que muda, na verdade, são os tipos de poluição.

    Quais são os tipos de poluição?

    Como falamos anteriormente, a poluição pode ter vários causadores e várias consequências, e são esses fatores que vão indicar o tipo de poluição que encontramos em um ambiente. Os tipos mais comuns de poluição são:

    • poluição atmosférica: consiste na emissão de substâncias, como gases e materiais residuais, que prejudicam o ar do planeta;
    • poluição hídrica: é a consequência da inserção de substâncias em corpos d’água, causando graves e prejudiciais modificações no ambiente aquático;
    • poluição dos solos: é aquela que afeta as camadas mais superficiais da crosta terrestre, geralmente ocorre pelo descarte indevido de substâncias e materiais inorgânicos;
    • poluição sonora: é caracterizada pelo excesso de ruídos e normalmente ocorre em cidades grandes, em áreas urbanas ou industriais, e pode afetar gravemente a saúde das pessoas e de animais, ao contrário do que muitos pensam.

    Quais são as consequências da poluição ambiental?

    A ação humana e a poluição ambiental podem ter grandes impactos não só no meio-ambiente, mas também na conservação da biodiversidade e na saúde humana. A poluição ambiental pode causar a destruição da natureza, mudanças climáticas irreversíveis e o surgimento de problemas patológicos, como:

    • doenças respiratórias, cardiovasculares e neurológicas;
    • alergias, doenças nos olhos, micose, hepatite, otite e surdez;
    • estresse, ansiedade e depressão;
    • malformações congênitas em fetos;
    • morte ou contaminação de animais e plantas que serviriam para o consumo e alimentação humana.

    | Leia também: Os riscos que as mudanças climáticas representam à saúde humana

    Como combater a poluição ambiental?

    Para cada um dos tipos de poluição citados, existem inúmeras soluções possíveis. É necessário que a população, em conjunto com as autoridades, pensem nas causas da poluição, independente do seu tipo, com o objetivo principal de desenhar um plano para solucionar estes problemas. O ponto de partida é a sensibilização e conscientização de todos para reunir forças e empenho da sociedade como um todo.

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente