fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Poluição do ar: causas e consequências para a população

    A atmosfera da Terra é constituída, naturalmente, por um conjunto de gases e outros componentes necessários para manter a temperatura do planeta na medida certa para vivermos e para proteger o planeta da radiação especial.

    Contudo, ao longo de séculos e décadas de avanços tecnológicos e industriais e até os fenômenos de causas naturais, outros componentes se misturam na atmosfera, causando grandes impactos na natureza e na nossa saúde.

    O que é a poluição do ar?

    Para entender como a poluição do ar afeta a população, precisamos compreender o que é poluição: a poluição do ar é definida como a emissão em grande volume de compostos que prejudicam a estrutura da atmosfera do nosso planeta.

    Sendo assim, quando esse grande volume de compostos poluentes atinge a camada atmosférica da Terra, essa estrutura deixa de ter sua composição natural, que garante proteção contra radiação vinda do Sol e do espaço em geral.

    Apesar da poluição do ar sempre ter existido, há séculos, como nas queimadas de madeira em fogueiras ou nos processos de combustão para mover trens, esses poluentes eram liberados em volume muito menor.

    Contudo, foi com o avanço industrial e tecnológico ao redor do mundo inteiro que esse volume de poluentes aumentou, fragilizando o nosso planeta.

    O que causa a poluição do ar?

    Tanto a ação do homem quanto alguns fenômenos naturais podem causar a poluição atmosférica.

    • gases emitidos em erupções vulcânicas e na decomposição de matérias orgânicas;
    • metano liberado no processo digestivo dos animais;
    • poeira dos desertos.

    Os processos naturais do planeta Terra são sim danosos para o próprio planeta, porém, são as atividades humanas que mais representam riscos para o meio ambiente. 

    • queima de combustíveis fósseis;
    • processos industriais;
    • mineração;
    • produção de energia elétrica.

    Em quantidade, as emissões de poluentes em fenômenos naturais é uma fatia muito pequena do processo de deterioração da atmosfera. Enquanto isso, os poluentes produzidos e emitidos pelas ações do homem são a grande maioria nesse processo.

    Quais são os principais poluentes emitidos no ar?

    Existem inúmeros compostos que danificam a atmosfera terrestre, mas podemos citar alguns deles que causam os maiores impactos – para a natureza e para a vida humana.

    • Monóxido de carbono (CO);
    • Dióxido de carbono (CO₂);
    • Chumbo;
    • Ozônio.

    Ao passo que a indústria e a tecnologia avançam, alguns processos, como as queimas industriais, emitem gases e fumaça com estes compostos poluentes, atingindo diretamente a estrutura da atmosfera terrestre.

    Consequências da poluição do ar para a população

    Existem diversas consequências da poluição atmosférica para o planeta, tanto para a qualidade de vida de todos os seres que habitam a Terra quanto diretamente para a nossa saúde.

    • problemas ambientais: aquecimento global, chuvas ácidas e tempestades graves;
    • doenças: problemas respiratórios, doenças de pele e até doenças neurológicas podem ser causadas pela poluição do ar.

    Contudo existem algumas maneiras de reverter essa situação e evitar problemas maiores para o meio ambiente e para a qualidade de vida da população.

    O que podemos fazer para melhorar isso?

    Podemos tomar inúmeras medidas para controlar a poluição do ar e diminuir o desgaste da qualidade da vida na Terra, freando os processos nocivos dos poluentes no nosso planeta.

    • uso de transporte coletivo;
    • meios de transporte alternativos como bicicleta ou carona solidária;
    • preferência por biocombustíveis;

    Ademais, essas ações podem se tornar ainda mais efetivas quando combinadas com atividades políticas, através de pressão da população para os governantes para regularizar e fiscalizar indústrias e queimadas.

    Agenda 2030: o plano para melhorar a qualidade de vida na Terra

    A Agenda 2030, criada pela ONU – Organização das Nações Unidas – e assinada por diversos países, é um projeto de intervenção direta nas ações do homem para combater a degradação do planeta.

    As ações de intervenção devem ser feitas por governos, pela sociedade civil, pelo setor público e privado e por quaisquer cidadãos comprometidos com as futuras gerações.

    Nesta agenda foram estabelecidos 17 objetivos e 169 metas para o desenvolvimento sustentável da vida na Terra, em três dimensões: social, ambiental e econômica

    Como podemos nos proteger da poluição do ar?

    Em uma pequena escala de ações, existem algumas medidas que podemos tomar para nos protegermos da poluição atmosférica e diminuir os riscos de complicações na nossa saúde.

    • higienize bem seus olhos, rosto e mãos ao longo do dia, principalmente quando chegar em casa depois do trabalho;
    • utilize máscara nos dias mais frios, pois são nesses dias que ficamos mais propícios a inalar poluentes;
    • opte por um bom sistema de ventilação e renovação do ar na sua casa e ambiente de trabalho.

    A fim de promover uma melhora na qualidade do ar em ambientes fechados e preservar o bem-estar das pessoas, a Sicflux desenvolveu um catálogo de produtos pensados justamente para a melhoria da qualidade do ar na sua casa, trabalho ou indústria.

    • insufladores como o FH;
    • caixas de filtros como o Filbox;
    • e exaustores como o Maxx.

    Com certificações nacionais e internacionais, como AMCA e Intertek, a nossa equipe pensa sempre na qualidade de vida das pessoas e somos altamente qualificados para entregar excelência sempre!

    Quer melhorar a qualidade do ar no seu ambiente de trabalho ou residencial? Entre em contato com a nossa equipe e saiba onde encontrar uma revenda autorizada da Sicflux na sua região.

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente