fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Importância do sistema de ventilação com exaustores

    Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a diminuição dos casos de internação, o uso da máscara vem deixando de ser obrigatório na grande maioria do país. Com isso, os cuidados vão sendo deixados de lado – mas a covid e estros vírus ainda estão circulando no ar. A ventilação adequada no ambiente continua sendo fundamental para evitar doenças causadas por vírus e bactérias, e entender a importância do sistema de ventilação com exaustores pode ser um começo. 

    Ventilação com exaustores reduziu em mais de 80% risco de infecção por Covid em escolas italianas

    Importância do sistema de ventilação com exaustores

    Um estudo conduzido pela Fundação David Hume na região de Marche, na Itália, observou dados de mais de 10 mil escolas e concluiu que a implementação de sistemas de Ventilação Mecânica Controlada (VMC) em salas de aula reduziu em 82,5% o risco de infecção pela Covid-19 entre os alunos. A VMC é basicamente a utilização de exaustores de ar para forçar a troca de ar, e foi usada no contexto do Hemisfério Norte, onde as janelas ficam vedadas para manutenção do aquecimento em boa parte do ano. Mas a medida pode ser adaptada para o contexto das escolas brasileiras. 

    A pesquisa monitorou casos de contágio por infecções que ocorreram em salas de aula entre setembro de 2021 e janeiro de 2022. Foram observados 10.441 casos, sendo 316 em ambientes onde algum tipo de sistema VMC foi instalado e ativado.

    Os pesquisadores dividiram os sistemas em três categorias com base na faixa de eficiência: sistemas com uma média de 2,4 trocas de ar por hora, sistemas com média de 4 trocas de ar por hora e sistemas com média de 6 trocas de ar por hora. O número de casos atribuíveis foi 40% maior em salas com sistemas Tipo 1 do que em salas sem qualquer VMC. Em segundo lugar, uma queda de 66,8%. Na terceira categoria, a eficiência ventilatória foi a maior, com redução de 82,5%.

    O estudo comprova a necessidade de um bom sistema de ventilação com exaustores para controlar a qualidade do ar interno nas escolas e demais estabelecimentos com grande circulação de pessoas. Isto é, eliminar a necessidade de máscara e o distanciamento sem a implementação de cuidados que visem a qualidade do ar interno é muito perigoso e abre espaço para que outros vírus entrem em ação. Entender a importância do sistema de ventilação com exaustores é o primeiro passo para mudar esse cenário e impedir que novas pandemias ocorram. 

    Como funciona e qual a importância do sistema de ventilação com exaustores em ambientes internos 

    Importância do sistema de ventilação com exaustores

    Um exaustor é um dispositivo usado para ventilar um ambiente de temperatura, umidade, vapor, fumaça, mofo, odor e outros contaminantes. Tem como função eliminar gorduras e impurezas através da troca de ar, favorecendo assim a renovação do ar no ambiente, o que significa menos poluição e mais saúde aos ocupantes do espaço.

    Os exaustores podem ser instalados em todos os cômodos e em diversos tipos de ambientes, em especial aqueles ambientes maiores, como indústrias, escolas, hospitais e estabelecimentos comerciais. Quando instalados nestes ambientes, a qualidade do ar contribui para manter um ambiente mais agradável, produtivo e saudável.

    Além de ajudarem no controle da temperatura, o exaustor pode ser combinado com outros itens, como os filtros, que auxiliam na qualidade do ar.

    Os modelos disponíveis variam de acordo com a potência e a forma de instalação, que pode ser na parede ou no teto. Além do tamanho do espaço, a escolha vai depender do projeto arquitetônico. Por isso, é importante consultar o engenheiro responsável pelo projeto ou um profissional habilitado para definir o melhor modelo de exaustor, assim como a maneira adequada para sua instalação. 

    Cuidar da qualidade do ar é de extrema importância para manter a saúde e o bem-estar dos ocupantes. E para deixar esse cuidado ainda mais especial, nada melhor do que poder contar com uma empresa familiar que tem como propósito levar saúde e qualidade de vida para ambientes internos.

    A Sicflux conta com uma equipe altamente qualificada para entregar as melhores soluções em exaustores silenciosos, de fácil instalação e certificados pelo INMETRO com garantia de qualidade. Temos como missão proporcionar saúde, bem-estar e qualidade de vida aos ocupantes dos ambientes.

    Está em busca de um bom sistema de ventilação com exaustores? Venha conversar com um de nossos especialistas. 

    FONTE:
    – CAIRES, Luiza e Moura, Sebastião. Negligenciada no Brasil, ventilação reduziu em mais de 80% risco de infecção por covid em escolas italianas. Jornal da USP, 2022. Disponível em: <https://jornal.usp.br/ciencias/negligenciada-no-brasil-ventilacao-reduziu-em-mais-de-80-risco-de-infecao-por-covid-em-escolas-italianas/>

    Este conteúdo foi uma colaboração de:

    Comentários

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente