fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


Ventilador ou exaustor de ar: qual a melhor opção?

Com a chegada do verão, tudo que queremos é estar em um ambiente fresquinho, não é mesmo? Com as altas temperaturas em todo o Brasil, é necessário pensar em estratégias para fugir ou ao menos reduzir o calor. E para aqueles que não gostam do ar condicionado, as dúvidas na hora de escolher o melhor produto são ainda maiores: Ventilador ou exaustor de ar, qual a melhor opção?

Para diminuir a temperatura do ar no ambiente, muitas vezes optamos por soluções rápidas e baratas, sem medirmos a qualidade do ar no ambiente. Por consequência, somos afetados por diversas doenças provindas da poluição do ar que se esconde no ambiente.

Mas afinal, ventilador ou exaustor de ar, qual a melhor opção? Descubra com a gente!

Como funciona um ventilador

Desde os menores portáteis até os gigantes comerciais, o ventilador é a opção mais prática e barata para refrescar os ambientes. Uma das maiores vantagens dos ventiladores é que eles promovem uma corrente de ar direta através da movimentação de suas pás, o que faz com que o vento criado por ele possa ser sentido pelas pessoas que estão no ambiente, reduzindo de forma imediata o excesso de calor.

O uso dos ventiladores são indicados para locais pequenos, como salas e quartos. Entretanto, não são indicados em cozinhas, visto que a concentração de bactérias e poluição do ar são maiores nestes ambientes. 

Embora o ventilador proporcione alivio imediato do calor, é importante saber que ele não diminui a temperatura do ambiente. Além disso, seu uso a longo prazo pode ser prejudicial à saúde, visto que o seu vento pode levantar a poeira e toda a poluição do ar presente no ambiente.

Por isso, se você optar pelo uso do ventilador, os cuidados com a qualidade do ar interior devem ser redobrados. Para te ajudar nisso, confira o conteúdo que publicamos recentemente sobre como manter a qualidade do ar em ambientes fechados.

Como funciona um exaustor de ar

Os exaustores são aparelhos utilizados para a ventilação de ambientes com excesso de temperatura, umidade, vapores, fumaça, mofo, odores, e outros poluentes. Tem como função eliminar gorduras e impurezas através da troca de ar, favorecendo assim a renovação do ar no ambiente, o que significa menos poluição do ar e mais saúde aos ocupantes do espaço.

Os exaustores podem ser instalados em todos os cômodos, ganhando aqui maiores vantagens quando instalados em cozinhas e banheiros – ambientes mais propícios a bactérias no ar.

Esse tipo de produto é essencial para ambiente maiores, como industrias e estabelecimentos comerciais. Quando instalados nestes ambientes, a qualidade do ar contribui para manter um ambiente profissional mais agradável e produtivo, além da diminuição nos afastamentos de funcionários por motivos médicos envolvendo problemas respiratórios.

Além de ajudarem no controle da temperatura, o exaustor pode ser combinado com outros itens, como os filtros, que auxiliam na qualidade do ar.

Exaustor de ar + Ventilador: É possível unir os dois?  

Ainda continua com dúvidas? Quando o assunto é acabar com o calor e manter um ambiente saudável, apostar em produtos de qualidade é essencial.

A combinação dos dois produtos, exaustor + ventilador, neste caso, seria uma boa solução e faz deles ainda mais benéficos, uma vez que o exaustor renova o ar e o ventilador traz o benefício do fluxo de ar direto.

Entretanto, existem alguns fatores que devem ser levados em consideração antes de instalar os produtos:
– Pense no tamanho do ambiente em que os produtos ficarão. Isso dirá quantos equipamentos serão necessários para a melhor qualidade do ar no ambiente.
– Pense nos benefícios a longo prazo. Um ambiente com renovação do ar pode não só ajudar no conforto térmico, como garantir a saúde dos ocupantes.

Por que é importante pensar na qualidade do ar?

Muito mais do que pensar na temperatura do ambiente, levar em consideração a qualidade do ar interior também é fundamental. Seja em casa ou no trabalho, uma temperatura agradável é fundamental para a harmonia do ambiente.

Com a aprovação da lei 13.589/2018 sobre renovação de ar, a preocupação com a qualidade do ar em ambientes internos se tornou obrigatória. A lei tem como objetivo garantir a boa qualidade do ar interior, considerando padrões de temperatura, umidade, velocidade, taxa de renovação e grau de pureza do ar.

Já fez a sua escolha? A Sicflux conta com uma equipe altamente qualificada para entregar as melhores soluções em exaustores silenciosos, de fácil instalação e certificados pelo INMETRO com garantia de qualidade. Temos como missão proporcionar saúde, bem-estar e qualidade de vida aos ocupantes dos ambientes. Quer saber mais? Venha conversar com um de nossos especialistas!

Acesse nossa loja virtual!

Comentários

Receba conteúdo exclusivo gratuitamente