fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Ventilador ou exaustor de ar: qual a melhor opção?

    Ventilador ou exaustor de ar: qual a melhor opção?
    Ventilador ou exaustor de ar: qual a melhor opção?

    Com a chegada do verão, tudo que queremos é estar em um ambiente fresquinho, não é mesmo? Com as altas temperaturas em todo o Brasil, é necessário pensar em estratégias para fugir ou ao menos reduzir o calor. E para aqueles que não gostam do ar condicionado, as dúvidas na hora de escolher o melhor produto são ainda maiores: Ventilador ou exaustor de ar, qual a melhor opção?

    Para diminuir a temperatura do ar no ambiente, muitas vezes optamos por soluções rápidas e baratas, sem medirmos a qualidade do ar no ambiente. Por consequência, somos afetados por diversas doenças provindas da poluição do ar que se esconde no ambiente.

    Mas afinal, ventilador ou exaustor de ar, qual a melhor opção? Descubra com a gente!

    Como funciona um ventilador

    Como funciona um ventilador

    Desde os menores portáteis até os gigantes comerciais, o ventilador é a opção mais prática e barata para refrescar os ambientes. Uma das maiores vantagens dos ventiladores é que eles promovem uma corrente de ar direta através da movimentação de suas pás, o que faz com que o vento criado por ele possa ser sentido pelas pessoas que estão no ambiente, reduzindo de forma imediata o excesso de calor.

    O uso dos ventiladores são indicados para locais pequenos, como salas e quartos. Entretanto, não são indicados em cozinhas, visto que a concentração de bactérias e poluição do ar são maiores nestes ambientes. 

    Embora o ventilador proporcione alivio imediato do calor, é importante saber que ele não diminui a temperatura do ambiente. Além disso, seu uso a longo prazo pode ser prejudicial à saúde, visto que o seu vento pode levantar a poeira e toda a poluição do ar presente no ambiente.

    Por isso, se você optar pelo uso do ventilador, os cuidados com a qualidade do ar interior devem ser redobrados. Para te ajudar nisso, confira o conteúdo que publicamos recentemente sobre como manter a qualidade do ar em ambientes fechados.

    Como funciona um exaustor de ar

    Como funciona um exaustor de ar

    Os exaustores são aparelhos utilizados para a ventilação de ambientes com excesso de temperatura, umidade, vapores, fumaça, mofo, odores, e outros poluentes. Tem como função eliminar gorduras e impurezas através da troca de ar, favorecendo assim a renovação do ar no ambiente, o que significa menos poluição do ar e mais saúde aos ocupantes do espaço.

    Os exaustores podem ser instalados em todos os cômodos, ganhando aqui maiores vantagens quando instalados em cozinhas e banheiros – ambientes mais propícios a bactérias no ar.

    Esse tipo de produto é essencial para ambiente maiores, como industrias e estabelecimentos comerciais. Quando instalados nestes ambientes, a qualidade do ar contribui para manter um ambiente profissional mais agradável e produtivo, além da diminuição nos afastamentos de funcionários por motivos médicos envolvendo problemas respiratórios.

    Além de ajudarem no controle da temperatura, o exaustor pode ser combinado com outros itens, como os filtros, que auxiliam na qualidade do ar.

    Exaustor de ar + Ventilador: É possível unir os dois?  

    Por que é importante pensar na qualidade do ar?

    Ainda continua com dúvidas? Quando o assunto é acabar com o calor e manter um ambiente saudável, apostar em produtos de qualidade é essencial.

    A combinação dos dois produtos, exaustor + ventilador, neste caso, seria uma boa solução e faz deles ainda mais benéficos, uma vez que o exaustor renova o ar e o ventilador traz o benefício do fluxo de ar direto.

    Entretanto, existem alguns fatores que devem ser levados em consideração antes de instalar os produtos:
    – Pense no tamanho do ambiente em que os produtos ficarão. Isso dirá quantos equipamentos serão necessários para a melhor qualidade do ar no ambiente.
    – Pense nos benefícios a longo prazo. Um ambiente com renovação do ar pode não só ajudar no conforto térmico, como garantir a saúde dos ocupantes.

    Por que é importante pensar na qualidade do ar?

    Por que é importante pensar na qualidade do ar?

    Muito mais do que pensar na temperatura do ambiente, levar em consideração a qualidade do ar interior também é fundamental. Seja em casa ou no trabalho, uma temperatura agradável é fundamental para a harmonia do ambiente.

    Com a aprovação da lei 13.589/2018 sobre renovação de ar, a preocupação com a qualidade do ar em ambientes internos se tornou obrigatória. A lei tem como objetivo garantir a boa qualidade do ar interior, considerando padrões de temperatura, umidade, velocidade, taxa de renovação e grau de pureza do ar.

    Já fez a sua escolha? A Sicflux conta com uma equipe altamente qualificada para entregar as melhores soluções em exaustores silenciosos, de fácil instalação e certificados pelo INMETRO com garantia de qualidade. Temos como missão proporcionar saúde, bem-estar e qualidade de vida aos ocupantes dos ambientes. Quer saber mais? Venha conversar com um de nossos especialistas!

    Acesse nossa loja virtual!

    Comentários

    1. Eu tenho uma sala com cozinha conjugada de 7×3,2. A sala tem 4×3,2 e tenho um ventilador de teto, mas nos dias bem quentes ele fica circulando o ar quente. Um exaustor de teto, tirando ar pra fora do ambiente melhoraria a sensação térmica nesses dias bem quentes?

      William | 02/12/2023
      • Olá ! Isso irá depender de diversos fatores, como o tipo de construção e como está o ambiente externo. Em teoria, ao ter um exaustor instalado no teto ou parede, sendo no local mais alto ( o ar quente se concentra na parte superior ) isso irá forçar o ar externo a entrar por aberturas ou frestas de portas, garantindo a renovação de ar e isso pode contribuir com um ar mais fresco, porém como dito acima, isso dependerá diretamente de como o ar externo está. Garantir uma boa sensação térmica sem um condicionador de ar é difícil. Em conclusão, algum resultado dará, porém sem precisão do mesmo.

        Sicflux Brasil | 03/12/2023
    2. Boa noite!

      Gostaria de saber informações e valores sobre o exaustor e se vocês entregam em Porto Alegre/RS

      flavia | 13/04/2023
      • Agradecemos seu interesse. Favor enviar e-mail para sac@sicflux.com.br

        Sicflux Brasil | 14/04/2023
    3. Tenho uma casa alugada essa casa tem dois quartos sem janelas e muita umidade sem ventilação sempre tá com mofo e umidade não tem como abrir janelas pra circular o ar e mais apropriado o exaustor ou ventilador.
      Fico no aguardo da resposta

      Francisco de Assis | 16/02/2023
      • Neste caso recomendamos o uso de exaustores. Para melhor dimensionamento, procure um profissional da área ou nos mande um e-mail para sac@sicflux.com.br

        Sicflux Brasil | 16/02/2023
    4. Gostaria de encontrar a solução ideal para reduzir o calor no ambiente, tenho uma sala com 50m2, metade tem o pé direito de 5m e a outra parte 2,60m.
      Nessa sala temos um forno turbo industrial, e mais alguns equipamentos industriais. Preciso de uma solução.
      Algum técnico pode entrar em contato comigo?

      Mauro Galvão | 04/11/2022
    5. Bom dia, quero fazer um quarto, porém não tenho como abrir uma janela, pois a unica parede dá para casa de um vizinho, um exaustor pode resolver meu problema, e qual modelo de aparelho de vocês seria mais ideal, ambiente de 3 metros por 2,50 mt

      Arley pires lemos | 08/10/2022
      • Olá, agradecemos o contato. A principio um exaustor compacto da linha Sonora, modelo 10 ou 11 atenderia, porém favor enviar e-mail para promotor02@sicflux.com.br, descrevendo melhor sua dúvida e com fotos do ambiente se possível para darmos um suporte melhor. Obrigado !

        Sicflux Brasil | 10/10/2022
    6. Boa noite,
      Tenho dois wc interiores com teto falso, mas não tem saída de ar para o exterior nem janela, há alguma solução para poder fazer a extração de vapores do banho ?
      Obrigado

      Pedro luz | 09/08/2022
      • Olá ! Para a correta renovação do ar, é necessário uma saída para o exterior. Não há como fazer a renovação, sem que o ar seja removido para o exterior.

        Sicflux Brasil | 11/08/2022
    7. GOSTARIA DE SABER FIZ UM BANHEIRO SEM JANELA NO QUARTO POSSO COLOCAR UM EXASTOR.

      ELIZABETHA MORAIS | 31/07/2022
      • Olá ! Sim, o exaustor é projetado para ambientes como esse, onde não há janela e assim proporcionar a renovação do ar.

        Sicflux Brasil | 01/08/2022
    8. E possível usar o aparelho de ar-condicionado com o e o exaustor na mesma sala ligado ao mesmo tempo ?

      Maria | 30/07/2022
      • Olá ! Sim é possível, porém recomendamos uma analise melhor do que se pretende com o exaustor neste caso. Caso a necessidade seja renovação de ar, o ideal seria trabalhar com tomada de ar externo, ou seja, puxar o ar de fora para dentro com filtragem e não exaustão. Favor enviar e-mail para promotor02@sicflux.com.br com suas dúvidas e necessidades para auxiliarmos melhor. Obrigado !

        Sicflux Brasil | 01/08/2022
    9. Tenho um exaustor endustrial em uma sala peqena qando ligo pra faz pintura ele puxa mto vento com poeira pelas frestas da porta e janela da sala d pintura ai qero saber to afim de veda totalmente as entradas de ar… Ele precisa puxa de fora pra circula ou nao precisa posso vedar bem a sala???? Me ajuda ai to a dias com essa duvida e ngm solucionou pra mim obrigado

      Daniel | 16/03/2022
    10. Gostaria de saber o valor decum exaustor
      Para um espaço pequeno.
      Comercial.
      Uma marmitaria

      ZAILMA Santos Azzoni Martins BANCO | 09/01/2022
      • Olá ! Nossa equipe de vendas técnicas entrará em contato através do seu e-mail.

        Sicflux Brasil | 19/01/2022
    11. Bom dia
      Gostaria de uma informação tenho um ambiente com as seguintes medidas 1 m de largura 5,50 m de comprimento 2 m de altura fechado com parede e drywall uma parede de um metro da frente para rua está instalado em uma altura de 3 m nesse ambiente tem alguns compressores fiz esse ambiente para eliminar o barulho Mas preciso de uma ventilação boa para não gerar aquecimento ,neste caso seria necessário dois exaustores? um para soprar e o outro para retirar o calor ou apenas um , detalhes tanto a entrada de ar e a saída é na mesma parede, você consegue me informar o que seria mais eficaz ,?

      Wagner | 06/11/2021
      • Olá ! Favor enviar e-mail para cosultor02@sictell.com.br com detalhes e fotos para que possamos ajudar da melhor maneira possível. Obrigado !

        Sicflux Brasil | 08/11/2021
    12. Bom dia trabalho numa empresa,onde usamos cola e solvente,o ambiente não tem janela ou vitro,os ventiladores parece não dar conta de eliminar os odores,e nossos olhos ardem por causa dos produtos será que o exaustor de teto ou parede ajudaria? gostaria de estar dando essa sugestão aos diretores, lá é um galpão alto com divisórias e counterner para montar a fábrica

      Neusa rosa porto | 07/09/2021
      • Olá Neusa ! Favor enviar um e-mail para consultor02@sictell.com.br com informações do ambiente, como tamanho, utilização, número de pessoas em média no ambiente, que auxiliaremos na definição da melhor solução para sua necessidade.

        Sicflux Brasil | 10/09/2021
    13. Estou pretendendo estalar um exaustor numa sala de aula onde o ambiente n tem janela só a saida de ar para a laje do prédio é n tem saida

      José Marcos maria | 02/09/2021
      • Olá José ! Favor enviar um e-mail para consultor02@sictell.com.br com informações do ambiente, como tamanho, utilização, número de pessoas em média no ambiente, que auxiliaremos na definição da melhor solução para sua necessidade.

        Sicflux Brasil | 03/09/2021
    14. Boa tarde,
      Gostaria de saber se posso usar um exaustor industrial como ventilador de teto ? Grato

      Pedro | 23/05/2021
      • Olá ! Se entendemos bem sua pergunta, sua ideia seria usar um ventilador industrial na posição de um ventilador de teto, afim de realizar a circulação do ar. Se for essa intenção, o mesmo pode sim ter um bom resultado na circulação do ar, porém de forma mais direcionada.

        Sicflux Brasil | 24/05/2021
    15. Gostaria de um orçamento para residência de um quarto pra outro. Tenho um ar condicionado quero colocar um exaustor pra o outro quarto. Serve?

      Shirley Medeiros | 10/02/2021
      • olá Shirley ! Temos conhecimento que alguns usuários utilização os equipamentos de renovação de ar para este fim. Este tipo de uso não trás nenhum mal ao exaustor, porém não é melhor solução e não é possível garantir um ótimo conforto térmico. O ideal é cada ambiente possuir seu aparelho de ar condicionado, por diversos fatores, mas destacando um, dependendo da capacidade do ar condicionado, ele não irá dar conta de dois ambientes, funcionando muito e com alto gasto de energia elétrica. Sobre o uso com exaustor, como dito, deve trazer algum conforto térmico, porém não é possível saber se irá atender a necessidade.

        Sicflux Brasil | 11/02/2021
    16. Ola sou proprietário de clinica geriatrica e por determinação da Rdc e vigilância sanitária precisamos estalar exaustor e me chamou atenção o produtos de vocês solicitou um orçamento o mais breve possível desde já agradeço 15 99683-7134

      SOFONIAS FERNANDES MARTINS | 01/12/2020
      • Olá ! Agradecemos seu contato. Repassamos seu contato pra nosso consultor, mas caso queira também fazer contato, favor enviar e-mail para consultor02@sictell.com.br.

        Sicflux Brasil | 03/12/2020
    17. Gostaria de fazer um orçamento

      Angela | 02/10/2020
      • Bom dia Angela ! Favor enviar um e-mail para sac@sictell.com.br com seus dados de contato, telefone e e-mail, que iremos direcionar ao vendedor técnico. Obrigado !

        Sicflux Brasil | 05/10/2020

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente