fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Ventilador ou exaustor de ar: qual a melhor opção?

    Ventilador ou exaustor de ar: qual a melhor opção?
    Ventilador ou exaustor de ar: qual a melhor opção?

    Com a chegada do verão, tudo que queremos é estar em um ambiente fresquinho, não é mesmo? Com as altas temperaturas em todo o Brasil, é necessário pensar em estratégias para fugir ou ao menos reduzir o calor. E para aqueles que não gostam do ar condicionado, as dúvidas na hora de escolher o melhor produto são ainda maiores: Ventilador ou exaustor de ar, qual a melhor opção?

    Para diminuir a temperatura do ar no ambiente, muitas vezes optamos por soluções rápidas e baratas, sem medirmos a qualidade do ar no ambiente. Por consequência, somos afetados por diversas doenças provindas da poluição do ar que se esconde no ambiente.

    Mas afinal, ventilador ou exaustor de ar, qual a melhor opção? Descubra com a gente!

    Como funciona um ventilador

    Como funciona um ventilador

    Desde os menores portáteis até os gigantes comerciais, o ventilador é a opção mais prática e barata para refrescar os ambientes. Uma das maiores vantagens dos ventiladores é que eles promovem uma corrente de ar direta através da movimentação de suas pás, o que faz com que o vento criado por ele possa ser sentido pelas pessoas que estão no ambiente, reduzindo de forma imediata o excesso de calor.

    O uso dos ventiladores são indicados para locais pequenos, como salas e quartos. Entretanto, não são indicados em cozinhas, visto que a concentração de bactérias e poluição do ar são maiores nestes ambientes. 

    Embora o ventilador proporcione alivio imediato do calor, é importante saber que ele não diminui a temperatura do ambiente. Além disso, seu uso a longo prazo pode ser prejudicial à saúde, visto que o seu vento pode levantar a poeira e toda a poluição do ar presente no ambiente.

    Por isso, se você optar pelo uso do ventilador, os cuidados com a qualidade do ar interior devem ser redobrados. Para te ajudar nisso, confira o conteúdo que publicamos recentemente sobre como manter a qualidade do ar em ambientes fechados.

    Como funciona um exaustor de ar

    Como funciona um exaustor de ar

    Os exaustores são aparelhos utilizados para a ventilação de ambientes com excesso de temperatura, umidade, vapores, fumaça, mofo, odores, e outros poluentes. Tem como função eliminar gorduras e impurezas através da troca de ar, favorecendo assim a renovação do ar no ambiente, o que significa menos poluição do ar e mais saúde aos ocupantes do espaço.

    Os exaustores podem ser instalados em todos os cômodos, ganhando aqui maiores vantagens quando instalados em cozinhas e banheiros – ambientes mais propícios a bactérias no ar.

    Esse tipo de produto é essencial para ambiente maiores, como industrias e estabelecimentos comerciais. Quando instalados nestes ambientes, a qualidade do ar contribui para manter um ambiente profissional mais agradável e produtivo, além da diminuição nos afastamentos de funcionários por motivos médicos envolvendo problemas respiratórios.

    Além de ajudarem no controle da temperatura, o exaustor pode ser combinado com outros itens, como os filtros, que auxiliam na qualidade do ar.

    Exaustor de ar + Ventilador: É possível unir os dois?  

    Por que é importante pensar na qualidade do ar?

    Ainda continua com dúvidas? Quando o assunto é acabar com o calor e manter um ambiente saudável, apostar em produtos de qualidade é essencial.

    A combinação dos dois produtos, exaustor + ventilador, neste caso, seria uma boa solução e faz deles ainda mais benéficos, uma vez que o exaustor renova o ar e o ventilador traz o benefício do fluxo de ar direto.

    Entretanto, existem alguns fatores que devem ser levados em consideração antes de instalar os produtos:
    – Pense no tamanho do ambiente em que os produtos ficarão. Isso dirá quantos equipamentos serão necessários para a melhor qualidade do ar no ambiente.
    – Pense nos benefícios a longo prazo. Um ambiente com renovação do ar pode não só ajudar no conforto térmico, como garantir a saúde dos ocupantes.

    Por que é importante pensar na qualidade do ar?

    Por que é importante pensar na qualidade do ar?

    Muito mais do que pensar na temperatura do ambiente, levar em consideração a qualidade do ar interior também é fundamental. Seja em casa ou no trabalho, uma temperatura agradável é fundamental para a harmonia do ambiente.

    Com a aprovação da lei 13.589/2018 sobre renovação de ar, a preocupação com a qualidade do ar em ambientes internos se tornou obrigatória. A lei tem como objetivo garantir a boa qualidade do ar interior, considerando padrões de temperatura, umidade, velocidade, taxa de renovação e grau de pureza do ar.

    Já fez a sua escolha? A Sicflux conta com uma equipe altamente qualificada para entregar as melhores soluções em exaustores silenciosos, de fácil instalação e certificados pelo INMETRO com garantia de qualidade. Temos como missão proporcionar saúde, bem-estar e qualidade de vida aos ocupantes dos ambientes. Quer saber mais? Venha conversar com um de nossos especialistas!

    Acesse nossa loja virtual!

    Comentários

    1. Boa tarde,
      Gostaria de saber se posso usar um exaustor industrial como ventilador de teto ? Grato

      Pedro | 23/05/2021
      • Olá ! Se entendemos bem sua pergunta, sua ideia seria usar um ventilador industrial na posição de um ventilador de teto, afim de realizar a circulação do ar. Se for essa intenção, o mesmo pode sim ter um bom resultado na circulação do ar, porém de forma mais direcionada.

        Sicflux Brasil | 24/05/2021
    2. Gostaria de um orçamento para residência de um quarto pra outro. Tenho um ar condicionado quero colocar um exaustor pra o outro quarto. Serve?

      Shirley Medeiros | 10/02/2021
      • olá Shirley ! Temos conhecimento que alguns usuários utilização os equipamentos de renovação de ar para este fim. Este tipo de uso não trás nenhum mal ao exaustor, porém não é melhor solução e não é possível garantir um ótimo conforto térmico. O ideal é cada ambiente possuir seu aparelho de ar condicionado, por diversos fatores, mas destacando um, dependendo da capacidade do ar condicionado, ele não irá dar conta de dois ambientes, funcionando muito e com alto gasto de energia elétrica. Sobre o uso com exaustor, como dito, deve trazer algum conforto térmico, porém não é possível saber se irá atender a necessidade.

        Sicflux Brasil | 11/02/2021
    3. Ola sou proprietário de clinica geriatrica e por determinação da Rdc e vigilância sanitária precisamos estalar exaustor e me chamou atenção o produtos de vocês solicitou um orçamento o mais breve possível desde já agradeço 15 99683-7134

      SOFONIAS FERNANDES MARTINS | 01/12/2020
      • Olá ! Agradecemos seu contato. Repassamos seu contato pra nosso consultor, mas caso queira também fazer contato, favor enviar e-mail para consultor02@sictell.com.br.

        Sicflux Brasil | 03/12/2020
    4. Gostaria de fazer um orçamento

      Angela | 02/10/2020
      • Bom dia Angela ! Favor enviar um e-mail para sac@sictell.com.br com seus dados de contato, telefone e e-mail, que iremos direcionar ao vendedor técnico. Obrigado !

        Sicflux Brasil | 05/10/2020

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente