fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


Qualidade do ar em centros urbanos

Qualidade do ar em centros urbanos
Qualidade do ar em centros urbanos

Os centros urbanos são caracterizados pela grande concentração de empresas, fábricas e muitas, muitas pessoas. Essa aglomeração faz com que diversos detritos e sujeiras sejam gerados, e que acabam afetando a qualidade do ar em centros urbanos.  

A poluição do ar sempre esteve presente no nosso planeta por motivos naturais, entretanto, após o início da Revolução Industrial e à queima de carvão mineral, os prejuízos gerados vem aumentando, e afetando em especial a saúde e qualidade de vida dos habitantes – principalmente os mais vulneráveis, como crianças, idosos e aquelas que já possuem alguma patologia respiratória. De lá para cá, o crescimento no mercado e a ampliação da intensidade de combustão do carvão e de combustíveis gerados pelo petróleo fizeram aumentar ainda mais a produção de poluentes no mundo todo.

Poluição do ar em centros urbanos

Qualidade do ar em centros urbanos

Um dos grandes problemas enfrentados nos centros urbanos e que possui uma grande importância para a poluição e má qualidade do ar é o lixo. Além do mau cheiro, os ambientes com muita concentração de lixo possuem altos riscos de contração de doenças.

Outro grande problema nos centros urbanos é a enorme quantidade de veículos nas estradas, que emitem um dos gases mais nocivos para a nossa saúde, o monóxido de carbono. Esse gás, quando liberado, dificulta o transporte de oxigênio no organismo, causando sérios problemas para o sistema nervoso, respiratório e cardiovascular.

Vale destacar que as mudanças climáticas também vêm contribuindo fortemente para a poluição do ar. Para saber mais sobre o assunto e como a poluição do ar e as mudanças climáticas estão relacionadas, confira o material que publicamos recentemente sobre o assunto. É só clicar aqui.

Os problemas vistos até aqui só provam que as mudanças nesse senário e a preocupação com a qualidade do ar deve ser urgentes.

Preocupação com a qualidade do ar nos centros urbanos

Qualidade do ar em centros urbanos

O estudo “Saúde Brasil 2018” aponta que o crescimento de mortes causadas pela poluição do ar foram 38.782 em 2006 para 44.228 em 2016. A maior incidência de casos está relacionada aos grandes centros urbanos e a estados castigados pelas queimadas. Um aumento realmente alarmante.

A preocupação com a qualidade do ar deve ser levada a sério, pois as consequências são sérias. Para ajudar a amenizar os impactos causados pela poluição nos centros urbanos, foram criadas as normas técnicas de renovação do ar. As normas técnicas de renovação do ar têm uma contribuição enorme e positiva para a qualidade de vida das pessoas. Antes de uma norma ser aprovada, são realizados diversos estudos e testes que garantem a sua eficiência. Isto é, nenhuma norma é estabelecida sem a intenção de proteger alguma coisa. Para saber mais sobre as normas e sua importância, confira o material que postamos falando sobre o tema clicando aqui.

O que podemos fazer?

Qualidade do ar em centros urbanos

Respirar em locais onde o ar é poluído afeta sensivelmente a saúde, por isso, adotar algumas práticas diárias pode ajudar a diminuir a poluição do ar nos grandes centros urbanos.

Algumas dicas simples que você pode começar a praticar hoje mesmo:
– Use mais o transporte público da sua cidade ou invista em caronas solidárias;
– Procure ir para o trabalho de bicicleta alguns dias da semana;
– Opte por produtos com embalagens recicláveis, que fará com que a quantidade de lixo seja reduzida;
– Não faça queimadas;
– Ajude a plantar árvores.

A boa notícia é que existe uma gama de tecnologias acessíveis para reduzir os poluentes de forma significativa. A Sicflux conta com uma equipe qualificada para entregar as melhores propostas para renovar e manter a boa qualidade do ar em ambientes internos, garantindo conforto térmico e saúde para todos os ocupantes.

Venha conversas com um de nosso especialistas para saber mais!

Acesse nossa loja virtual!

Comentários

Receba conteúdo exclusivo gratuitamente