Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Renovação do ar em consultórios odontológicos 

    Os consultórios odontológicos são ambientes com alto risco de contaminação e a renovação do ar nesses ambientes requer atenção especial. 

    Os consultórios odontológicos são ambientes com alto risco de contaminação por bactérias e vírus onde passam dezenas de pessoas diariamente. Os procedimentos realizados nestes locais exigem medidas de higienização mais rigorosas para garantir a segurança dos profissionais e seus pacientes. 

    Nas clínicas odontológicas, é preciso ter uma atenção redobrada ao sistema de climatização e renovação do ar para evitar a proliferação de microrganismos e poluentes que colocam em risco a saúde de quem convive nesses ambientes. 

    Por isso, a ventilação mecânica, realizada através de equipamentos específicos, é a medida ideal para garantir a melhor qualidade do ar em clínicas odontológicas, além de ser uma norma exigida por lei. Continue lendo para saber mais sobre como funciona o sistema de renovação do ar em consultórios odontológicos! 

    A biossegurança e a qualidade do ar nos consultórios odontológicos 

    Não é novidade nenhuma que o setor da saúde exige cuidados e atenção redobrada para evitar a contaminação em procedimentos, por mais simples que sejam, e garantir a segurança dos profissionais e dos seus pacientes. E o cenário não é diferente nos consultórios odontológicos. 

    Para os profissionais da área, o risco de contaminação é ainda maior, isso porque estes estão expostos a secreções como sangue e saliva diariamente, mesmo em práticas mais básicas. Consequentemente, é fundamental entender e seguir as boas práticas de biossegurança no consultório. 

    A qualidade do ar é diretamente influenciada pela dinâmica do ambiente. Os consultórios odontológicos são aparelhados com vários geradores de partículas líquidas ou sólidas, vírus, bactérias e fungos ficam dispersos no ar e podem entrar no organismo humano através da respiração ou em contato com a mucosa ocular e bucal. 

    A preocupação com a biossegurança em consultórios odontológicos se fortaleceu durante a pandemia, quando os dentistas e outros profissionais da área passaram a ter mais um fator de risco no seu trabalho diariamente: o vírus da COVID-19. 

    | Leia também: Renovação de ar na indústria farmacêutica: qual a importância? 

    Quais são as normas de renovação do ar para clínicas odontológicas? 

    Os particulados e microorganismos que ficam dispersos no ar podem colonizar os ambientes e também passar para outros através de ventilação normal ou sistemas de ar condicionado, quando não ocorre a filtração correta do ar.  

    Foi publicada, em 2021, uma nova versão da norma brasileira ABNT 7256, com revisão técnica e atualização das diretrizes para renovação e tratamento de ar em estabelecimentos de saúde (EAS), que lista os requisitos de projeto e construção das instalações. 

    • Temperatura do ar entre 20ºC e 24ºC;
    • Vazão mínima do ar exterior: 2 renovações por hora;
    • Vazão mínima de insuflamento: 6 renovações por hora; 
    • Pressão mínima negativa nos consultórios; 
    • Filtros G4/F8; 
    • Umidade máxima de 60%; 
    • Exaustão completa em salas de esterilização e higienização de materiais. 

    Os consultórios odontológicos devem ter ventilação mecânica ou natural para evitar a proliferação de fungos, gases e vapores condensados e sua remoção não deve causar problemas no ar exterior dos ambientes próximos à clínica 

    Muitos aparelhos de ar condicionado não renovam o ar de forma eficiente e necessária para garantir a boa qualidade do ar interno, conforme determina a Portaria GM / MS nº 3.523, de 28 de agosto de 1998 e RE / Anvisa nº 9, de 16 de janeiro de 2003. 

    Sendo assim, esses consultórios só podem receber um sistema de ar condicionado caso este tenha condições de garantir a renovação do ar interior, seja por si só ou em conjunto com um sistema de exaustão e filtração do ar. 

    | Leia também: Como é projetado o sistema de renovação do ar em salas limpas? 

    Qual é a importância da qualidade do ar em consultórios odontológicos? 

    Como foi visto anteriormente, os consultórios odontológicos estão diariamente expostos a poluentes e microorganismos que comprometem a qualidade do ar e a saúde dos ocupantes destes ambientes. Um sistema de renovação do ar é uma medida indispensável. 

    A Sicflux recomenda a instalação de sistemas adequados de renovação e filtragem do ar em ambientes com alta rotatividade de pessoas, de acordo com as normas e a legislação nacional. 

    Este artigo foi útil? 

    Se este artigo foi útil para esclarecer a importância da qualidade do ar em consultórios odontológicos, compartilhe-o com outras pessoas que possam se interessar pelo assunto e continue acompanhando nossas redes sociais para receber mais conteúdos como este! 

    Comentários

    1. Boa tarde estou interessado em seus produtos que possam me atender no insuflamento de um consultório odontológico. Qual me atenderia em um ambiente com volume de 90,04m³?

      Rangel | 01/08/2024
      • Olá ! Favor enviar e-mail para consultor02@sicflux.com.br com mais detalhes para auxiliarmos. Obrigado !

        Sicflux Brasil | 02/08/2024
    2. SOLICITO ENEVIO DE MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE TUBO “TSR” INCOMBUSTIVEL

      Mauro Ascencio | 05/06/2023
      • Olá ! Favor enviar e-mail para sac@sicflux.com.br solicitando as informações. Obrigado !

        Sicflux Brasil | 05/06/2023

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente