fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Renovação do ar em consultórios odontológicos 

    Os consultórios odontológicos são ambientes com alto risco de contaminação e a renovação do ar nesses ambientes requer atenção especial. 

    Os consultórios odontológicos são ambientes com alto risco de contaminação por bactérias e vírus onde passam dezenas de pessoas diariamente. Os procedimentos realizados nestes locais exigem medidas de higienização mais rigorosas para garantir a segurança dos profissionais e seus pacientes. 

    Nas clínicas odontológicas, é preciso ter uma atenção redobrada ao sistema de climatização e renovação do ar para evitar a proliferação de microrganismos e poluentes que colocam em risco a saúde de quem convive nesses ambientes. 

    Por isso, a ventilação mecânica, realizada através de equipamentos específicos, é a medida ideal para garantir a melhor qualidade do ar em clínicas odontológicas, além de ser uma norma exigida por lei. Continue lendo para saber mais sobre como funciona o sistema de renovação do ar em consultórios odontológicos! 

    A biossegurança e a qualidade do ar nos consultórios odontológicos 

    Não é novidade nenhuma que o setor da saúde exige cuidados e atenção redobrada para evitar a contaminação em procedimentos, por mais simples que sejam, e garantir a segurança dos profissionais e dos seus pacientes. E o cenário não é diferente nos consultórios odontológicos. 

    Para os profissionais da área, o risco de contaminação é ainda maior, isso porque estes estão expostos a secreções como sangue e saliva diariamente, mesmo em práticas mais básicas. Consequentemente, é fundamental entender e seguir as boas práticas de biossegurança no consultório. 

    A qualidade do ar é diretamente influenciada pela dinâmica do ambiente. Os consultórios odontológicos são aparelhados com vários geradores de partículas líquidas ou sólidas, vírus, bactérias e fungos ficam dispersos no ar e podem entrar no organismo humano através da respiração ou em contato com a mucosa ocular e bucal. 

    A preocupação com a biossegurança em consultórios odontológicos se fortaleceu durante a pandemia, quando os dentistas e outros profissionais da área passaram a ter mais um fator de risco no seu trabalho diariamente: o vírus da COVID-19. 

    | Leia também: Renovação de ar na indústria farmacêutica: qual a importância? 

    Quais são as normas de renovação do ar para clínicas odontológicas? 

    Os particulados e microorganismos que ficam dispersos no ar podem colonizar os ambientes e também passar para outros através de ventilação normal ou sistemas de ar condicionado, quando não ocorre a filtração correta do ar.  

    Foi publicada, em 2021, uma nova versão da norma brasileira ABNT 7256, com revisão técnica e atualização das diretrizes para renovação e tratamento de ar em estabelecimentos de saúde (EAS), que lista os requisitos de projeto e construção das instalações. 

    • Temperatura do ar entre 20ºC e 24ºC;
    • Vazão mínima do ar exterior: 2 renovações por hora;
    • Vazão mínima de insuflamento: 6 renovações por hora; 
    • Pressão mínima negativa nos consultórios; 
    • Filtros G4/F8; 
    • Umidade máxima de 60%; 
    • Exaustão completa em salas de esterilização e higienização de materiais. 

    Os consultórios odontológicos devem ter ventilação mecânica ou natural para evitar a proliferação de fungos, gases e vapores condensados e sua remoção não deve causar problemas no ar exterior dos ambientes próximos à clínica 

    Muitos aparelhos de ar condicionado não renovam o ar de forma eficiente e necessária para garantir a boa qualidade do ar interno, conforme determina a Portaria GM / MS nº 3.523, de 28 de agosto de 1998 e RE / Anvisa nº 9, de 16 de janeiro de 2003. 

    Sendo assim, esses consultórios só podem receber um sistema de ar condicionado caso este tenha condições de garantir a renovação do ar interior, seja por si só ou em conjunto com um sistema de exaustão e filtração do ar. 

    | Leia também: Como é projetado o sistema de renovação do ar em salas limpas? 

    Qual é a importância da qualidade do ar em consultórios odontológicos? 

    Como foi visto anteriormente, os consultórios odontológicos estão diariamente expostos a poluentes e microorganismos que comprometem a qualidade do ar e a saúde dos ocupantes destes ambientes. Um sistema de renovação do ar é uma medida indispensável. 

    A Sicflux recomenda a instalação de sistemas adequados de renovação e filtragem do ar em ambientes com alta rotatividade de pessoas, de acordo com as normas e a legislação nacional. 

    Este artigo foi útil? 

    Se este artigo foi útil para esclarecer a importância da qualidade do ar em consultórios odontológicos, compartilhe-o com outras pessoas que possam se interessar pelo assunto e continue acompanhando nossas redes sociais para receber mais conteúdos como este! 

    Comentários

    1. SOLICITO ENEVIO DE MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE TUBO “TSR” INCOMBUSTIVEL

      Mauro Ascencio | 05/06/2023
      • Olá ! Favor enviar e-mail para sac@sicflux.com.br solicitando as informações. Obrigado !

        Sicflux Brasil | 05/06/2023

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente