Índice
Assegurar a renovação do ar na indústria farmacêutica é garantir a melhor qualidade na fabricação de medicamentos, evitando a perda de produtos por contaminação. Além disso, a renovação do ar também garante melhores condições de trabalho para os ocupantes destes ambientes.
No Brasil, a indústria farmacêutica segue padrões rigorosos no processo de produção de insumos medicamentosos, que servem de matéria-prima para os medicamentos. Estes padrões de qualidade devem estar em conformidade com as práticas e as indústrias devem cumprir todas as normas.
A indústria brasileira é considerada um exemplo a ser seguido no mundo todo, pela sua excelência na produção e na hora de garantir a melhor qualidade dos produtos. A seguir, falaremos um pouco mais sobre a importância da renovação do ar na indústria farmacêutica. Continue lendo!
| Leia também: Como é projetado o sistema de renovação do ar em salas limpas?
A renovação do ar é um processo que acontece através de um sistema HVAC, responsável pela climatização e controle da qualidade do ar interior em um ambiente fechado. A renovação do ar consiste na retirada do ar contaminado do interior do ambiente, realizando, ao mesmo tempo, a inserção de uma nova quantidade de ar.
A renovação do ar em ambientes fechados acontece de maneira forçada com um sistema mecânico, mas esse processo também acontece em ambientes abertos, de maneira natural.
A renovação do ar interior faz com que a quantidade de poluentes, contaminantes e resíduos particulados seja diminuída consideravelmente, evitando a contaminação dos ocupantes dos ambientes interiores e, também, a baixa qualidade dos produtos em fábricas.
Nos ambientes industriais, existe uma preocupação especial sobre a qualidade do ar que circula na indústria. Além do conforto térmico, que melhora as condições de trabalho para os funcionários da indústria, garantindo o melhor clima no interior dos ambientes, a preocupação recai também sobre a possível contaminação dos trabalhadores e dos produtos da indústria.
A renovação do ar na indústria farmacêutica assegura a qualidade na produção de insumos para a fabricação de medicamentos, sem que estes percam sua eficácia em decorrência de contaminações.
No Brasil, a indústria farmacêutica segue padrões rigorosos no processo de fabricação dos medicamentos. Essas prevêem que as práticas da indústria devem estar em conformidade com a lei e com as normas técnicas de HVAC.
Fora do país, a indústria farmacêutica brasileira é vista como um exemplo pela excelência na produção de medicamentos. Isso porque, além da alta qualidade dos insumos, aqui no Brasil são adotadas práticas de manufatura que se comprometem com a qualidade do produto final e com a satisfação dos consumidores.
| Leia também: Conheça as normas técnicas sobre qualidade do ar para ambientes hospitalares
Além de garantir a qualidade dos produtos finais, a renovação do ar assegura as melhores condições de trabalho dentro das indústrias e empresas, principalmente em ambientes fechados com pouca ou nenhuma ventilação.
As atuais normas ABNT sobre renovação do ar foram aprovadas depois de diversos testes e estudos que ajudaram a corroborar que as práticas previstas nas normas impactam positivamente os trabalhadores e a qualidade dos produtos. Sendo assim, nenhuma norma é estabelecida sem embasamento e sem a intenção de garantir mais segurança e qualidade.
Nos ambientes de produção, principalmente na indústria farmacêutica, precisamos destacar que a renovação de ar garante também o controle sobre a temperatura e umidade dos ambientes, evitando que ocorram variações nos insumos e também evitando a proliferação de agentes patogênicos que diminuem a qualidade dos medicamentos.
Se este artigo serviu para sanar suas dúvidas e esclarecer todos os conceitos apresentados, compartilhe-o com outras pessoas! E você também pode nos acompanhar em nossas redes sociais para receber mais conteúdos como estes.
Comentários