fbpx
Da nossa família para a sua

Deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo


    Gás de Radônio: saiba como proteger sua casa deste elemento prejudicial à saúde

    O gás de radônio é um elemento radioativo, inodoro e invisível, totalmente imperceptível. Apesar disso, ele apresenta um grande risco à saúde das pessoas, segundo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, o radônio é causador de mais de 21 mil mortes por ano nos Estados Unidos.

    Não há maneiras de tratar, diretamente, o ar contaminado com radônio, mas existem medidas que você pode tomar para proteger a sua casa e sua família dos perigos desse elemento e os produtos do seu decaimento.

    A principal arma contra esse mal é o conhecimento, por isso preparamos para você um guia simples sobre o gás de radônio, seus perigos e como prevenir a contaminação do ar da sua casa. Quer saber mais? Continue lendo!

    O que é o gás de radônio?

    O gás de radônio é proveniente do decaimento radioativo do urânio e do tório, dois elementos presentes em abundância na crosta terrestre. Ele é um gás invisível, inodoro e insípido e pode estar presente em todo material geológico, até mesmo em componentes de construções – como brita, calcário, areia, terra, mármore e granito.

    O radônio possui algumas características preocupantes, o que o torna um problema de saúde pública. O gás de radônio é um gás nobre, ou seja, ele não reage com nenhum outro elemento sob condições normais de temperatura e pressão.
    A presença de gás de radônio em um ambiente fechado pode ser atribuída a três principais fontes: o solo do terreno onde o imóvel foi construído, a água proveniente de poços rasos ou de aquíferos profundos e, por último, os materiais utilizados na construção e decoração da casa, como areia, cimento, cerâmica, pedras ornamentais, esculturas, etc.

    Ilustração sobre o processo de circulação do ar em temperaturas diferentes: o ar frio, contaminado com o gás de radônio, entra no ambiente, enquanto o ar quente sai do interior da casa.

    Como se dá a exposição ao gás de radônio?

    A forma de exposição ao elemento geralmente ocorre quando há uma diferença na pressão do ar dentro e fora de construções. A troca de ar ocorre quando a temperatura interior da casa é maior que a de fora: o ar quente sobe e é extraído da casa, sendo substituído pelo ar frio do exterior da construção.

    • além disso, a principal fonte de radônio é o solo subjacente da construção.

    Assim que o radônio entra nesses ambientes fechados, ele pode se dispersar pelo ar, se houver um bom sistema natural ou artificial de ventilação. Já quando ele para em ambientes com pouca ou nenhuma ventilação, ele pode ficar concentrado ali e oferecer grande risco aos moradores.

    Isso porque seu processo de decaimento não para, gerando outros elementos radioativos descendentes do radônio, como polônio, chumbo e bismuto. Diferente do radônio, que se encontra em estado gasoso, esses elementos são sólidos.
    As partículas dos descendentes do radônio ficam suspensas no ar e são tão pequenas que não podem ser percebidas a olho nu. E é por causa do tamanho dessas partículas que elas são facilmente inaladas, aderindo-se aos tecidos do pulmão.

    | Leia também: Qualidade do ar interno: saiba a importância de manter o ar interno renovado

    Os riscos que o radônio apresenta para a saúde das pessoas

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o gás de radônio é o segundo principal responsável pelo surgimento de casos de câncer de pulmão no mundo inteiro, perdendo apenas para o tabagismo.

    Isso se dá pelo fato do radônio ser um agente cancerígeno de Classe A, segundo estudos da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer. Quando os produtos do decaimento são inalados, eles se aderem aos tecidos do pulmão, expondo o órgão à radiação diretamente.

    Dessa forma, a inalação do radônio e seus descendentes leva partículas radioativas a irradiar os pulmões, o que acarreta na formação de células cancerígenas.

    Segundo também a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, o radônio é causador de cerca de 21 mil mortes por ano no território estadunidense. Algumas pesquisas realizadas na União Europeia indicam que o gás também é responsável por mais de 20 mil mortes em todo o continente europeu.

    Enquanto estiver ao ar livre, o gás não apresenta grandes riscos à saúde, já que ele se dissipa na atmosfera. O problema maior é quando o gás se encontra concentrado em ambientes fechados e com pouca ou nenhuma ventilação.
    Nos ambientes fechados, como os imóveis, a pouca circulação do ar impede que o gás de radônio se dissipe, o que acarreta na sua alta concentração no ar.

    Invista em um sistema de ventilação para a sua casa, mantendo-o sempre limpo e com a manutenção em dia, para proteger sua família do gás de radônio.

    Como proteger a minha casa dos perigos do gás de radônio?

    O primeiro passo para proteger sua casa e sua família é saber qual o nível de gás de radônio na sua casa. Isso pode ser feito através de um serviço de avaliação da qualidade interna do ar nos ambientes da sua casa. O resultado é liberado em até 15 dias úteis.

    Outra alternativa é comprar pela internet um kit de medição de gás de radônio, assim você obtém o resultado de forma mais rápida e sem depender de algum profissional para fazer isso por você. A partir do resultado você deve tomar as medidas necessárias para proteger sua família.

    Uma medida muito eficaz para dispersar as partículas de radônio e seus descendentes no ar interno é recorrer a um sistema de ventilação artificial. O uso de exaustores, insufladores e filtros pode ajudar a diminuir a concentração desses elementos radioativos no ar da sua casa, preservando a sua saúde e da sua família.

    A Sicflux conta com produtos exclusivos de alta eficiência para renovação do ar interno de casas, escritórios, apartamentos e até indústrias. Você pode contatar um de nossos representantes comerciais ou fazer uma simulação do projeto ideal para a sua casa.

    Comentários

    1. Bom dia! Temos interesse no assunto para avaliar o gás de rodônio em casa, moramos em Campo Grande /MS . Pode ser? No aguardo. Obg!

      Roxana Lazarte | 10/08/2023

    Receba conteúdo exclusivo gratuitamente